Translation

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Sesc celebra o ‘Dia Internacional do Folclore’ com programação especial

Folia de Reis é uma das atrações em Belo Horizonte
Foto: Divulgação
O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac preparou uma programação especial para o dia 22 de agosto, data em que se comemora o Dia Internacional do Folclore

O termo, que veio de folk lore, é uma palavra criada pelo antropólogo inglês William John Thoms e utilizada para identificar os aspectos culturais que marcam a sabedoria popular e a raiz da nacionalidade de um povo como suas crenças, tradições, modos de viver e falar, estilo de se expressar, bem como a música, a dança, o artesanato, a culinária e tudo aquilo que forma a essência da alma popular.

Pensando nisso, o Sesc realizará o Sesc nas Festas Populares, um encontro que contará com a presença de três manifestações importantes para o cenário cultural de Belo Horizonte: a Guarda de Congo, a Folia de Reis e a Quadrilha Junina Mineira. A festividade terá início às 19h, com um Cortejo inicial estabelecendo o marco deste encontro que sairá da portaria do Shopping Cidade (na entrada da rua Rio de Janeiro), com chegada no Foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium. Após o Cortejo, será proposta uma reflexão sobre as festividades populares por meio de uma Roda de Conversa com os grupos convidados em que será discutido o tema Sobrevivência dos grupos populares e tradicionais na Grande BH.    
               
O encontro é aberto ao público e trará, além dos debates, apresentações dos grupos presentes. Na ocasião, os ouvintes terão a oportunidade de discutir e vivenciar de perto um pouco dessas manifestações. O encontro será mediado pelo folclorista Carlos Felipe Horta, que ampliará as possibilidades de discussões.

Nesse sentido, o Sesc, que compreende que a cultura vai muito além das expressões artísticas, atuando e interferindo em todo e qualquer contexto humano, procura estimular, com essa iniciativa, o encontro das pessoas com importantes manifestações populares e tradicionais do nosso folclore. Além disso, democratiza o acesso, diversifica e fomenta as diferentes linguagens artísticas de Minas Gerais. Isso faz parte da missão do Sesc, reforçar a ideia de formação de públicos nos mais variados estilos.

SOBRE OS GRUPOS

Guarda de Congo São Bartolomeu

A Guarda de Congo de São Bartolomeu, com 17 anos de existência, tem sua história iniciada com os familiares da comunidade do Bairro Concórdia, sob a coordenação do Capitão da Guarda, Sr. Waldiney Antônio da Cruz Santos. Seus festejos acontecem em agosto e outubro em comemoração aos santos festeiros São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Essa é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil. O grupo conta com 28 integrantes entre jovens e adultos.

Associação Folia de Reis de Nossa Senhora Aparecida

A Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida, do bairro Marilândia, sob a presidência de Esmair Custódio, tem sua história iniciada em Crucilândia na cabeceira do Rio Manso (Morro da Onça), com o Sr. Antônio Gonçalves, esposo de Dona Maria Augusta. Antônio fez uma promessa que se fosse curado de uma doença grave seria devoto de Santos Reis. Ao receber a benção passou a oferecer todo ano um almoço no dia 1º de janeiro e um jantar no dia 6 de janeiro aos foliões e celebrar a missa aos Três Reis Magos do Oriente como devoção. Além de fazer visitações nas casas para receber ofertas e donativos aos pobres, também ajudar a igreja e a comunidade São Vicente de Paulo.

Quadrilha Junina Brejo Grande

Criado em 1978 numa festa em comemoração ao aniversário de seu fundador, primeiro marcador e mestre, o seresteiro Edmundo de Assis, atual Presidente, o Brejo Grande se orgulha em ter sido o primeiro campeão do Sesc e Arraial de Belô, (atual tetra). Além de levar a dança tipicamente mineira de Quadrilha Junina, por Minas Gerais, em concursos diversos, ruas e praças, creches, asilos, festas particulares, e empresas, mantendo assim a nossa tradição e cultura. O grupo tem sede no bairro Caiçara.

Sesc nas Festas Populares

Data: 22/8/18
Horário: 19h
Local: Cortejo (saída na portaria do Shopping Cidade – entrada da rua Rio de Janeiro - Centro - Belo Horizonte - MG) e Roda de Conversa (Foyer Augusto de Lima ou Rio de Janeiro – do Sesc Palladium)
Entrada gratuita
Duração: 180 min.
Classificação: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário