Translation

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, celebra dez anos da Rede Sesc Ação Comunitária

Foto: Divulgação 
Rodas de conversa e palestras discutem história, desafios e conquistas das comunidades em várias regiões de Minas Gerais

Como parte das comemorações dos dez anos da Rede Sesc Ação Comunitária, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, promove desde o fim de agosto rodas de conversa em comunidades quilombolas de Minas Gerais e palestras em unidades do Sesc em Minas. O último encontro acontece nesta sexta-feira (18), das 9h às 13h, no Quilombo dos Arturos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As rodas de conversa tratam da história dos quilombos, vivências quilombolas, desafios enfrentados, estigmas na sociedade e conquistas desses grupos. A vizinhança também é convidada para os diálogos e trocas. Já as palestras, voltadas para representantes dos setores públicos, privados e Organizações da Sociedade Civil, abordam ESG (Fatores Ambientais, Sociais e de Governança), equidade racial, diversidade e inclusão nas instituições. Todas as comunidades foram remuneradas pelo envolvimento nas atividades.

Além do Quilombo dos Arturos, participaram o Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, em Venda Nova, na capital mineira; o Quilombo Ventura e o Quilombo Brossará, em Patos de Minas; o Quilombo de São Geraldo, em Coração de Jesus; o Marobá dos Teixeira, em Almenara; a Comunidade Quilombola São Sebastião da Boa Vista, em Santos Dumont; a Comunidade Pinhões, em Santa Luzia; a Comunidade Ilha Funda, em Periquito; e o Quilombo Brejo Alegre, em Muzambinho.

Quilombo dos Arturos

É uma das mais antigas comunidades quilombolas do país, símbolo da cultura afrodescendente mineira, localizado no bairro Vera Cruz. A comunidade é ainda patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, com origem em 1885.

Atualmente, o quilombo é formado pela sexta geração de descendentes de povos originários do Brasil, representando um testemunho vivo da história de pessoas escravizadas no país. Conta com 597 integrantes, distribuídos entre 230 famílias.

Um dos compromissos dos Arturos é garantir que o período da escravidão não seja esquecido, preservando as tradições e memórias das famílias que chegaram ao país após séculos de sequestro cultural.

Rede Sesc Ação Comunitária

Há 10 anos, a Rede Sesc Ação Comunitária empodera comunidades para uma vida digna, reúne agentes sociais e oferece serviços ao poder público, a empresas, a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a instituições sociais.

Com cerca de 1,5 mil parceiros e parceiras no seu cadastro e mais de 15 mil pessoas atendidas, a Rede atua sobre seis eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: erradicação da pobreza; igualdade de gênero; trabalho decente; redução das desigualdades; sustentabilidade; e parcerias.

Além dos oito municípios em que a Rede Sesc Ação Comunitária já se faz presente, novas localidades, como Araxá, Paracatu, Pouso Alegre e Santa Luzia, serão contempladas em 2025, e Belo Horizonte ganhará atendimentos no Sesc Floresta.

Ações

Entre suas diversas frentes de ação, a Rede oferece:

Incubadora: acelera negócios com planejamento estratégico, orientações jurídicas e financeiras, captação de recursos, marketing digital, mentorias e oficinas.

Rede de conexões: promove encontros mensais para networking e ações em parceria, com micro capacitações e diálogos entre instituições.

Ações formativas: desenvolve oficinas, cursos e palestras sobre trabalho criativo, autonomia, tecnologia, empoderamento feminino, inclusão social e práticas sustentáveis.

Ações comunitárias: incentiva o voluntariado, a revitalização de espaços comunitários e a participação em feiras.

Sesc em Minas

Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura.

Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Por isso, embora as atividades sejam destinadas a toda a população, os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, incluindo dependentes, são o público prioritário das ações e têm direito a descontos especiais.

Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 23 unidades fixas e 11 unidades móveis.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando ao desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos e das cidadãs.

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário