Foto: Divulgação |
“A maioria das mulheres com visibilidade no narcotráfico são as esposas ou namoradas dos traficantes, altamente sexualizadas. A pouca cobertura que recebem tende a focar os seus atrativos sexuais e as suas ligações com os traficantes homens, e não no seu poder nos negócios, resultando na mensagem de que, se não forem atraentes, não merecem ser investigadas ou receber atenção”
As figuras poderosas do narcotráfico latino-americano sempre ocuparam lugares cativos na mídia internacional, ganhando livros e séries de tv que contam as suas histórias. Porém, entre El Chapo e Pablo Escobar, poucas são as mulheres retratadas em um lugar de protagonismo. Pensando nisso, a jornalista, escritora e investigadora Deborah Bonello foi em busca das figuras femininas nos cartéis de drogas da América Latina, e o resultado surpreendente e esclarecedor de sua pesquisa de campo é seu livro de estreia, Narcas: A ascensão secreta das mulheres nos cartéis de drogas da América Latina, que chega ao Brasil pela Editora Planeta.
Para encontrar suas personagens e descobrir o real papel delas nas quadrilhas de drogas, a autora visitou presídios no México e conviveu com essas mulheres, entendendo suas histórias e o funcionamento do mecanismo ilegal e milionário com o qual se envolveram. Foi assim que conheceu transportadoras de drogas, assassinas, lavadoras de dinheiro, traficantes de armas, sequestradoras e extorsionárias, mulheres em altas posições nos cartéis conhecidas como las narcas.
Nas páginas desse livro, você conhecerá Griselda, a “Madrinha” do império do tráfico em Miami; Doña Digna, a líder do cartel Valle; e Guadalupe Fernandez Valencia, uma das confidentes mais próximas de “El Chapo” Guzman, dentre outras figuras que evocam medo e fascínio ao comandar as engrenagens de verdadeiros impérios do crime. Narcas dá voz, pela primeira vez, a essas mulheres, documentando meticulosamente toda a variedade de papéis que desempenham e todos os lugares que elas ocupam.
Bonello narra a complexidade de suas ações e de seus desejos, o abismo entre vítimas e algozes, cooptação e agência, o certo e o errado. Analisa o motivo pelo qual as experiências das mulheres são subnotificadas, enfatizando a importância de entendê-las como seres totalmente capazes, tão ambiciosas, inovadoras, implacáveis e violentas quanto seus colegas homens. “Não me interessava encontrar as versões femininas dos machos cabrones (machos imbecis e durões) que vemos com frequência nas representações midiáticas dos cartéis. Em vez disso, eu queria entender como o poder das mulheres se manifesta nesse contexto para além da justaposição ao dos homens”, escreve.
FICHA TÉCNICA
Título: Narcas - A ascensão secreta das mulheres nos cartéis de drogas da América Latina
Autora: Deborah Bonello
Tradução: Carolina Cândido
ISBN: 978-85-422-2992-9
208 páginas
R$ 58.90
Editora Planeta
SOBRE A AUTORA
Deborah Bonello é jornalista e atua há duas décadas na cobertura de assuntos que orbitam o crime organizado, o tráfico de drogas, bem como a violência e a cultura conectadas ao mundo do crime. Também é escritora, editora e investigadora, já tendo sido publicada internacionalmente por veículos como The Guardian, Los Angeles Times, BBC, The Telegraph e outros. Nascida em Malta, cresceu no Reino Unido e se mudou para a América Latina para atuar como correspondente internacional. Atualmente, mora na Cidade do México e ocupa o posto de editora sênior no braço latino-americano da VICE World News.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário