Translation

sábado, 1 de outubro de 2022

Os refugiados na delicadeza de Todas as Flores do Mundo

Foto: Divulgação
Ser obrigado a abandonar a casa onde mora, a cidade, o país onde nasceu, a deixar para trás os bens materiais, pessoas amadas e a própria cultura para viver num local estranho. Essa experiência é dolorosa para os adultos. Imagine então para uma criança que nasceu num lugar repleto de flores? Esta é a proposta do novo livro infantil publicado pela Páginas Editora.

Na peregrinação por uma novo lar, os refugiados deparam-se com todo tipo de experiência. No livro de Luciano Rodrigues, autor do texto e das ilustrações, uma menina narra sua trajetória, com a família, por lugares frios, secos, ameaçadores, solitários e belos. A saudade da morada que deixou, onde as flores coloriam seus dias, a acompanha nesse caminho.

Até o dia em que eles encontram uma nova morada. Estavam felizes, mas ali faltava uma coisa importante. Faltavam as flores da terra natal. Não é que, no bolso da roupa, escondidinhas, estavam algumas sementes e elas caíram no solo fértil, misturando-se às plantinhas do local? A metáfora é a da esperança que carregamos por onde vamos, sem esquecer nossas raízes. E que, migrantes e refugiados, podem florescer no novo lar, enriquecendo a diversidade cultural.  

As ilustrações de Todas as flores do mundo são trabalhadas com desenhos, fotografia e colagens, sempre dialogando com a delicadeza e sensibilidade do texto. Um livro a ser lido por adultos, jovens e crianças. Um livro de amor aos refugiados e à beleza das flores.

LANÇAMENTO:                             

LOCAL: Centro de Apoio ao Artesanato

Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes, Belo Horizonte.

DATA:  8 de outubro – 15 horas

ATRAÇÕES: Contação de história com Lua Gondi

Café e flores

CONTATOS:

Luciano Rodrigues – (31) 98814-1149 / @lucianorodrigues.arte

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário