Foto: Pedro Sabino |
Na sexta-feira (6), a escadaria do IEPHA será palco de uma noite musical encantadora com a participação de renomados corais, como o Coral Infantil Nossa Senhora das Dores (20h), o Coral Desafinados (20:30h), o Coral Gremig (21h) e o Coral da PUC (21:30h).
No sábado (7), o público poderá assistir a apresentações vibrantes do Coral Adulto da Escola de Música de Nova Lima (20h) e do Coral Adorart (20h30), também na escadaria do IEPHA.
E no domingo (8), no segundo domingo do Advento, será realizada a tradicional cerimônia de acendimento da Vela de Belém, simbolizando o nascimento de Jesus. A vela verde será acesa na varanda frontal do Palácio da Liberdade, marcando este momento de fé e esperança.
O "Natal da Mineiridade 2024” é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Palácio do Natal e Praça da Liberdade
Além das apresentações musicais, a Praça da Liberdade continua a brilhar com sua decoração natalina, patrocinada pela Cemig. O Palácio do Natal, localizado no interior do Palácio da Liberdade, é uma atração, reunindo uma coleção única de 5 mil Papais Noel de diferentes estilos e tamanhos, pertencentes à colecionadora Maria Elvira. O ambiente foi transformado para retratar a casa do bom velhinho, com quarto, cozinha, sala de estar e de jantar e escritório, com uma decoração encantadora e acolhedora.
Até o dia 23 de dezembro, o público pode visitar o Palácio do Natal de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h. Em todos esses dias, o Papai Noel estará presente para tirar fotos com as famílias e visitantes, de segunda a sexta-feira, de 19h às 22h e sábados e domingos de 14h às 22h.
E na Praça da Liberdade, a iluminação, que é um dos maiores destaques do evento, tem seu acendimento às 19h, com o desligamento às 0h. Com curadoria artística formada pelos profissionais da Festa da Luz e da Nossa Senhora das Produções, o público é recebido pelo "Pórtico Alameda Travessia”, que remete às portas das igrejas barrocas de Minas Gerais. O “Túnel de Luz Alameda Travessia”, com iluminação programável e animação criada pelo MIR Estúdio, convida o público a uma travessia iluminada, guiando até o Palácio da Liberdade, que se transformou no "Palácio do Natal", com uma grandiosa árvore de Natal e um presépio em cerâmica, criado pela artista de Turmalina/MG, Anísia Lima, que homenageia o Vale do Jequitinhonha e suas tradições artesanais. As figuras do presépio, cuidadosamente esculpidas, trazem traços e vestimentas que remetem ao povo mineiro, conectando o nascimento do Menino Jesus à nossa terra e às nossas gentes.
Ainda na Praça da Liberdade um Papai Noel gigante, de oito metros, criado pelo artista JJBZ, traz na mão o queijo mineiro. Momento propício para celebrar o reconhecimento dos “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
No Coreto, o Congado, reconhecido como patrimônio imaterial, recebeu luzes e estandartes da Folia de Reis, festa popular e tradicional brasileira que celebra a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A instalação foi feita a partir da pesquisa de Vania Noronha, estudiosa do Reinado e do patrimônio imaterial mineiro.
No jardim, a instalação "Sinos de Minas Gerais”, traz um sino gigante, interativo, sonoro e iluminado. A obra foi feita com base na consultoria de Chiquinho de Assis, de Ouro Preto, especialista em musicologia e na linguagem dos sinos.
Próximo ao coreto, um corredor de luminárias natalinas temáticas encantam o público. Uma da ilustradora e artista Marilda Castanha. E os bordados feitos pelas Bordadeiras de Sinhá, grupo formado por senhoras moradoras do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, serviu de inspiração para as Bolas Natalinas, que ocupam os jardins.
Programação de 6 a 8 de dezembro
6 de dezembro (sexta-feira)
Local: Escadaria do IEPHA
20h: Coral Infantil Nossa Senhora das Dores
20h30: Coral Desafinados
21h: Coral Gremig
21h30: Coral da PUC
7 de dezembro (sábado)
Local: Escadaria do IEPHA
20h: Coral Adulto da Escola de Música de Nova Lima
20h30: Coral Adorart
8 de dezembro (domingo) – Segundo domingo do Advento
Local: Varanda frontal do Palácio da Liberdade
Acendimento da Vela de Belém, simbolizando o nascimento de Jesus
Visitação do Natal da Mineiridade - Praça da Liberdade
Palácio do Natal: de 30 de novembro a 23 de dezembro
Segunda a sexta-feira: 16h às 22h
Sábados e domingos: 14h às 22h
Papai Noel: de 30 de novembro a 23 de dezembro
Segunda a sexta-feira: 19h às 22h
Sábados e domingos: 14h às 22h
Praça da Liberdade: até 6 de janeiro de 2025
Acendimento diário da iluminação às 19h, desligamento à meia-noite
Informações
Instagram: festasdaliberdade e circuitoliberdade
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário