Translation

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Arte: Museu Inimá de Paula recebeu a visita de 10 mil estudantes em 2017

O programa Criança no Museu promove a visitação de alunos de escolas públicas e privadas ao espaço desde 2010

Atividades ajudam as crianças a compreenderem
 as manifestações artísticas - Foto: Divulgação
Oferecer uma atividade extraclasse que ensina e desperta nas crianças a consciência e a necessidade de preservação e valorização do patrimônio histórico. Esse é o principal objetivo do projeto Criança no Museu, que, em 2017, levou aproximadamente 10 mil estudantes para visitações no Museu Inimá de Paula. Desde 2010, apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto contempla milhares de alunos, principalmente de escolas públicas, possibilitando a visitação às dependências do museu com o intuito de compreender como as manifestações artísticas podem influenciar no dia a dia da sociedade.

Ao todo, mais de 80 escolas visitaram o museu no último ano, sendo que 90% delas da rede pública de ensino. Para viabilizar a visitação dos estudantes, o Museu Inimá de Paula oferece, por meio do projeto, o transporte escolar, mediação dos alunos com arte educadores capacitados e kit com material didático contendo livreto sobre o pintor Inimá de Paula, suas obras e arquitetura do prédio, além de lápis HB, borracha, apontador, caixa de lápis de cor, régua e lanche.

Em 2017, as escolas visitaram mais de seis exposições itinerantes durante o ano, além da mostra de longa duração, atelier e sala de autorretrato do artista que dá nome ao museu. Os participantes vão desde estudantes regulares, com idade mínima de 4 anos, até adolescentes ou alunos do Ensino de Jovens Adultos (EJA), que varia de 15 a 70 anos, sendo que a dinâmica da visitação é adaptada para atender melhor cada faixa etária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário