Translation

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Sesc Palladium oferece oficinas de Artes Visuais gratuitas

De 17 a 26 de janeiro, a Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium se transforma num grande ateliê! É que durante essa semana, serão oferecidas ao público seis oficinas gratuitas introdutórias para quem tem interesse em aprender sobre algumas técnicas do universo das artes visuais. As aulas serão sobre escultura em madeira, desenho, xilogravura, bordado urbano, fanzine e fotografia.

Para participar, é necessário ter a partir de 16 anos e se inscrever na recepção do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro), de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e no sábado, das 9h às 12h. Clientes Sesc devem apresentar o cartão na categoria Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. Para o público em geral, é obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Confira a programação completa das oficinas e participe!

PROGRAMAÇÃO:

17/01 (quinta-feira)

Oficina de introdução à escultura em madeira, com Alex Teles (MG)
Horário: das 10h às 13h e das 14h às 17h
Inscrição: até 17/01 | Vagas: 10

A oficina apresenta, de forma simples e objetiva, o desenvolvimento, os primeiros passos, o processo dos rascunhos à evolução da escultura, da criação à finalização, das várias maneiras de esculpir sensibilidades. Os participantes terão um contato mais próximo com a arte de esculpir madeiras e com a importância de compartilhar sabedorias no ato de entalhar histórias e memórias.

18 e 19/01 (sexta-feira e sábado)

Oficina de introdução ao desenho, com Binho Barreto (MG)
Horário: das 10h às 13h
Inscrição: até 18/01 | Vagas: 15

Esta oficina é para quem acha que não sabe desenhar e para quem desenha eventualmente, mas quer melhorar o traço. O conteúdo da oficina é composto por referências, conversas e exercícios com o objetivo de desbloquear e desenvolver algumas técnicas de desenho em conjunto com a aptidão do participante.

23 e 24/01 (quarta e quinta-feira)

Oficina de introdução à xilogravura, com Milton Lira (MG)
Horário: das 10h às 13h
Inscrição: até 23/01 | Vagas: 15
A oficina será um espaço de exploração criativa da xilogravura, técnica milenar de criação e reprodução de imagem. Serão abordados aspectos da história e também procedimentos técnicos da xilogravura, como gravação em matrizes de madeira e impressão/reprodução de imagens. A oficina convida os participantes a um espaço de múltiplas trocas de saberes, e ainda, propõe a xilogravura como forma de gravar rastros de um presente como forma de transcrever o mundo.

Oficina de introdução ao bordado urbano, com Itamara Ribeiro (MG)
Horário: das 14h às 17h
Inscrição: até 23/01 | Vagas: 15

A oficina vai trabalhar o bordado em grande escala como ferramenta de expressão e interação com a paisagem urbana. A oficina trará pontos básicos do bordado e propostas para usá-lo como meio de intervenção artística em diferentes superfícies urbanas. A oficina convidará os participantes a uma instigante aproximação com a cidade e seus fluxos.

25 e 26/01 (sexta-feira e sábado)

Oficina de introdução ao fanzine, com Rebeca Prado (MG)
Horário: das 10h às 13h
Inscrição: até 25/01 | Vagas: 15

Esta oficina tem como objetivo apresentar o conceito de fanzine para os participantes, discutir sua aplicação e seus formatos e, ao final da discussão, propor que cada participante articule e desenvolva sua própria peça. Mais que uma forma de editar e publicar um trabalho de forma independente, o fanzine se apresenta como uma ferramenta magistral de comunicação visual contemporânea e um convite ao público para o compartilhamento de ideias.

Oficina de introdução à fotografia, com Patrícia Azevedo (MG)
Horário: das 14h às 17h
Inscrição: até 25/01 | Vagas: 20

A oficina visa apresentar uma iniciação à fotografia em seus aspectos técnicos, estéticos e culturais. Serão trabalhados os fundamentos da fotografia com ênfase nos processos de captura e composição da imagem, apresentando possibilidades da linguagem fotográfica como meio de expressão pessoal, por meio da introdução de técnicas básicas envolvendo procedimentos com a câmera digital, seja de pequeno formato, seja de aparelhos celulares. A partir de uma prática de apoio serão sistematizados os principais conceitos e serão recortadas as discussões referentes ao programa proposto.
  
Ocupação da Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium: Oficinas de Artes Visuais
Data: de 17 a 26/01/2019
Horários: de acordo com a programação acima
Local: Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Entrada: gratuita, mediante inscrição na recepção do Sesc Palladium
Inscrições: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e no sábado, das 9h às 12h
Documentos: Clientes Sesc: cartão na categoria Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. Público em geral: RG, CPF e comprovante de residência.
Público-alvo: trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus dependentes e interessados em geral (jovens artistas visuais)
Classificação: 16 anos

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário