Choose your language

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Circunscritos de Rachel Roscoe na Galeria do Fórum Lafayette

Obras podem ser vistas presencialmente
Foto: Joubert Oliveira
Exposição "Adágio" promete evocar emoções por meio de belas imagens

De quarta-feira (24) a 20 de janeiro de 2022, a Galeria de Arte do Fórum Lafayette recebe a exposição Adágio, de Rachel Roscoe. As pinturas da artista são apresentadas em uma técnica exclusiva desenvolvida por ela, consistindo em círculos circunscritos que se expandem para formar paisagens, formas, sentimentos e sensações, sugeridas aos sentidos do público.

Rachel Roscoe se formou em Belas Artes em 2002, mas lembra que a arte sempre esteve presente em sua vida, desde as primeiras vezes em que segurou um lápis, canetinha ou pincel - e não parou mais.

A formação acadêmica, segundo ela, contribuiu para a noção da necessidade de nortear a criatividade, fundamentando um caminho coerente dentro da arte.

Rachel chegou a explorar outros universos da arte, como escultura, instalação, fotografia, gravura, desenho, objetos, performance, até que chegou aos círculos circunscritos, enquanto ainda cursava Belas Artes. "Procurava um desafio na forma de pintar e de representar uma imagem, assim comecei a me impor regras de traçados para representar o que fosse, através da pintura", lembra ela.

Com os circunscritos, Rachel já experimentou a representação de retratos e monumentos, que resultaram em imagens mais próximas do aparente real. Desde 2012, com a técnica que desenvolveu, explora o universo do Imaginário, série que já rendeu incontáveis obras e exposições.

A última delas, Prelúdio, que abrigou alguns dos quadros presentes na Galeria de Arte do Fórum Lafayette, a partir desta quarta-feira (24), estava pronta para estrear em março do ano passado, no Centro Cultural dos Correios. Mas, em razão da pandemia, acabou ficando também "isolada" do público até novembro de 2020.

Rachel chama atenção para um dos quadros pintados especialmente para aquela exposição e que acabaram simbolizando o longo hiato vivenciado por todos no ano passado. Trata-se da obra Silêncio, que poderá ser apreciada na exposição Adágio .

Assim como em Silêncio, os outros quadros em exposição têm em comum a atmosfera de calma e lentidão, o que inspirou o nome da mostra e é referência ao movimento lento das sinfonias musicais, um dos vários estilos musicais que inspiram a artista.

Assim como acontece com o público musical, Rachel Roscoe espera que suas obras transportem as pessoas para um outro estado de consciência e que, "ainda que por alguns segundos", enquanto contemplam suas imagens, os espectadores experimentem um desprendimento do mundo real.

A Galeria de Arte do Fórum Lafayette pode ser visitada das 11h às 17h (dias úteis), na Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto, Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário