Translation

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Livro revela história real das mulheres poderosas do submundo

Foto: Divulgação 
Obra da jornalista Deborah Bonello mergulha no submundo dos cartéis de drogas para desvendar algumas de suas mais emblemáticas figuras femininas

“A maioria das mulheres com visibilidade no narcotráfico são as esposas ou namoradas dos traficantes, altamente sexualizadas. A pouca cobertura que recebem tende a focar os seus atrativos sexuais e as suas ligações com os traficantes homens, e não no seu poder nos negócios, resultando na mensagem de que, se não forem atraentes, não merecem ser investigadas ou receber atenção”

As figuras poderosas do narcotráfico latino-americano sempre ocuparam lugares cativos na mídia internacional, ganhando livros e séries de tv que contam as suas histórias. Porém, entre El Chapo e Pablo Escobar, poucas são as mulheres retratadas em um lugar de protagonismo. Pensando nisso, a jornalista, escritora e investigadora Deborah Bonello foi em busca das figuras femininas nos cartéis de drogas da América Latina, e o resultado surpreendente e esclarecedor de sua pesquisa de campo é seu livro de estreia, Narcas: A ascensão secreta das mulheres nos cartéis de drogas da América Latina, que chega ao Brasil pela Editora Planeta.

Para encontrar suas personagens e descobrir o real papel delas nas quadrilhas de drogas, a autora visitou presídios no México e conviveu com essas mulheres, entendendo suas histórias e o funcionamento do mecanismo ilegal e milionário com o qual se envolveram. Foi assim que conheceu transportadoras de drogas, assassinas, lavadoras de dinheiro, traficantes de armas, sequestradoras e extorsionárias, mulheres em altas posições nos cartéis conhecidas como las narcas.

Nas páginas desse livro, você conhecerá Griselda, a “Madrinha” do império do tráfico em Miami; Doña Digna, a líder do cartel Valle; e Guadalupe Fernandez Valencia, uma das confidentes mais próximas de “El Chapo” Guzman, dentre outras figuras que evocam medo e fascínio ao comandar as engrenagens de verdadeiros impérios do crime. Narcas dá voz, pela primeira vez, a essas mulheres, documentando meticulosamente toda a variedade de papéis que desempenham e todos os lugares que elas ocupam.

Bonello narra a complexidade de suas ações e de seus desejos, o abismo entre vítimas e algozes, cooptação e agência, o certo e o errado. Analisa o motivo pelo qual as experiências das mulheres são subnotificadas, enfatizando a importância de entendê-las como seres totalmente capazes, tão ambiciosas, inovadoras, implacáveis e violentas quanto seus colegas homens. “Não me interessava encontrar as versões femininas dos machos cabrones (machos imbecis e durões) que vemos com frequência nas representações midiáticas dos cartéis. Em vez disso, eu queria entender como o poder das mulheres se manifesta nesse contexto para além da justaposição ao dos homens”, escreve.

FICHA TÉCNICA

Título: Narcas - A ascensão secreta das mulheres nos cartéis de drogas da América Latina

Autora: Deborah Bonello

Tradução: Carolina Cândido

ISBN: 978-85-422-2992-9

208 páginas

R$ 58.90

Editora Planeta

SOBRE A AUTORA

Deborah Bonello é jornalista e atua há duas décadas na cobertura de assuntos que orbitam o crime organizado, o tráfico de drogas, bem como a violência e a cultura conectadas ao mundo do crime. Também é escritora, editora e investigadora, já tendo sido publicada internacionalmente por veículos como The Guardian, Los Angeles Times, BBC, The Telegraph e outros. Nascida em Malta, cresceu no Reino Unido e se mudou para a América Latina para atuar como correspondente internacional. Atualmente, mora na Cidade do México e ocupa o posto de editora sênior no braço latino-americano da VICE World News.

SOBRE A EDITORA 

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário