Translation

sábado, 19 de janeiro de 2019

Homenagem a Grace Passô marca abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes

A abertura da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes foi de emoção na homenagem à atriz e dramaturga Grace Passô e pela defesa da cultura como alimento da alma e setor estratégico da economia brasileira. A noite foi marcada por um novo passo na carreira de Grace Passô, que estreou como diretora de cinema em “Vaga Carne”. O filme, dirigido por ela em parceria com Ricardo Alves Jr, é a transcriação audiovisual do premiado espetáculo solo da artista. O trabalho foi produzido pela Universo Produção e mostrou à plateia a intensidade do corpo, da voz e das palavras de Grace. 
A pré-estreia mundial foi antecedida por uma performance multiartística comandada por Grazi Medrado e Chico de Paula. A apresentação repercutiu a temática central do evento deste ano, “Corpos Adiante”, por meio de música, dança e performances, numa espécie de “narrativa dramatúrgica” que traçou paralelo com a atual situação política e social do Brasil, valorizando a presença da diversidade na arte e no cotidiano do país. 
Homenagem
Também foram exibidos trechos de entrevistas da artista mineira. O público pôde acompanhar o pensamento de Grace transitar entre os anos de 2005 e 2018, sempre a reforçar a expressividade como sua maneira mais genuína de se comunicar e transfigurar seus estímulos. Definida como “corpo poliglota, de múltiplos tempos, artes, espaços, de todos os palcos”, em leitura apresentada pela atriz Gláucia Vandeveld, a homenageada foi chamada para receber o Troféu Barroco. 
Acompanhada da mãe, Valdete Lino Paes Souza, Grace Passô recebeu aplausos de pé das centenas de pessoas no Cine-Tenda. Emocionada, exaltou que aquela homenagem se estendia àqueles que, de alguma forma, se sentiam representados por ela ou por seu trabalho. “Nunca recebi uma homenagem dessa dimensão. Do fundo do coração, espero que muitas e muitos de vocês estejam se sentindo também homenageados com a minha presença aqui”, disse. 
Aos 38 anos, Grace vem sendo reconhecida como uma das grandes atrizes em atividade no Brasil. Escrevendo e atuando para teatro desde 2000, ela recentemente acrescentou o cinema entre seus talentos, participando de filmes de grande repercussão, como “Elon não Acredita na Morte” (Ricardo Alves Jr, 2016), “Praça Paris” (Lúcia Murat, 2017) e “Temporada” (André Novais Oliveira, 2018) – estes dois últimos lhe renderam diversos prêmios. “A arte é um chão essencial da nossa formação e da nossa existência. Que delícia poder celebrar alguma coisa nesse momento em que a gente vive no Brasil”, afirmou ela. “Um corpo não pode ter limites, e a política serve para que a existência dos corpos possa acontecer”, completou. 
Programação intensa segue no sábado
O dia de sábado será de grande destaque para a homenageada, que estará presente em diversos momentos da programação. A agenda da atriz e dramaturga começa às 12h, com o seminário “A Presença de Grace Passô”, no Cine-Teatro Sesi. Com mediação do curador Pedro Maciel Guimarães, a mesa vai discutir o percurso e os modos de criação da atriz no teatro e no cinema, com a participação da atriz, do cineasta André Novais Oliveira e da pesquisadora, historiadora e escritora Natália Batista. Às 15h30, Grace será a principal atração no bate-papo sobre o filme “Vaga Carne”, com mediação do curador Victor Guimarães e presença do co-diretor Ricardo Alves Jr
O cineasta e a atriz permanecem no Cine-Teatro, onde falam, às 17h30, sobre o filme “Elon Não Acredita na Morte”, primeira parceria dos dois no cinema. Na Mostra Homenagem, a aguardada exibição “Temporada” tem início às 20h, no Cine-Tenda. 
Mas o dia da homenageada não acaba por aí. Grace Passô apresenta, ainda, a performance audiovisual inédita “Grão da Imagem”, à 0h30, no Sesc Cine-Lounge. Acompanhada do músico Barulhista, Grace vai descrever uma série de cenas reais e cinematográficas, tornando-as visíveis apenas com seu corpo e sua voz. 
Temática
A temática “Corpos Adiante”, que norteará a programação da Mostra em 2019, será apresentada ao público com o seminário “Corpos Adiante: Perspectivas da Curadoria”. O encontro, mediado pelo coordenador curatorial de Tiradentes, Cléber Eduardo, terá também a presença dos curadores de curtas, Camila Vieira, Pedro Maciel Guimarães e Tatiana Carvalho Costa; e de longas, Lila Foster e Victor Guimarães. A mesa acontece das 10h15 às 11h45, no Cine-Teatro Sesi. 
De Minas ao Acre
