Translation

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Escritora Lívia Paulini resgata a poesia de Henriqueta Lisboa

A Academia Mineira de Letras promove no dia 25 de setembro, às 17h, a palestra “A presença de Henriqueta Lisboa ainda entre nós”. A conferência será proferida pela escritora Lívia Paulini, presidente emérita e cofundadora da Academia Feminina Mineira de Letras (Afemil).

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Amiga próxima da escritora mineira Henriqueta Lisboa (1901-1985), Lívia Paulini especializou-se em sua vida e obra: é autora do livro “Henriqueta Lisboa: presença e luz” (2001), em que faz um estudo sobre a poetisa. Sua palestra, porém, tem um tom intimista. “Quero contar ao público os encontros pessoais que tive com Henriqueta Lisboa”, diz a palestrante, que completou 100 anos em 2018.

Segunda sucessora da cadeira de nº 26, Henriqueta Lisboa foi a primeira mulher eleita para a Academia Mineira de Letras, em 1963. Natural de Lambari, no Sul de Minas, é autora de aproximadamente 20 livros de poesia, a exemplo de “Velário” (1936), “Flor da morte” (1949), “Azul profundo” (1956), “Montanha viva” (1959), “Reverberações” (1976) e “Pousada do ser” (1982). Sua obra é marcada pelo lirismo religioso e reflexões sobre o tema da morte, embasados em questões existenciais e metafísicas. Além disso, Henriqueta publicou poemas em revistas e jornais brasileiros e estrangeiros, lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Minas Gerais (posterior PUC Minas) e fez diversas traduções da obra do poeta italiano Dante Alighieri. Em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

 Sobre a palestrante:

Lívia Paulini nasceu em Budapeste, capital da Hungria, onde se formou em Pedagogia, Psicologia e Literatura Húngara. É viúva de Ernest Paulini, professor emérito da UFMG, com quem se mudou para o Brasil, a convite do presidente Getúlio Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial. Como escritora, possui 60 obras publicadas, entre romances, poesia, ensaios e traduções em três línguas, além de participação em antologias no Brasil, na França, na Inglaterra, na Hungria e nos Estados Unidos e artigos publicados em jornais e revistas. Lívia é especializada nas obras de Henriqueta Lisboa, com quem teve laços estreitos de amizade, tendo profundo conhecimento da sua filosofia. É cofundadora e presidente emérita da Academia Feminina Mineira de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Academia de Ciências da Hungria, da Academia Divinopolitana de Letras e da União Brasileira dos Escritores – Sessão Rio de Janeiro (UBE-RJ). 

Também é codiretora dos Escritores Internacionais nos Estados Unidos, correspondente da Academia de Cultura da Coréia do Sul, e codiretora da Associação Artística dos Húngaros em Exílio. Ao longo da vida, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, sendo o mais recente o Prêmio Paulo Rónai, promovido pela UBE; e as medalhas da Inconfidência, pelo Governo de Minas; Comemorativa do Centenário do Palácio da Liberdade, pelo Governo de Minas; de Cidadã de Belo Horizonte, pela Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte; da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Minas Gerais; do Prêmio Liszt Ferenc, pela União Brasileira de escritores, como tradutora das obras poéticas mineiras em inglês e húngaro.

Palestra “A presença de Henriqueta Lisboa ainda entre nós” – com Lívia Paulini

Data: 25 de setembro

Horário: 17h

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em institutounimedbh.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário