Translation

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Sesc em Minas doa instrumentos musicais aos alunos da Orquestra de Câmara Sesc

Transformar vidas, esse é um dos objetivos do Sesc em Minas e, em projetos como a Orquestra de Câmara Sesc, essa missão fica ainda mais visível. Pensando no aspecto transformador do ensino da música às crianças e adolescentes, o Sesc desenvolveu em 2012 essa iniciativa com o objetivo de promover o aperfeiçoamento artístico, social e cultural de estudantes regularmente matriculados na rede de ensino pública, com idades entre 10 e 19 anos e no perfil do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A ideia é ampliar as perspectivas dos beneficiários ao contribuir para o crescimento pessoal e promover o acesso à cultura por meio da popularização da música erudita.

No último dia 9 de julho, o Sesc formou mais uma turma da Orquestra de Câmara e, após muita dedicação e estudos, encerraram um ciclo de quatro anos na Orquestra de Câmara Sesc. Mais do que adquirir conhecimento musical, esses alunos fizeram parte de um projeto que trabalha para a inclusão por meio da música erudita.

“No Sesc, compreendemos a cultura como forma de expansão de conhecimentos; de inclusão e integração social; de exercício de cidadania; de geração de renda e atividades econômicas. Acreditamos que ela deve ser integrada aos esforços de promoção do bem-estar e da qualidade de vida de todas as pessoas. É essa convicção que nos estimula, constantemente, a desenvolver projetos relevantes com o objetivo de difusão, fomento e formação na área cultural”, afirma Janaina Cunha, gerente de cultura do Sesc em Minas.  
Pensando em contribuir para a continuidade e incentivo dos estudos em música, o Sesc, pela primeira vez, vai doar aos alunos os instrumentos que eles utilizaram durante o período do curso (dois violinos, dois violoncelos, uma viola e quatro contrabaixos). O Sesc é a única instituição em Minas Gerais, com um projeto voltado para o ensino de música e de instrumentos de cordas, que doa os instrumentos musicais aos seus alunos após a formatura. 

FAZENDO A DIFERENÇA

Para Victor Vinícius dos Reis, de 16 anos, aluno da Orquestra por quatro anos e que se formou neste ano, a participação no projeto foi um momento de muito aprendizado. “No Sesc eu tive contato com professores muito capacitados e dedicados. Eu tive muitas oportunidades, como apresentar uma composição minha e participar de eventos incríveis como o Festival de Música do Sesc em Pelotas. Desde que aprendi a tocar violoncelo, o instrumento já começou a fazer parte da minha vida e, receber a doação, significa que vou poder dar continuidade aos meus estudos em música. Faço aulas hoje em outra instituição e o instrumento é emprestado, então poder ter um instrumento meu vai permitir que eu estude mais em casa, sou muito grato ao Sesc”, afirma.

Alexia Medeiros Rodrigues, de 15 anos, aluna da Orquestra por quatro anos e que também se formou neste ano, compartilha da opinião de Victor. “Nunca imaginei que eu tocaria violino, que eu ia conseguir e na Orquestra vi que seria possível. Percebi que era um dom que eu tinha e não sabia, participar da Orquestra me fez desenvolver essa habilidade. Tenho o sonho de tocar em grandes Orquestras, como na Filarmônica, e ser professora, então receber o instrumento como doação vai permitir que eu continue a estudar. Somos três filhos em casa e ficaria muito difícil comprar um instrumento, estaria fora do nosso orçamento. Essa doação significa, de fato, poder seguir em busca do meu sonho”, comenta.
Sesc em Minas - doação dos instrumentos para alunos da Orquestra de Câmara Sesc
Data: 13/11/19
Horário: 20h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro,Belo Horizonte/MG)
Informações para o público: (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário