Translation

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, confira os títulos selecionados como os melhores do ano para as crianças

E.T é uma das indicações de leitura para a garotada iniciante
Foto: Divulgação/NR7 assessoria
No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. Fundamental na formação das crianças em diversos aspectos, como desenvolvimento da linguagem e do senso crítico, a leitura desde a primeira infância é um apoio também na formação da sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes. 

Visando comemorar essa data, a equipe de curadoria da Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, separou uma lista com os melhore títulos de 2018 para os pequenos.

1 Meu Amigo Dinossauro

Editora: Ciranda Cultural
Ilustração: Stuart Lynch
Categoria: Leitores de Berço

Que tal um mundo onde os dinossauros são gentis e muito engraçados? Na literatura e no mundo da imaginação, tudo isso é possível! Com este livro, os pequenos irão ter contato com diferentes texturas e cores e, por meio do texto poético, ouvirão sobre valores essenciais à vida, como a amizade.

2 Amanhecer na roça
Editora: Baobá
Texto: Ronaldo Simões Coelho
Ilustrações: Nydia Negromonte
Categoria: Pré-Leitores

Este livro conta, de maneira poética, detalhes do cotidiano da vida na roça. Como seria amanhecer com o tico-tico cantando bem alto, enquanto o boi lhe dá um bom dia? As ilustrações em recortes e aquarela complementam o sentido das palavras, apresentando aos pequenos o gênero lírico de forma lúdica, acessível e interativa.

3 Meu Livro do Corpo
Editora: Catapulta
Autor: Nathalie Choux
Categoria: Leitores de Berço

Um livro informativo e bem diferente! Por meio de recursos sensoriais, os pequenos irão aprender sobre o corpo, os sentimentos e as brincadeiras. É muito importante que a criança descubra o seu corpo desde cedo e esta é a fase ideal para isto. Com a ajuda de um mediador, o momento da leitura será repleto de muita diversão e novos aprendizados!

4 Todos Juntos
Editora: Telos
Autora: Daniela Kulot
Categoria: Pré-Leitores

Um livro ilustrado sobre amizade, solidariedade, união e tolerância, mostrando que o bom da vida é estarmos juntos. Selecionado como um dos 30 melhores livros na Feira de Livro de Leipzig (Alemanha), este título recebeu o prêmio Leipzig Reading Compass no ano de 2016, e agora chegou como Lançamento Exclusivo Leiturinha para nossos assinantes. (Saiba mais sobre este título em 3 livros infantis para falar sobre tolerância com os pequenos).

5 Nhac!
Editora: Cortez
Autor: Canizales
Categoria: Leitores Brincantes

Quem comeu a folha? Nhac! Uma lagarta! E quem comeu a lagarta? Nhac! Uma aranha! Os pequenos deixarão a imaginação fluir com esta brincadeira acumulativa. Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha e sua ilustração e projeto gráfico foram destaque este ano na famosa feira de livros infantis da Itália: Bologna Children´s Book Fair.

6 Ledazeda
Editora: Peirópolis
Texto: Mahyra Costivelli
Ilustrações: Taisa Borges
Categoria: Leitores em Processo

Leda era uma menina azeda. "Ninguém entendia porque Leda só feria.". Esta é uma história sobre como o carinho e a atenção podem fazer brotar o que há de melhor em nós e nos outros! De autoria de Mahyra Costivelli e Taisa Borges, este livro conta a história de vida de uma menina e seu medo de não ser amada, possibilitando que os pequenos entrem em contato com seus sentimentos.

7 Caderno Sem Rimas de Maria
Editora: Pallas
Texto: Lázaro Ramos
Ilustrações: Mauricio Negro
Categoria: Leitores Fluentes

Este foi um Lançamento Exclusivo Leiturinha, com toda poética e estética de Lázaro Ramos, ator, diretor, apresentador e autor. Este livro, inspirado em sua filha Maria, é uma brincadeira com as palavras, apresentando aos pequenos a possibilidade de criar novos sentidos para coisas já conhecidas. (Saiba mais sobre este título em Caderno sem rimas da Maria: Um livro encantador, inspirado na filha de Lázaro Ramos).

8 E.T. O Extraterrestre
Editora: Intrínseca
Roteiro: Melissa Mathison
Ilustrações: Kim Smith
Categoria: Leitores Iniciantes

O sucesso de bilheteria dos anos 80 virou livro e agora compõe a biblioteca dos assinantes Leiturinha. O clássico, lançado em 1982, de direção de Steven Spielberg e roteiro de Melissa Mathison, ganhou mais de 10 prêmios internacionais e influenciou muitas obras que surgiram depois dela. A história, que agora ganha o formato de livro, foi ilustrada por Kim Smith e lançada este ano pela Editora Intrínseca, compondo uma coleção com outras duas adaptações do cinema. (Saiba mais sobre este título em E.T. - O Extraterrestre: Das telas para a biblioteca dos pequenos).

9 Tio Flores
Editora: V&R
Autora: Eymard Toledo
Categoria: Leitores Iniciantes

Um antigo costureiro, um menino, um rio e uma cidade em transformação - Um livro sobre a trama das mudanças provocadas pela expansão industrial. Para escrever este livro, a autora Eymard Toledo buscou inspiração em histórias reais que ouviu em uma viagem às margens do Rio São Francisco. Em junho de 2016, a obra foi premiada pela Academia Alemã de Literatura Infantojuvenil. (Saiba mais sobre este título em Alinhavando passado e presente: Um livro infantil sobre a memória dos povos ribeirinhos).

10 Manual do Defensor do Planeta
Editora: Casa da Palavra
Texto: João Alegria e Rodrigo Medeiros
Ilustrações: Eduardo Arruda, Estêvão Vieira e Tiago Lacerda
Categoria: Leitores Fluentes

Neste Manual do Defensor do Planeta, Theo registra um pouco sobre tudo que passa em sua nova vida na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Enquanto isso, ele percebe uma série de questões ambientais, como a falta de água, os diferentes tipos de energia, a produção de lixo, o desemprego e o uso de agrotóxicos, dando uma visão completa aos pequenos sobre várias questões ligadas ao meio ambiente.

Confira a lista completa dos 30 melhores livros infantis de 2018 no Blog Leiturinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário