De 19 a 31 de março, o Sesc Palladium recebe extensa programação da 5ª edição da Festa da Francofonia, celebrando a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. Serão atrações de teatro, literatura e cinema, que em 2019, têm foco na luta pela igualdade de gêneros e na participação feminina dentro da diversidade das culturas francófonas em todos os continentes.
Entre os pontos altos da programação, está a apresentação do espetáculo Stupeur et tremblements (Temor e tremores), da companhia Théâtre des Hommes, no dia 21 de março. Adaptado do romance da escritora belga Amélie Nothomb, a montagem tem direção e interpretação da atriz marroquina Layla Metssitane, naturalizada francesa aos 15 anos.
Destaque também para o espetáculo Je me souviens, uma adaptação do Théâtre National Populaire, da obra Le roman inachevé (O romance inacabado), de Louis Aragon. Dirigida e interpretada pelo ator Damien Gouy e pelo músico Benjamin Kerautret, a peça cênica-musical será exibida no dia 29. Os mesmos atores realizam um debate sobre o Théâtre National Populaire no dia 28, no Teatro de Bolso, a partir das 19h30, e também vão abordar a noção do ''teatro de elite para todos''.
Já no cinema, a mostra Diretoras francófonas terá dois polos: no MIS Cine Santa Tereza (de 15 a 31 de março) e no Cine Sesc Palladium (de 26 a 31 de março). Na lista de películas, Luna (2017), de Elsa Diringer; Coração de Espinhos(Crache coeur, 2014), de Julia Kowalski; e M (2016), de Sara Forestier se destacam. Outra atração cinematográfica é a Festa do Curta-metragem, de 19 a 30 de março, também no Cine Sesc Palladium, com diversas temáticas e gêneros, de documentários, ficções e animações.
A realização da 5ª edição da Festa da Francofonia é da Aliança Francesa Belo Horizonte, da Embaixada da França, do Institut Français Brasil, do Campus France Brasil, da Câmera de Comércio Brasil-Canadá, do Consulado Honorário da Suíça, do Consulado Honorário da França e do Wallonie Bruxelles International. O evento tem o apoio do Cefet-MG, do Governo do Canadá, da Embaixada da Bélgica, da casa de shows A Autêntica e do restaurante Au Bom Vivant. O apoio cultural é do Sesc em Minas, da Academia Mineira de Letras, da Casa Fiat de Cultura, do Cine Santa Tereza, da Assembleia Legislativa de Minas Gerai e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
Confira a programação da 5ª Festa da Francofonia no Sesc Palladium:
21/03: Stupeur et Tremblements - Temor e Tremores, com Théâtre des Hommes
Dirigido e interpretado por Layla Metssitane, o espetáculo é baseado no livro homônimo da escritora belga Amélie Nothomb (Ed. Albin Michel, 1999). De cunho autobiográfico, a obra aborda um período de experiência profissional da escritora no Japão, onde confronta com muito humor e inteligência os costumes e o estilo de vida dos japoneses. A apresentação será realizada em francês, com legendas simultâneas. A apresentação será no Grande Teatro do Sesc Palladium, às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cultural por R$ 25 (inteira).
26/03: Lançamento da Revista CulturaS
O Sesc em Minas lança a revista digital CulturaS no Mezanino do Sesc Palladium. Com uma linguagem acessível, essa publicação tem a proposta de expor reflexões feitas por diversos especialistas sobre políticas culturais. O evento contará com a presença da cientista social Clarice Libânio, do jornalista Christian Boudier e da jornalista Mariana Peixoto para um bate papo sobre políticas culturais e suas relações com o território. A participação é gratuita e aberta ao público.
A discussão sobre políticas culturais, considerada relativamente recente no Brasil, é um campo que necessita de reflexões constantes. O diálogo e a multidisciplinariedade de olhares são necessários para que sejam desenvolvidas ações efetivas que representem a diversidade existente em nosso país. Nesse contexto, a revista digital CulturaS inscreve seu sentido e sua missão de ser uma ferramenta capaz de somar esforços e alimentar o pensamento sobre as múltiplas possibilidades de intervenções por meio da Cultura.
A primeira edição da revista CulturaS reúne artigos e entrevistas sobre direitos culturais e políticas públicas e privadas, e será disponibilizada no dia 27 de março, no site do Sesc em Minas. A publicação é resultado de uma parceria do Sesc com a Embaixada da França e o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Saiba mais sobre os convidados:
Clarice Libânio
Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia, mestre em Sociologia e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG; sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda.; coordenadora-executiva da ONG Favela É Isso Aí; coordenadora do Programa Lumes – Lugares de Urbanidade Metropolitana (Cedeplar/UFMG); autora do Guia cultural das vilas e favelas de Belo Horizonte, entre outros livros; professora de diversos cursos nas áreas de gestão cultural, diagnóstico participativo, mapeamento cultural, elaboração e avaliação de projetos sociais e culturais. Através do trabalho realizado no Favela é Isso Aí, recebeu a Medalha Santos Dumont, categoria Prata, pelos relevantes serviços prestados à área cultural do estado, além do Prêmio Cultura Viva 2010, primeiro lugar na categoria Organização da Sociedade Civil.
Christian Boudier
Natural da França, Christian Boudier possui um longo histórico no setor audiovisual: foi jornalista para a revista profissional Le Film Français pelo período de 1990 a 1995; Produtor de cinema na empresa Parnasse International em Paris; Superintendente da Divisão do Cinema no Ministério Francês dos Assuntos Exteriores, onde cuidou, entre outras missões, da gestão do Fonds Sud Cinéma, da criação do Pavillon des Cinémas du Sud no festival de Cannes; Adido Audiovisual nas embaixadas francesas no México, onde organizou com a Unifrance o primeiro Festival Latino‐Americano do Filme Francês de Acapulco e criou o Tour del Cine Francês do México em 40 cidades mexicanas, em parceria com a Cinépolis – no Reino Unido, onde lançou o Martell French Cinema Tour, festival de cinema francês no país inteiro, em parceria com o circuito Odeon – e no Rio de Janeiro, com o lançamento do site www.cinefrance.com.br e do cineclube Cinemaison. Desde 2008 como Diretor Executivo da Bonfilm Audiovisual, atua no desenvolvimento de projetos culturais, como o Festival Varilux de Cinema Francês – desde 2010; Festival Ópera na Tela – desde 2015; exposições comoSimplesmente Doisneau, no Centro Cultural Justiça Federal, A Terra vista do céu, de Yann Arthus-Bertrand no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, Música e Cinema, no Sesc Pinheiros (SP), Raymond Depardon - Un moment si doux, no CCBB RJ em 2017 e 2018, projeto que teve ação paralela à Mostra Depardon Cinema, esta também realizada no CCBB SP em 2018. A Bonfilm é também distribuidora de filmes nos cinemas.
Mariana Peixoto
Jornalista com 20 anos de experiência em cobertura cultural. Repórter do caderno EM Cultura, do jornal Estado de Minas, com ênfase na cobertura de música e cinema. Professora do IEC PUC Minas. Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduada em Produção e Projetos Culturais pelo IEC PUC Minas. Participou de comissões de seleção de projetos e júri nos programas Natura Musical, Vozes do Morro e Funarte e Prêmio BDMG Instrumental.
19 A 30/03: Fête du Court Métrage / Festa Do Curta Metragem
A Fête du Court Métrage é uma oportunidade para fortalecer o apoio aos curtas-metragens franceses no exterior e promover, com a rede cultural francesa e seus inúmeros parceiros no exterior, novos programas de cinema para exibições públicas, promover encontros, debates, intercâmbios artísticos e diversidade cultural.
Serão exibidos 30 títulos, gratuitamente, no Cine Sesc Palladium, conforme programação abaixo:
19/03
19h: Mostra Tudo sobre o esporte
O skate moderno (Le skate moderne), de Antoine Besse. França, 2014. Documentário/7’.
As Garotas (Lesfilles), de Alice Douard. França, 2015. Ficção/28’.
9.58, de Louis Aubert. França, 2017. Ficção/15’.
Huit, de Mathieu Mouterde. França, 2018. Ficção/10’.
Dunk, de Sophie Martin. França, 2018. Ficção/22’.
20/03
19h: Mostra Conversations ou latchatche
La Virée à Paname, de Carine May e HakimZouhani. França, 2013. Ficção/23’.
Convenção de Genebra (La convention de Genève), de Benoît Martin. França, 2016. Ficção/15’.
Le dernierdescéfrans, de Pierre-Emmanuel Urcun. França, 2015. Ficção/30’.
Goliath, de LoïcBarché. França, 2016. Ficção/19’.
21/03
19h: Mostra Os filmes da cinemateca da África (Lesfilms de lacinemathequeAfrique)
África sobre o Sena (Afrique sur Seine), de Paulin Soumanou Vieyra e Mamadou Saar. Senegal, 1955. Documentário/21’.
Madama Esther, de Luck Razanajaona. Madagascar, 2013. Ficção/15’.
Petite Lumière”, de Alain Gomis. França e Senegal, 2003. Ficção/15’.
Les avalés du grand bleu, de Maxime Tchincoun. Togo, 2014. Ficção/26’.
22/03
19h: Mostra Retorno à escola (Retour à l’ecole)
Zero de conduta (Zéro de conduite), de Jean Vigo. França, 1933. Ficção/44’.
De volta à escola (Rentréedes classes), de Jacques Rozier. França, 1955. Ficção/24’.
Abra a porta, por favor (Open thedoor, please), de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige. França, 2007. Ficção/12’.
24/03
19h: Mostra Tudo sobre o esporte
O skate moderno (Le skate moderne), de Antoine Besse. França, 2014. Documentário/7’.
As Garotas (Lesfilles), de Alice Douard. França, 2015. Ficção/28’.
9.58, de Louis Aubert. França, 2017. Ficção/15’.
Huit, de Mathieu Mouterde. França, 2018. Ficção/10’.
Dunk, de Sophie Martin. França, 2018. Ficção/22’.
30/03
17h: Mostra Les petits malins
O garotinho (Le petit bomhomme de poche), de Ana Chubinidze. França, Geórgia e Suíça, 2016. Animação/7’30’’.
A lei do mais forte (La loi du plus fort), de PascaleHecquet. Bélgica e França, 2015. Animação/6’30’’.
A luva (La Moufle), de Clémentine Robach. Bélgica e França, 2014. Animação/8’.
Nicolas et Guillemette, de VirginieTaravel. França, 2008. Animação/9’30’’.
Oktapodi, de Julien Bocabeille e Francois-Xavier Chanioux. França, 2007. Animação/2’30’’.
Bonecos de neve (Bonhommes), de Cecilia Marreiros Marum. Bélgica e França, 2004. Animação/8’.
La migration bigoudenn, de Alexandre Heboyan e Eric Castaing. França, 2004. Animação/1’40.
Circuito marinho (Circuit marine), de Isabelle Favez. França, 2003. Animação/8’.
26 A 31/03: MOSTRA DE CINEMA DIRETORAS FRANCÓFONAS
A mostra Diretoras Francófonas segue a linha temática desta edição da festa: a luta pela igualdade de gêneros e a celebração da participação feminina dentro da diversidade das culturas francófonas em todos os continentes.
Entre as películas a serem exibidas, destaque para os dramas Coração de Espinhos (Crache coeur, 2014), de Julia Kowalski; M (2016), de Sara Forestier; o documentário Mulheres e homens, de Frédérique Bedos; e a comédia dramática Luna (2017), de Elsa Diringer.
A programação abaixo será exibida gratuitamente no Cine Sesc Palladium. A mostra também leva exibições para o MIS Cine Santa Tereza, de 15 a 31 de março.
26/03
18h: Cineast(a)s (Cineast(e)s), de Julie Gayet e MathieuBusson. França, 2013. Documentário/75’. Classificação etária: livre. Sessão comentada.
27/03
19h30: Coração de Espinhos (Crachecoeur), de Julia Kowalski. França, 2014. Drama/83’. Classificação etária: livre.
28/03
19h30: M, de Sara Forestier. França, 2016. Drama/100’. Classificação etária: livre.
29/03
19h: Mulheres e homens (Des femmes et des hommes), de Frédérique Bedos. França, 2015. Documentário/52’. Classificação etária: livre. Sessão comentada.
30/03
20h: Assim que abro os meus olhos (A peine j'ouvre les yeux), de Leyla Bouzid. Bélgica, França, Tunísia, 2015. Drama/106’. Classificação etária: 16 anos.
31/03
17h: Luna, de Elsa Diringer. França, 2017. Comédia dramática/93’. Classificação etária: livre.
19h30: Le venttourne, de Bettina Oberli. Bélgica, França e Suíça, 2017 | Ficção/87’. Classificação etária: 16 anos.
28/03: Master Class Théâtre National Populaire, com Damien Gouy e Benjamin Kerautret
Damien Gouy e Benjamin Kerautret estão habituados a workshops com uma audiência diversificada, em torno da língua francesa, teatro em geral e terão o prazer de apresentar e debater a respeito do Teatro Nacional Popular. Um encontro com profissionais de teatro e com o público geral para apresentar e discutir a história do TNP e seu funcionamento, bem como discutir em torno da noção de ''teatro de elite para todos''. O encontro acontecerá no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, às 19h30, e a participação é gratuita, mediante a retirada de ingressos 30 minutos antes.
29/03: Louis Aragon, Je me souviens - Théâtre National Populaire
Dirigido e interpretado pelo ator Damien Gouy e pelo músico Benjamin Kerautret, a peça cênica-musical surge a partir de uma leitura do Roman Inachevé (Romance inacabado) uma coleção de poemas do poeta francês Louis Aragon (1897-1982). O espetáculo acontecerá no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, às 20h, e a entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos 30 minutos antes.
SOBRE A FESTA DA FRANCOFONIAEntre os dias 15 e 31 de março, Belo Horizonte recebe a 5ª edição da Festa da Francofonia, que celebra a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa em todos os continentes. No Sesc Palladium, a programação inicia no dia 19 de março, com a Festa do Curta Metragem.
A programação envolve diversos eventos, como espetáculos teatrais e musicais, sessões de cinema, conferências, gastronomia e exposição de fotografia, além de concursos e encontros visando o intercâmbio de brasileiros com universidades francófonas.
A abertura oficial da festa acontece na noite do dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Luiz de Bessa. A recepção para convidados será feita com a apresentação do projeto Africultura, seguido da apresentação da programação e dos países presentes e atuantes em Belo Horizonte. O evento contará com a participação do embaixador da Bélgica, Patrick Herman, do cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guillaumé, da cônsul honorária da Suíça, Astrid Boller, do cônsul honorário do Canadá, Ricardo Guimarães, e do ex-secretário estadual de Cultura, Angelo Oswaldo. Ao fim do evento, será servido um coquetel.
Clique aqui e confira a programação completa da 5ª Festa da Francofonia
SESC PALLADIUM NA 5ª FESTA DA FRANCOFONIA
Fête du Court Métrage / Festa do Curta Metragem
Data: 19 a 30/03/19
Horário: conforme programação acima
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita
Stupeur et tremblements - Temor e tremores - Théâtre des Hommes
Concepção: Layla Metssitane
Data: 21/03/19
Horário: 20h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: R$ 25 (inteira). Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 60% de desconto no valor da inteira.
Classificação: 12 anos
Duração: 75 minutos
Mostra de Cinema Diretoras Francófonas
Data: 26 a 31/03/19
Horário: conforme programação acima
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita
Lançamento da Revista CulturaS
Convidados: Mariana Peixoto, Clarice Libânio e Christian Boudier
Data: 26/03/19
Horário: 19h30
Local: Mezanino do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Duração: 3h
Master Class Théâtre National Populaire, com Damien Gouy e Benjamin Kerautret
Data: 28/03/19
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Horário: 19h30
Classificação: livre
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes
Louis Aragon, Je me souviens - Théâtre National Populaire
Direção: Damien Gouy e Benjamin Kerautret
Data: 29/03/19
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100
Nenhum comentário:
Postar um comentário