A programação do sábado inclui ainda a primeira sessão da Mostra Foco Minas, no Cine-Tenda. A seleção de quatro curtas, que será exibida a partir das 16h30, tem como grande destaque a presença feminina. Três deles são dirigidos por mulheres: “À Cura do Rio”, de Mariana Fagundes Azevedo“Obreiras”, de Ana França, Gabriela Albuquerque e Isadora Fachardo; e “Plano Controle”, da premiada cineasta mineira Juliana Antunes (Troféu Barroco de Melhor Longa em 2017, com “Baronesa”). Já “Teoria sobre um planeta estranho”, que também integra a seleção do dia, foi dirigido por Marco Antônio Pereira. Em 2018, o diretor levou o Troféu Barroco (Melhor Curta, pelo júri popular). 
Às 18h, a mostra Corpos Adiante, no Cine-Tenda, traz a exibição de quatro curtas: “Lui”, de Denise Klein; “Quebramar”, de Cris Lyra; “Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados”, de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araujo e Pedro Maia de Brito; e o premiado “Noirblue – Deslocamentos de uma dança”, de Ana Pi. Na sequência, às 20h, entra em cartaz “Temporada”, que integra a Mostra Homenagem. 
No mesmo local, às 22h, a mostra exibe a pré-estreia nacional do longa baiano “Ilha”, dirigido pela dupla Ary Rosa e Glenda Nicácio. A trama acompanha uma dupla de amigos que sequestra um cineasta para que ele os ajude a realizar um filme em sua ilha-natal. 
O belo e tradicional Cine-Praça também dá início aos seus trabalhos em 2019, com o documentário “Empate”, às 21h. O longa do diretor Sérgio de Carvalhoé uma produção do Acre e revela os desdobramentos do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, com seus companheiros que voltaram a ser ameaçados por latifundiários trinta anos após a morte do ativista. 
Programação para toda a família
As crianças também não ficam de fora da programação. Às 11 horas, tem início a Mostrinha 2019, com a exibição no Cine-Tenda de “Sobre Rodas”. O primeiro longa de ficção do diretor Mauro D’Addio será apresentado à garotada em uma sessão com acessibilidade – audiodescrição, libras e legendas descritivas. 
Sábado também é o dia do tradicional Cortejo das Artes, que invade as ruas da tricentenária cidade histórica mineira a partir das 16h30. Com a regência e animação de bandas, grupos e artistas convidados, ele partirá da Igreja do Rosário. Nesta edição especial, o Sesc, parceiro do evento na programação artística, buscou resgatar e valorizar os artistas locais e as culturas tradicionais, sob um viés histórico, de forma a integrar moradores, turistas e convidados. 
A mostra permanente Corpo a Corpo, com curadoria e produção da artista, pesquisadora e produtora Thembi Rosa. A partir das 19h, ela apresenta no Sesc Cine-Lounge uma seleção de vídeodanças e filmes curtos. Na tela, a efetividade do corpo; os corpos como potência; as imagens de corpos instituindo lugares de falas, ações; as múltiplas relações corpo a corpo; as interações entre corpos e ambientes. 
SOBRE O EVENTO
22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Considerada a maior manifestação do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Busca refletir e debater, em edições anuais, o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira, em longas e curtas, em qualquer gênero e em formato digital. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui exibição de filmes brasileiros (longas e curtas), pré-estreias, homenagens, debates, encontros com a crítica, o diretor e o público, oficinas, seminário, mostrinha de Cinema, atrações artísticas.
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO. 
*** 
Acompanhe a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
 Informações pelo telefone: (31) 3282-2366 
 *** 
 22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de janeiro de 2019 
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:  TAESA, KINEA/Itaú, CSN, CBMM, CEMIG, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Apoio: ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA, SESI FIEMG, OI, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, TRES, WALS CERVEJA ARTE, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SENAC, CINEMA DO BRASIL, DOT, MISTIKA, CTAV, NAYMAR, CINECOLOR, GLOBO MINAS, CANAL BRASIL, EMBAIXADA DA FRANÇA, ETC FILMES, POLÍCIA MILITAR, PREFEITURA DE TIRADENTE E CENTRO CULTURAL AIMORÉS.
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CIDADANIA | GOVERNO FEDERAL
 LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílio da Gama 

Nenhum comentário:

Postar um comentário