Translation

sábado, 4 de dezembro de 2021

99Food e Instituto Brasil a Gosto lançam websérie

Vídeos como o da mineira Poliana estão
no YouTube - Foto: Divulgação
Iniciativa integra o projeto Cozinheira & Brasileira, lançado em 2021, de valorização da culinária regional e apoio ao  empreendedorismo feminino ;Os episódios estão disponíveis no canal da 99Food no YouTube;Cozinheiras de Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas são as personagens;

 O app de delivery 99Food, que conecta pessoas aos melhores bares e restaurantes locais, lança uma emocionante websérie Cozinheira & Brasileira, que integra projeto homônimo, lançado neste ano com a curadoria do Instituto Brasil a Gosto. A iniciativa valoriza as raízes brasileiras, a gastronomia local e as jornadas de mulheres empreendedoras que encontraram na comida uma paixão e uma profissão.

Três cozinheiras são personagens da websérie: uma de Recife (PE), uma de Manaus (AM) e uma de Belo Horizonte (MG). Confira abaixo um pouco de suas histórias:

Foi com seu guisado de peito de boi que Maria da Conceição Melo (Recife), de 48 anos, conquistou o marido. 

Os dois se conheceram ainda na infância e se aproximaram de novo depois que ela terminou o primeiro casamento. No reencontro, ela cozinhou para ele. “Desde então, ele nunca mais parou de me ligar para pedir meu guisado”, conta. Casaram seis meses depois. A receita, claro, é um dos carros-chefes do cardápio que ela vende há mais de 10 anos. Trabalhar com comida não era o sonho inicial de Ceiça, como ela é chamada pelos mais próximos. Mais jovem, ela planejava ser recepcionista ou atendente. Foi Jovem Aprendiz e fez vários cursos, mas nunca conseguiu emprego na área. Acabava sempre em uma cozinha, onde foi tomando gosto e aprendendo 'aos poucos'. Enquanto se dividia entre a venda de galetos na rua e o emprego de copeira em um hospital, cursou gastronomia e começou a vender suas próprias quentinhas.

Passou por altos e baixos, mas conseguiu se organizar para comprar uma casa e construir uma pequena cozinha industrial, onde, desde junho, prepara as quentinhas que vende pessoalmente, por telefone ou aplicativo. Agora, o sonho é outro: fazer pós-graduação em cozinha pernambucana assim que a pandemia permitir. 

Poliana Rosa Madureira (Belo Horizonte) tinha apenas sete anos quando preparou o almoço da família pela primeira vez, depois de anos observando a mãe cozinhar. “Ela me mostrava sempre, explicando o que estava fazendo", conta a mineira, de 41 anos. Até que um dia ficou encarregada de preparar a refeição da casa. Fez arroz, feijão, carne de sol frita na manteiga com cebola e repolho. Aprovada por todos, e especialmente pelo pai, passou a cozinhar com frequência. 

Aos 12 anos, começou a trabalhar para uma professora, cuidando da casa e do filho da patroa. Foi a primeira de várias. Teve experiência também em bufês e, por 12 anos, cozinhou para a diretoria de uma grande empresa. Desde o início, parou só para cuidar dos próprios filhos (três meninos), ainda pequenos. Ao voltar ao batente, montou uma barraquinha de rua com a irmã mais nova, Veridiana. A especialidade: macarrão na chapa – sucesso da comida de rua belo-horizontina. 'O pessoal fazia fila para comer meu macarrão', conta, orgulhosa. 

O nome do espaço, montado em frente à casa dela, veio da forma como os clientes se referiam à dupla. Receosa com a instabilidade do próprio empreendimento, porém, Poliana arrumou emprego em um restaurante. Até que veio a pandemia e os donos decidiram fechar. Lá foi ela empreender de novo, com seu telemarmitex (serviço de entregas de marmitas por telefone e aplicativo). 'Não é muito, mas o que conquistei foi com dedicação e muito esforço. Quem me conhece sabe que a Poliana é trabalhadeira.' 

O Restaurante e Soparia da Sabbá, no Parque das Laranjeiras, em Manaus, foi batizado com o apelido de Sebastiana Mireide Fabrício de Araújo (Manaus), sua dona e cozinheira principal. Há oito anos ela comanda o negócio, tendo a filha mais velha, a fisioterapeuta Gabrielle, de 30 anos, como braço direito. 

Foi o nascimento de Gabrielle, aliás, que fez com que Sabbá apostasse na gastronomia, depois de um período como vendedora. Para conciliar a maternidade com o trabalho, abriu primeiro um restaurante e lanchonete dentro do setor de carga do aeroporto, onde o marido trabalhava. Manteve o empreendimento por cinco anos, mas resolveu fazer uma pausa para cuidar dos filhos mais novos (são quatro, no total). Quando eles cresceram um pouco, Sabbá retomou o negócio para dar conta das despesas, principalmente escolares. Na época, as crianças saíam da escola e iam ajudar – tirando a mesa, por exemplo. 

Hoje, um é enfermeiro, o outro, físico médico. Já o caçula, faz doutorado em Minas Gerais. Foram quase duas décadas de restaurante, até que Sabbá resolveu apostar em algo diferente: uma soparia. Na época, conta, havia só outras duas casas com perfil semelhante na cidade. Garante, porém, que seu negócio é inovador: 'Tenho uma criatividade fora do normal. O que eu invento dá certo'. Assim, além de receitas próprias de sopa, ela oferece um cardápio variado, que inclui pratos típicos como pato no tucupi e pirarucu à dorê, pastéis e até pizza. Uma das receitas do cardápio, a sopa da vovó, é inspirada em uma criação do sogro e adorada pela família. 

Cozinheira & Brasileira

Com a curadoria do Instituto Brasil a Gosto, a 99Food selecionou receitas de pratos representativos de diferentes regiões, todas ligadas às histórias de família e tradição de mulheres que são as responsáveis por preparar os famosos pratos caseiros que são sucesso na plataforma e estão disponíveis no portal www.cozinheiraebrasileira.com.br

Desde seu lançamento, em dezembro de 2019, o aplicativo de delivery de comida 99Food tem se estabelecido como uma empresa que promove e apoia os pequenos negócios gastronômicos reconhecidos pelo preparo de pratos considerados do dia a dia, muitos destes típicos de suas respectivas regiões. 

Sobre a 99Food

É uma plataforma de intermediação de entregas dos estabelecimentos locais de uma maneira tão simples quanto solicitar uma corrida dentro do app 99. A 99Food usa a mais alta tecnologia para conectar os sabores e cultura gastronômica do Brasil e oferecer para as pessoas uma ampla variedade de locais com opções simples, acessíveis e deliciosas para comer todos os dias. A companhia faz parte da empresa global DiDi Chuxing ("DiDi") e está disponível para usuários do aplicativo 99Food (para Android e iOS). Saiba mais em https://food.99app.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário