terça-feira, 28 de maio de 2019

Festival Desperta, promovido pela Unimed-BH, convida a população a uma reflexão e uma nova atitude em relação à saúde

Mariana Ferrão é uma das atrações
do evento em BH - Foto: Divulgação
Propondo um novo olhar sobre a saúde, a Unimed-BH promove nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho o Festival Desperta – Saúde é Atitude. Mais do que um evento, o Desperta tem a intenção de ser um grande movimento, chamando a atenção da população para a saúde do corpo, da mente e da alma. A programação gratuita vai ocorrer em praças públicas de Belo Horizonte e Betim, com palestras, shows e várias atividades. A primeira edição do festival dá continuidade e amplia as ações de promoção da saúde já realizadas pela Cooperativa, somadas às ações culturais e sociais desenvolvidas pelo Instituto Unimed-BH.

Com o Desperta, a Unimed-BH reforça a importância da atitude como instrumento de mudança para uma vida melhor, mais plena e saudável. “Somos uma cooperativa médica que tem o cliente no centro do cuidado e um olhar ampliado da saúde, por isso sempre promovemos ações e iniciativas que estimulem o bem-estar e a qualidade de vida”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Serão 31 horas de atividades, com 84 atrações diferentes, sendo 48 esportivas e de bem-estar, 36 culturais e 17 apoiadas pelo Instituto Unimed-BH. A programação será aberta com um show do Falamansa, na Praça Milton Campos, em Betim, que vai apresentar seus grandes sucessos. O encerramento será em Belo Horizonte, com uma apresentação da cantora Zélia Duncan na praça JK, em Belo Horizonte.

Entre os destaques do Desperta, está confirmada uma palestra com a jornalista Mariana Ferrão, ex-apresentadora do programa Bem Estar e que tem um programa de rádio, “Saúde de Corpo e Alma”, em que reflete como a gratidão, compaixão, altruísmo e meditação podem fazer diferença na saúde. O apresentador e palhaço Márcio Ballas também está confirmado no Festival. Ballas é dramaturgo especializado na linguagem de palhaços e em improviso teatral e foi, durante quatro anos, integrante do grupo “Doutores da Alegria”. Ele vai conduzir um debate sobre como a criatividade pode contribuir para uma vida mais plena e saudável. Completam a programação o espetáculo “A Bela Adormecida”, do Giramundo; mantras entoados pelos músicos Renato Motta e Patrícia Lobato; e a apresentação do grupo de teatro de bonecos Pia Fraus, além de uma edição especial da Feira Fresca de produtos orgânicos, espaço de ciclismo indoor, parede de escalada, aulas de dança, Tai Chi Chuan, meditação, relaxamento, massagens, entre outros.

Desperta em Betim

Betim foi a cidade escolhida para a abertura do Desperta, que acontece na Praça Milton Campos, dia 31 de maio, sexta-feira. O primeiro show da noite é da Orquestra Infantojuvenil de Betim, que conta com o apoio do Instituto Unimed-BH. Na sequência, se apresentam o violeiro Renato Caetano, que toca desde as clássicas modas de viola até os grandes sucessos do pop e rock mundial, e o grupo Falamansa, que fará uma apresentação dedicada aos 20 anos de carreira.

As atrações continuam no sábado, dia 1º de junho, na Praça Milton Campos, de 9h às 12h30, com uma programação diversa, voltada para adultos e crianças, e que convida as pessoas para exercitar e movimentar o corpo, a mente e a alma. Estão previstas uma edição especial do Circuito Unimed Ativa com aulas de alongamento, caminhada, Tai Chi Chuan e iniciação à corrida, a presença da Escola Supera de ginástica para o cérebro, atividades infantis, aulas de dança, aferição de pressão, glicose e análise de marcha, entre outras.
O destaque da programação de sábado é a apresentação do Giramundo, com o espetáculo “A Bela Adormecida”, primeira montagem do grupo de teatro de bonecos fundado pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu Vivacqua.

A Cooperativa levou a abertura do Desperta para Betim, cidade onde inaugurou, em abril, seu novo hospital. “Temos direcionado parte dos nossos esforços para Betim porque uma parcela significativa dos nossos clientes está no município. Oferecemos a eles a melhor assistência em saúde e agora queremos deixar para a população uma mensagem como legado: todos podemos fazer algo a mais pelo próprio bem-estar, com prazer e leveza”, comenta Samuel Flam.

Desperta em Belo Horizonte

Depois de Betim, o Desperta chega em Belo Horizonte e ocupa três praças – Floriano Peixoto, Assembleia e JK – com shows, apresentações culturais, palestras e outras atividades, proporcionando diferentes experiências para as pessoas. A programação em cada uma das praças será dedicada a uma abordagem sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar.
  • Praça Floriano Peixoto
Na Floriano Peixoto a mente é o ponto de partida para a realização de várias atividades, que acontecem de 9h às 16h. Na programação, destaque para o ciclo de palestra e debates que vão abordar a saúde sob o viés do conhecimento, da lógica e do raciocínio e como uma mente ativa e saudável contribui para o bem-estar e qualidade de vida.

A jornalista Mariana Ferrão vai contar, às 10h, como algumas práticas, como a meditação, o hábito de ser grato e a empatia são ferramentas que levam a uma vida mais plena. Mariana também vai mediar três debates. O primeiro explora um paradoxo: ao estarem cada vez mais conectadas e com acesso cada vez maior a tecnologias, cresce a procura das pessoas por cuidados humanizados e relações mais próximas. Participam desta conversa a pesquisadora e consultora especialista em futurologia, Lidia Zuim; a idealizadora do projeto Yemisi, que promove vivências de yoga, identidade e autocuidado com foco na inclusão da população negra, Juliana Luna; e o cirurgião plástico com formação em inovação e criatividade na Singularity University/NASA, Leonardo Aguiar.

A segunda mesa de debates vai discutir como a busca por autoconhecimento, reconexão com o próprio corpo e com a natureza são caminhos possíveis para se viver com mais qualidade. Participam do debate o nefrologista cooperado da Unimed-BH, José Resende, que acredita que o equilíbrio é ponto de partida para uma vida mais saudável; Gustavo Ziller, empreendedor mineiro que mudou seu ritmo e estilo de vida e se tornou montanhista; e Cida Barcelos, atriz,  produtora cultural e uma das idealizadoras do coletivo Hortelões da Lagoinha, que ressignificou os processos de ocupação urbana, cultivo e produção de alimentos orgânicos e de relações interpessoais na região do bairro Lagoinha.

O terceiro e último debate do dia apresenta como a criação de conteúdo, a brincadeira e a risada podem contribuir para uma vida mais saudável. Nesta mesa estão confirmados Márcio Ballas, dramaturgo especializado na linguagem de palhaços e em improviso teatral que, durante quatro anos, integrou o “Doutores da Alegria”; Jéssica Gomes, criadora da rede Navaranda, plataforma de conexões e conteúdo que, em 2018, permitiu que representasse o Brasil em Cannes no See It Be It, um programa que seleciona 20 lideranças globais para propor soluções para equidade de gênero; e Paula Miranda, educadora física que reconheceu o potencial das brincadeiras como elemento fundamental para a saúde.
Na praça Floriano Peixoto, ao longo do dia, também estão programados o Tai Chi Chuan do Circuito Unimed Ativa, ginástica para o cérebro com a Escola Supera, meditação guiada com Bhrama Kumaris e yoga com a coach e instrutora Carol Rache.

  • Praça da Assembleia
Praça da Assembleia, cuja programação acontece de 9h às 16h, terá atividades ligadas ao corpo e a proposta é colocá-lo em movimento. Estão previstas aulas de ciclismo indoor, treinamento funcional, aulas de dança, treino de basquete e uma parede de escalada que tem 5,4 metros de altura. O Circuito Unimed Ativa, com as aulas de alongamento, relaxamento, caminhada orientada e iniciação a corrida, também está na programação. As pessoas que estiverem na praça poderão ainda aferir a pressão e a glicose e fazer uma análise de marcha.
Na Praça da Assembleia haverá uma edição especial da Feira Fresca, que reúne pequenos produtores locais para comercializarem alimentos plantados, colhidos e produzidos em sítios e fazendas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
  • Praça JK
Um espaço de cultura e arte, de emoção, convivência e celebração da vida. Essa é a definição da programação da Praça JK, a alma do Desperta.
Às 9h as pessoas serão recebidas pelos músicos Renato Motha e Patrícia Lobato, conhecidos por seus mantras e releituras de músicas conhecidas da MPB. Na sequência, estão previstas várias atrações culturais, como a performance Sanfonástica, da artista Lívia Mattos, a apresentação do espetáculo Bichos do Brasil, do grupo de teatro de bonecos Pia Fraus, e a peça infantil Memórias de um Quintal, da Insensata Cia de Teatro.

Entre as atrações musicais estão o grupo Senta a Pua, com um repertório típico das gafieiras da década de 1960; da Orquestra BIOS, composta por músicos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; do Batuque Salubre, grupo de percussão formado por crianças e adolescentes do Aglomerado Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, que integram o projeto Escola de Artes Instituto Unimed-BH; e do artista Maurício Tizumba, que se apresenta com o seu Tambor Mineiro e com o Bloco Saúde, que reúne médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

A grande atração do dia é Zélia Duncan, que encerra o Desperta às 17h30. No seu show, a cantora vai apresentar os grandes sucessos da sua carreira, como “Alma” e “Catedral”.
Além da programação musical, na Praça JK haverá uma aula de Lynd Hop, com o grupo Be Hoopers; oficinas de maquetes e de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; intervenção de palhaços, com a Sociedade do Riso; e contação de histórias da Casa do Beco. As três últimas atrações são promovidas pelo Instituto Unimed-BH.
Ao longo do dia, quem quiser passear pela praça poderá fazer piquenique, conhecer a mostra Experimente no Campo, de produtos orgânicos e naturais, participar de brincadeiras para crianças e levar seus animais de estimação, já que haverá um espaço exclusivo para os pets.

Como o objetivo da Unimed-BH é que as pessoas tenham esse olhar integral e ampliado sobre a saúde, a Cooperativa convida a população a acompanhar toda a programação em Belo Horizonte. Para isso, fechou uma parceria com Coopertaxi, que vai oferecer 30% nas corridas realizadas entre as três praças durante o festival, e com a empresa de transporte 99, que disponibilizará um código promocional – DESPERTA 99 – para as corridas realizadas nas praças do Desperta.
Para saber mais sobre o Desperta e conferir detalhes da programação, acesse o site: festivaldesperta.com.br e programe-se.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DESPERTA

Dia 31/05, sexta-feira

Praça Milton Campos, em Betim
18h20 – Orquestra Infantojuvenil de Betim
18h30 – Renato Caetano
19h30 – Falamansa
21h30 – Encerramento

Dia 01/06, sábado

Praça Milton Campos, em Betim
Espaço: Palco
9h30 – Aulão de dança com a Companhia Camaleão
10h – Danças Urbanas com a Escola de Artes do Instituto Unimed-BH
10h – Giramundo apresenta “A Bela Adormecida”
11h – Danças Urbanas e Batuque Salubre
11h30 – Sanráh e Dudu Mendes
Espaço: Circuito Unimed Ativa
9h – Tai Chi Chuan
9h30 – Alongamento
9h45 – Iniciação a Corrida
10h – Vem Correr e Caminhada Orientada
11h – Tai Chi Chuan
11h30 – Alongamento
12h20 – Relaxamento
Espaço: Praça
10h às 11h30 – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
9h às 12h – Ginástica para o cérebro com a Escola Supera
9h às 12h – Aferição de pressão, glicose e bioimpedância
9h às 12h – Brincadeiras para as crianças

Dia 02/06, domingo

Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte

Espaço: Arena Saúde é Atitude
10h – Palestra “Projete a sua saúde: só você pode fazer isso”, com Mariana Ferrão
10h30 – Mesa 1:  High tech, High Touch – Tecnologias para uma vida mais saudável. Debate sobre o papel da tecnologia na saúde
13h30 – Mesa 2:  Saúde é (re)conexão. O debate propõe uma reflexão a partir de uma perspectiva abrangente sobre saúde e a busca por conexões e autoconhecimento
15h – Mesa 3: O que a criatividade tem a ver com saúde? Discussão sobre como criar, brincar e rir contribuem para uma vida mais saudável
Espaço: Pergolado
9h e 13h – Meditação orientada (Bhrama Kumaris)
Espaço: Praça
9h às 10h30 – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
10h às 16h – Ginástica para o cérebro com a Escola Supera
9h30 às 12h e 13h às 16h30 – Desvendando o Céu (Espaço do Conhecimento UFMG)
10h às 16h – Livro na Praça
10h às 16h – Xadrez (Federação Mineira de Xadrez)
Espaço: Circuito Unimed Ativa
9h – Tai Chi Chuan
10h – Pilates
11h – Tai Chi Chuan
11h30 – Pilates
14h – Pilates
15h – Tai Chi Chuan
16h – Yoga com Carol Rache

Praça da Assembleia, em Belo Horizonte

Espaço: Coreto
9h – Meeting Point da Equipe de Corrida do Minas Tênis Clube
9h30 – Aulão de dança com a Cia Camaleão
10h – Apresentação do duo “O Beijo”, do Núcleo Artístico, e do ballet “Passarinho”, da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH
10h30 – Interferência da Cia de Dança Camaleão
10h50 – Danças urbanas e Batuque Salubre
11h30 – Ginástica Artística do Minas Tênis Clube
14h30 - Ginástica Artística do Minas Tênis Clube
15h – Aulão de dança com a Cia Camaleão
16h10 – Ginástica Artística do Minas Tênis Clube
Espaço: Ciclismo indoor
9h10, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Espaço: Serviços de saúde
9h às 16h – Aferição de pressão, glicose e análise de marcha
Espaço: Circuito Funcional
10h, 13h, 15h30 – Treinamento funcional
Espaço: Praça
9h às 16h – Parede de escalada com instrutor
9h às 16h – Feira Fresca: mostra de produtos orgânicos
9h às 16h – Experiência de Basquete
10h30 às 11h30 – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
Espaço: Circuito Unimed Ativa
9h – Alongamento
9h30 – Iniciação a corrida
10h – Vem Correr e caminhada orientada
14h – Iniciação a corrida e caminhada orientada
16h – Alongamento e relaxamento

Praça JK, em Belo Horizonte

Espaço: Palco
9h – Renato Motha e Patrícia Lobato – Abertura com mantras
10h – Sanfonástica, performance com Lívia Mattos
10h15 – Espetáculo Bichos do Brasil, com Pia Fraus
11h30 – Espetáculo Memórias de um Quintal (infantil), com a Insensata Cia de Teatro
12h15 – Sanfonástica, performance com Lívia Mattos
12h40 – Show com Senta a Pua
14h – Be Hoopers: aula e apresentação de Lynd Hop
14h30 – Banda Bios, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
16h – Batuque Salubre
16h30 – Maurício Tizumba com Bloco Saúde e Tambor Mineiro
17h30 – Zélia Duncan
Espaço: Instituto Unimed-BH
10h – Oficinas de maquetes: Conhecer para cuidar
14h30 – Oficina: Construção de instrumentos com materiais recicláveis
Espaço: Praça
10h30 às 12h – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
11h – Contação de histórias da Casa do Beco
10h às 17h – Espaço Pets
10h às 17h – Piquenique
10h às 17h – Brincadeiras infantis
10h às 17h – Mostra Experimente no Campo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário