Foto: Divulgação |
O jornalista, escritor, ombudsman e comediante João Martins Ferreira e Mello Neto, conhecido artisticamente como João Relâmpago, acaba de publicar o seu quinto livro.
Desta vez, o escritor nos presenteia com a biografia de uma das maiores educadoras do nosso país: "Maria do Carmo - A Educadora Altruísta e precursora da Empatia".
A obra foi assinada, no formato impresso, pela Editora Literíssisma, com uma linguagem requintada e, ao mesmo tempo de fácil acesso a todos os leitores. Rebuscada de humanismo, com requintes de detalhes, confidências e preciosidades, características inerentes ao escritor, por certo, esta obra terá a acolhida e a receptividade que tanto merece de todos os amantes da literatura brasileira.
Formado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Faculdade Newton Paiva e Pós-Graduado MBA em Comunicação Corporativa e Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado e Oratória e Desinibição pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, João também é autor dos livros “A Década de Ouro do Cruzeiro Esporte Clube”, Amelinha Mourão – A primeira Influenciadora do Brasil, Márcio e Celma – Um amor de trapo e farrapo, O que te faz feliz, O misterioso morador do Hotel Nova York e da peça teatral “A família Avarenta”.Vale a pena conferir!
SÍNTESE:
No coração das montanhas de Minas Gerais, onde o céu se encontra com a terra em harmonia única, viveu uma mulher que, com sua luz, tocou a vida de muitos. Narrada pelo filho caçula, João Martins Ferreira e Mello Neto, um dos maiores escritores da atualidade e o pai da “Duda”, esta biografia celebra a vida de Maria do Carmo, mãe cuidadosa, esposa dedicada e apaixonada, pedagoga extremosa e amiga fiel, que se destacou na comunidade, deixando um legado que perdurará para sempre. Nascida e criada em Pará de Minas, uma pequena cidade do interior mineiro, Maria do Carmo Mourão de Mello, esposa do “Belá”, sempre teve amor inabalável pela educação e pelas pessoas à volta. A paixão dela por ensinar não se limitava às salas de aula; Maria do Carmo acreditava que cada criança era uma promessa de um futuro melhor. Com gentileza e determinação, empenhou-se em transformar a vida dos alunos, despertando neles o amor pelo conhecimento e a coragem de sonhar.
A trajetória de Maria do Carmo não foi isenta de desafios. Aos trinta e poucos anos, enfrentou o início da batalha mais difícil de sua vida: o câncer. A doença, que podia ter lhe silenciado a voz, apenas reforçou sua determinação. Em cada tratamento, em cada dia de luta, Maria mostrou uma resiliência que inspirou todos ao redor. Essa força não estava apenas na capacidade de lutar, mas também na habilidade de amar e cuidar, mesmo em meio à dor. Este livro não é somente um relato do percurso de Maria do Carmo, é também uma homenagem a todas as mães e educadoras que, como ela, dedicam as vidas a moldar o futuro. Ao relembrarmos as conquistas, memórias, desafios e a força do espírito dessa professora, somos convidados a refletir sobre o impacto que uma única vida pode ter em uma comunidade. Que a leitura desta biografia inspire outros a seguirem os passos de Maria do Carmo, espalhando amor, carinho, educação e esperança por onde passarem.
A vida de Maria do Carmo é um testemunho de que, mesmo diante das adversidades, o amor aos filhos, parentes, amigos e, sobretudo, à educação permanecem como as maiores ferramentas de transformação. Que a história dela continue a ressoar nas mentes e corações daqueles que tiveram a sorte de conhecê-la. Vale ressaltar a leveza com que a vida dessa excepcional mulher é narrada pelo autor. O João Martins pai, esposo, jornalista, escritor, educador, gestor escolar, ombudsman, comediante e artista completo dá lugar ao menino Joãozinho, cujo olhar saudoso busca nos generosos depoimentos iluminar e honrar a existência da mãe. As histórias são costuradas com as linhas do coração e às vezes do humor, o que torna o enredo instigante e palatável a todos os sabores literários.
Após a leitura da obra, os que não tiveram a alegria de conviver com a “namoradinha de Pará de Minas” podem fechar o livro e dizer: “Muito prazer em conhecê-la”.
Lançamento de "Maria do Carmo - A Educadora Altruísta e precursora da Empatia".
Data: 07/12/2024 - sábado - de 11h às 13h
Local: Café com Letras
Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi, Belo Horizonte
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário