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segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

5ª edição do curso de pós-graduação da Clínica Pomar

 Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte são os temas 

A coordenadora Angela Philippini quer aprimorar o trabalho com o público idoso, crescente no Brasil.

"Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas".

A atenção para as questões da saúde no envelhecimento tem crescido nas últimas décadas, em razão do aumento da longevidade, com índices sem precedentes na história. Em todo o mundo, e especialmente no Brasil, marcado pelas desigualdades, a busca de qualidade de vida dos idosos surge como desafio, já que permitirá grandes melhoras na expectativa de vida como valiosa conquista humana e social.

Atenta a essas questões, a Clínica Pomar promove o curso de pós graduação lato sensu em Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte, trazendo não só o (re)conhecimento dos momentos de crises e perdas, como a descoberta de talentos e potenciais adormecidos, auxiliando em novas formas de 'ser' e 'estar'. A coordenação é de Angela Philippini, Arteterapeuta, psicóloga, diretora da clínica Pomar de Arteterapia, Presidente da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro, Mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha e Doutora em Ecologia Social pelo EICOS-UFRJ .

O envelhecimento é um percurso complexo, multifatorial e desafiador como um caleidoscópio. Estratégias criativas, expressivas, redes de apoio diversas e muita informação podem facilitar essa caminhada. A 5a edição do curso de pós-graduação Lato Sensu em Envelhecimento Ativo está com as inscrições abertas e permite que o aluno conheça mais sobre o tema e habilite-se ao trabalho com o público idoso, crescente no Brasil.

Sobre o curso

. Promover novas estratégias de inserção do idoso nas redes sociais e atividades intergeracionais da comunidade em que vive, estímulo à participação ativa, com ênfase em experiências com arte e cultura, favorecendo a criação de formas mais inovadoras e criativas de utilização e administração do tempo. 

. Capacitar os alunos a promover oportunidades e experiências que gerem prazer e bem-estar ao indivíduo que envelhece, favorecendo a sua participação natural em ações comunitárias, propiciando bem-estar e melhor qualidade de vida. Informar que programas e políticas de envelhecimento ativo devem reconhecer a necessidade de incentivar e equilibrar responsabilidade pessoal (cuidado consigo mesmo), ambientes amistosos para o idoso e solidariedade entre gerações. 

. Capacitar para o assessoramento de famílias de idosos e os indivíduos que precisam planejar, preparar-se para a velhice, e precisam se esforçar pessoalmente para adotar uma postura de práticas saudáveis em todas as fases da vida. 

. Instrumentalizar profissionais de áreas diversas para que os ambientes de apoio voltados para o idoso facilitem opções saudáveis que sejam de fácil acesso em múltiplos sentidos (econômico, geográfico e de acolhimento). (OMS, 2015 p.18) 

Sobre a Clínica Pomar

Tem 39 anos de  funcionamento, sendo que há 36 anos consecutivos dedica-se ao treinamento e difusão da Arteterapia.  Organizou o  primeiro  e segundo Congressos Brasileiros de Arteterapia, e mantém publicações regulares sobre este processo arteterapêutico, incluindo a coleção de Revistas de Arteterapia Imagens da Transformação,  com 15 exemplares, seis livros de Arteterapia (Para Entender Arteterapia: Cartografias da Coragem – na sexta edição); (Arteterapia: Métodos, Projetos e Processos - na terceira edição);  (Linguagens e Materiais  Expressivos em Arteterapia: uso, indicações e propriedades, na segunda edição) (Grupos em Arteterapia:redes coloridas para colorir vidas - na segunda edição), (Caminhos da Arte: a construção do envelhecimento ativo) (Imaginário em Arteterapia) e dois livros: 'Celebrações' e  'Reencantamentos', na segunda edição ,  sobre a aplicação terapêutica de contos em contextos clínicos e educacionais, incluindo CD com as narrativas e músicas das histórias.

Sobre a metodologia de ensino

 Aulas expositivas, leituras e debates de textos, filmes, dinâmicas de grupo, experiências com modalidades expressivas diversas, participação de atividades de campo relativas a fazeres artísticos, voltadas (ou não) ao público idoso.

Sobre a equipe docente

. Angela Philippini (coordenadora ) - Envelhecimento ativo / Psicologia analítica. Marcia Costa - Oficina de criatividade. Marcelo Adão dos Santos - Neurociência / Neuroestética. Paulo Antunes - Teatro Terapêutico. Cristiane Gerolis - Movimento Terapêutico. Alex Xavier Flores - Bioética / Cuidados Paliativos. Priscila Ferreira - Consciência Corporal / Dança. Nivea Freitas - Fotografia / Memória Afetiva. Bruna Estrella - Alimentação Natural. Bernardo Arraes - Metodologia de Pesquisa. Danielle Spada - Mídias Digitais. Luiz Costa Lima Neto - Música. Tiago Pereira de Souza - Música

Informações e inscrições

PomarContatos: (21) 99677-3636 / 98221-0475 Início: 12 de março de 2024

Duração: 18 meses

Com aulas síncronas integralmente on-line pela plataforma Google meet sempre às feiras das 18 às 22h ( horário do Brasil)

Vagas limitadas

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