Translation

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Projeto Lugar de Criação está no roteiro do Noturno nos Museus de BH

Férias com gosto de arte, cultura e novas experiências. O Lugar de Criação, do Programa CCBB Educativo, é um convite para pessoas de todas as idades, inclusive para crianças da primeira infância, a aproveitarem o recesso escolar com visitas educativas, cursos e oficinas. Durante as férias de julho, o projeto traz uma programação inédita que dialoga com a mostra “DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil  BH, até o dia 29 do mês.

Abrindo as atividades, na sexta-feira, 5 de julho, o Lugar de Criação integrará o roteiro da 6ª edição do Noturno nos Museus de Belo Horizonte, ação da prefeitura da cidade e da Fundação Municipal de Cultura, que tem como objetivo proporcionar às pessoas a oportunidade de visitar essas instituições em horários alternativos. O Educativo participará da iniciativa, das 19h às 21h, com a oficina Lightpainting - Desenhando com a Luz. Usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica, o público será levado a experimentar o desenho a partir de instruções que indicam movimentos do corpo. O resultado será conferido numa exposição efêmera das imagens produzidas. A atividade se repetirá nos dias 27 e 28 de julho, de manhã e à tarde, durante a oficina Eu Faço Meu Brinquedo. 

Confira a programação de outras atividades de julho do Lugar de Criação: 

Prevista para os dias 6 e 7 de julho, a experimentação Como Nasce uma Obra de Arte? irá propor a criação e construção de personagens e pequenas narrativas por meio de Flipbooks – pequenos blocos de papel com sequências de desenhos que se tornam uma animação ao se manusear as folhas. Nos dias 13 e 14 de julho, as ações serão dedicadas à primeira infância com as oficinas do Desde Pequeno. A partir do tema “Construção de Personagens e Imaginação de Outros Mundos”, meninos e meninas - com a ajuda dos responsáveis – serão convidados a criar fantoches de meia.

Já o Trocação de Histórias será nos dias 20 e 21 de julho. Dedicado à leitura, à música e à narrativa, esta edição traz a oficina de stop motion “Do Momento ao Movimento”, uma oportunidade de inventar e reinventar histórias utilizando o essa técnica de animação que se vale dos recursos da fotografia. A segunda quinzena do mês também contará com edições especiais do Lugar de Criação. Nos dias 18, 19 e 22 de julho, a ilustradora e professora de Artes Visuais para crianças e adolescentes, Livia Arnaut, realizará uma atividade lúdica de ilustração de árvores para exercitar a imaginação dos participantes. A convidada assina desenhos da revista digital Manga de Vento e é também cofundadora do Instituto Casa Viva de Educação e Cultura, em Belo Horizonte.

Ainda como parte da programação de férias, o arte-educador Marcos Rhossard oferecerá, nos dias 25, 26 e 29 de julho, a Onkara, uma oficina de construção de instrumentos de percussão artesanais, desenvolvida a partir de materiais reaproveitados e sustentáveis, como o bambu, a madeira e o couro. Especializado em cultura popular brasileira, Rhossard propõe a prática de brincadeiras de diferentes partes do país, bem como a utilização de instrumentos de percussão feitos à mão.

Além de todos os cursos e oficinas, durante os domingos do mês, das 17h às 18h, acontecerá o Lugar de Criação em Libras, ações acessíveis que promovem a cultura surda.

Programa CCBB Educativo – Lugar de Criação

Edição Especial - Noturno de Museus em BH: Lightpainting - Desenhando com a Luz

Data/Horário: 5 de julho, das 19h às 21h

Indicação etária: A partir de quatro anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.



Como Nasce uma Obra de Arte?

Data/horário: 6 e 7 de julho. Cada sessão tem duração de 1h com as entradas nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 16h.

Indicação etária: Acima de sete anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Desde Pequeno

Data/horário: 13 e 14 de julho. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.

Indicação etária: de oito meses a seis anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Trocação de História

Data/horário: 20 e 21 de julho. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.

Indicação etária: Acima de seis anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Edição Especial de Férias | com Livia Arnaut

Data e horário: 18, 19 e 22 de julho. Acontecerá em dois horários: das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Indicação etária: Livre para todas as idades, acompanhado dos pais ou responsáveis.

 Edição Especial de Férias | com Marcos Rhossard

Data e horário: 25, 26 e 29 de julho. Acontecerá em dois horários: das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Indicação etária: Livre para todas as idades, acompanhado dos pais ou responsáveis.

 Eu faço meu brinquedo

Data/horário: 27 e 28 de julho. Cada sessão tem duração de 1h com as entradas nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 16h.

Indicação etária: A partir de quatro anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

 Lugar de Criação em Libras

Data/horário: 7, 14, 21 e 28 de julho, das 17h às 18h.


Local: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários - Belo Horizonte/MG)

Informações: www.ccbbeducativo.com

Entrada gratuita. 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

Desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário