Translation

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

‘Sesc Confluências’ debate as artes visuais em BH

Dando continuidade ao projeto Sesc Confluências, lançado este ano pelo Sesc, profissionais ligados às artes visuais abrem discussão sobre as potencialidades e fragilidades da área em Minas Gerais, do ponto de vista das suas atuações e experiências como produtores, artistas, arte educadores, curadores e gestores de espaços e projetos independentes de arte no estado. No dia 16 de setembro (domingo), será realizado um debate, aberto ao público, que é resultado do segundo encontro do projeto, que contará com dois dias de imersão no Sesc Palladium (14 e 15/9) sobre pautas como mercado de arte, intercâmbio artístico, carreira, reflexão e produção crítica em arte. O evento será realizado às 16h, no Espaço Multiuso, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do centro cultural (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro), 30 minutos antes do início do encontro. A entrada é por ordem de chegada e o espaço é sujeito a lotação de 60 pessoas.

Participarão do segundo encontro imersivo os artistas Alex Oliveira (Uberlândia), Andréia Bernardi (Belo Horizonte), Arianne Vitale (Pouso Alegre), Armando Ribeiro (Padre Paraíso), Bárbara Shaw (Belo Horizonte), Binho Barreto (Belo Horizonte), Estandelau (Belo Horizonte), Eugênio Sávio (Nova Lima), Juliana Flores (Belo Horizonte), Lucas Amorim (Belo Horizonte), Lygia Peçanha (Belo Horizonte), Nílcia de Paula (Pouso Alegre), Pedro Bezerra (Conceição das Alagoas), Maíra Públio (Belo Horizonte), Marcel Diogo (Contagem), Pedro Carcereri (Juiz de Fora) e Rodrigo Mitre (Belo Horizonte). O debate será mediado por Francisca Caporali, Divino Sobral e Daniel Toledo.

O QUE É O SESC CONFLUÊNCIAS

Projeto de Artes Visuais que atua, principalmente, fora dos eixos convencionados da arte, dos chamados grandes circuitos. O projeto colabora para uma análise localizada da produção artística contemporânea, contextualizando-a nos fluxos, espaços, práticas, políticas, ideologias e tensões nacionais e internacionais. Lança mão, para isso, da reflexão coletiva e do intercâmbio de saberes entre profissionais, valorizando as diversidades e a singularidade das culturas regionais, convergindo a produção nacional contemporânea e o fomento das artes visuais de forma descentralizada.

A iniciativa é idealizada pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com os Regionais do Sesc. Neste ano, ele acontece simultaneamente no Sesc em Minas, Sesc Alagoas, Sesc Maranhão e Sesc Pernambuco. Em cada regional, ocorrerão três encontros com carga horária total aproximada de 60 horas.

SOBRE OS MEDIADORES

Francisca Caporali (MG)
Fundadora e coordenadora artística do JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia desde sua origem, em 2010. Em 2016 e 2017 foi professora da Escola de Design e entre 2012 a 2016 da Escola Guignard, ambas da UEMG. Integrou a equipe curatorial das duas edições do Noite Branca/Fundação Clóvis Salgado em 2012 e 2014. Mestre em Artes (MFA) Integrated Media Arts/Hunter College (Nova Iorque, 2006/10) e em Comunicação Audiovisual para Mídia Interativa MECAD (Barcelona, 2003/04).

Divino Sobral (GO)
Artista e curador independente. Recebeu as premiações: Prêmio Curadoria Salão Anapolino de Arte (2017); Prêmio Curadoria Prêmio Marcantonio Vilaça CNI SESI SENAI (2015); Prêmio de Crítica de Arte do Situações Brasília Prêmio de Artes Visuais do DF (2014); Prêmio Marcantonio Vilaça MinC-Funarte (2009). Desde 1990 realiza exposições, integra comissões críticas e publica textos sobre arte brasileira.

Daniel Toledo (MG)
Pesquisador, crítico e curador em artes cênicas, performance e artes visuais, além de ator e dramaturgo. Atualmente desenvolve pesquisas sobre descolonização e crítica da modernidade. Já atuou como jornalista cultural do jornal O Tempo. Vive e trabalha em Belo Horizonte. 

Sesc Confluências - Debate aberto entre atores culturais das Artes Visuais em Minas Gerais
Data: 16/9/2018
Horário: 16h
Local: Espaço Multiuso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte - MG)
Público: artistas, produtores, gestores, pesquisadores, curadores, arte educadores, professores, jornalistas culturais, estudantes, dentre outros ligados às Artes Visuais.
Entrada: gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do centro cultural (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro), 30 minutos antes do início do encontro. A entrada é por ordem de chegada e o espaço é sujeito a lotação de 60 pessoas.
Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário