![]() |
| Foto: Ministério do Turismo da Arábia Saudita |
O Ministro do Turismo da Arábia Saudita, Sua Excelência Ahmed Al Khateeb, lidera a delegação que comparece à primeira Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT), desde o início do COVID-19 .
Representantes de mais de 100 países se reúnem em Madrid para esta importante reunião da OMT, que é o organismo multilateral internacional responsável por supervisionar o desenvolvimento e a coordenação do turismo internacional. Esta reunião da Assembleia Geral ocorre em um momento crítico para o turismo internacional, que foi muito afetado pela pandemia. Al Khateeb afirmou que “o turismo é um setor econômico vital, pois antes da pandemia empregava 330 milhões de pessoas no mundo, com uma contribuição de 9 bilhões de dólares ao PIB mundial e a geração de um em cada quatro novos empregos. No planeta”.
Ele explicou que as respostas globais descoordenadas para enfrentar a COVID foram um duro golpe para o setor: 62 milhões de pessoas perderam seus empregos e a contribuição do turismo para o PIB mundial foi cortada pela metade. A Arábia Saudita fará um apelo durante a Assembleia Geral, para solicitar que os esforços para fortalecer a coordenação internacional sejam renovados para proteger o setor do turismo, contra crises devastadoras como a pandemia de Covid-19.
Na Assembleia Geral, os Estados membros da OMT farão um relatório sobre a evolução de seus países desde a última reunião, realizada em São Petersburgo, na Rússia, em setembro de 2019, mesmo mês em que a Arábia Saudita lançou o turismo eVisa.
Em 2020, a Arábia Saudita ocupou a presidência do G20 e usou sua liderança para convocar uma reunião de líderes mundiais dos setores público e privado do turismo, para discutir desafios e pactuar oportunidades de apoiar o setor. Por sua vez, Sua Alteza Real a Princesa Haifa Al Saud, Vice-Ministra do Turismo, afirmou que “a Arábia Saudita tem grandes projetos para o turismo e esperamos que o setor se torne um dos maiores da nossa economia, à medida que se desenvolve. Transformar e crescer mais forte; em 2030, planejamos receber 100 milhões de visitantes internacionais e nacionais ”.
“Reconhecemos que, quando a indústria do turismo global prospera, todos nós nos beneficiamos. Esta é a motivação por trás dessas iniciativas, que temos o orgulho de lançar ”, concluiu Sua Alteza Real, a Princesa Haifa. A Assembleia Geral da OMT acontece na cidade de Madrid, até nesta sexta-feira (3), e as decisões acordadas neste fórum serão importantes para definir o futuro das viagens e do turismo em todo o mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário