![]() |
| Escritor conversa com o jornalista Afonso Borges na live Foto: Daniel Bianchini |
O livro “A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes Nos Ensinam a Amar” é resultado de uma pesquisa realizada por Hugo Ferreira, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com 3.115 meninos e meninas entre 11 e 18 anos. Deste grupo, 238 se enquadram na “geração do quarto”, termo que o autor criou para denominar aqueles que “(..) passam muito tempo dentro desse cômodo, com quase nenhuma interlocução com as pessoas que moram na mesma casa, muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de violência contra si ou contra o outro muito intenso, muito forte”.
No livro, o autor mostra como a ausência de afeto, nos casos em que as queixas das vítimas de bullying não são devidamente acolhidas, podem resultar em sentimentos de vingança contra o outro ou contra si próprio na forma de autolesões, ideação suicida e suicídio. Depois de apresentar e analisar inúmeros casos ao longo do livro, Hugo aponta caminhos que passam por cinco pilares: cuidado; autoconhecimento; convivência; dialogicidade e amorosidade.
Composto por 154 páginas, o livro conta com dezenas de depoimentos fortes e sinceros destes jovens e de seus pais. A obra é indispensável para profissionais de educação e todos que querem entender como lidar com o bullying, cyberbullying, a violência escolar e suas consequências, na medida em que faz um alerta para a urgência da escuta qualificada, atenta a sinais não-verbais e às emoções, e desconstrói mitos de que as novas gerações seriam mais fracas do que as anteriores.
Sobre Hugo Monteiro Ferreira:
Nasceu em Campina Grande, Paraíba. Além de professor e escritor, é também pesquisador e terapeuta. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ele é coordenador do Núcleo do Cuidado Humano, professor no Departamento de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Além disso, ele lidera o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ).
Hugo possui formação acadêmica em Educação, Letras e Psicologia, e suas pesquisas estão voltadas para questões relacionadas aos sofrimentos psíquicos de crianças, adolescentes e jovens. Em 2014, ele foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria juvenil, com o livro “Emílio ou Quando se Nasce com um Vulcão ao Lado”.
Acompanhe Hugo em suas redes sociais: Instagram e Facebook.
Sempre um Papo – 36 anos
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros têm acontecido em formato virtual, com transmissão pelo YouTube do projeto.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.
Sempre Um Papo recebe Hugo Monteiro Ferreira
Dia 7 de abril, quinta-feira, às 19h
Local: Redes sociais do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário