Translation

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Exposição Itinerante do Museu dos Brinquedos democratiza acesso e chega ao Museu de Artes e Ofícios

Brinquedos de várias épocas podem ser visitados na mostra
Foto: Amanda Seixas
Para ampliar o acesso do público, o Museu dos Brinquedos, com patrocínio da Gasmig e apoio institucional do SESI - Serviço Social da Indústria - Sistema FIEMG, leva GRATUITAMENTE suas diversas atividades culturais e educacionais de valorização da infância para fora da sua sede e dá início à Exposição Itinerante Museu dos Brinquedos 2019. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o programa educativo e cultural do Museu estará em espaços culturais de Belo Horizonte ao longo do ano, para alegria de adultos e crianças.

Até o dia 26 de março, o Museu de Artes e Ofício de Belo Horizonte, localizado na Praça da Estação, recebe o acervo com mais de 100 brinquedos de diferentes épocas e culturas, que contam sobre nós e a sociedade. O projeto ficará instalado no novo salão de exposições temporárias do Museu de Artes e Ofício, que estará de abertas para os visitantes de terça à sábado, das 9h às 17h. Os educadores do Museu dos Brinquedos estarão presentes para conduzir as visitas. A entrada é gratuita.

Além da mostra, haverá Oficinas de Construção de Brinquedos tradicionais usando materiais reciclados e simples. O público terá a oportunidade de exercitar a imaginação, estimular a criatividade, desenvolver habilidades e se expressar. Segundo a diretora executiva do Museu dos Brinquedos, Tatiana Camargo, o ato de construir brinquedos altera a ordem das coisas, estimula o desejar, imaginar e realizar. “O indivíduo transforma seu diálogo com o mundo, posicionando-se de forma ativa”, disse.

E no Espaço de Brincadeiras, os visitantes serão convidados a descobrir a potencialidade do brincar, do próprio corpo, da imaginação, da relação entre gerações e da interatividade com o coletivo. Para Tatiana, através do brincar é possível aprender, experimentar o mundo, suas possibilidades, relações sociais, elaborar autonomia, organizar emoções e ainda desenvolver linguagem e habilidades motoras. “E o mais importante, a brincadeira é importante por si só por ser um ato lúdico, prazeroso em si, divertido e alimentador da alma de uma infância saudável”, completou.

Tatiana Camargo finaliza, “participar da construção de uma cidade melhor é muito mais que um dever. Temos a oportunidade de exercer a cidadania ocupando espaços públicos com lazer e cultura. Esse tem sido o trabalho do Museu dos Brinquedos, no sentido de resgatar a cultura da infância no mundo contemporâneo”.

Exposição Itinerante Museu dos Brinquedos 2019
Data: 20/03 a 26/03 - terça à sábado: 9h às 17h. A exposição não abrirá entre os dias 2 e 6/03.
Local: Museu de Artes e Ofícios - Praça Rui Barbosa, 600, Centro (Pça da Estação)
As visitas em grupo devem ser obrigatoriamente agendadas
Informações: 3248-8621

O que encontrar na Exposição de Brinquedos: brinquedos tradicionais, bonecas, utensílios de casinha, meios de transporte, robôs espaciais, lego, playmobil, jogo de botão, videogames e outros.

O que encontrar no Espaço de Brincadeiras e Oficinas: perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, jogos de tabuleiro (dama, xadrez, ludo, gamão), cinco marias, jogo da velha, cama de gato, futebol de prego, bilboquê e ainda participar de brincadeiras coletivas e colaborativas e construir seu próprio brinquedo.

Sobre Museu dos Brinquedos

Inaugurado em 2006 com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 170 apresentações culturais e mais de 300 ações e projetos itinerantes e de formação. Essa ação itinerante do Museu dos Brinquedos está sendo viabilizada através do patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura pela Gasmig e apoio institucional do SESI - Serviço Social da Indústria - Sistema FIEMG, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, também via Lei Rouanet, conta com o Instituto Unimed-BH como mantenedora, por meio do incentivo de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Árvore, Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.

Acompanhe nossas redes sociais no facebook e instagram: @museudosbrinquedos
Veja nosso vídeo institucional: https://youtu.be/j7RJ0eLIQtI

Nenhum comentário:

Postar um comentário