Translation

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Obra “Tem Gente que é Iluminada” Está Exposta no Mural Templuz


Obra pode ser vista gratuitamente em Belo
Horizonte - Foto: Divulgação
O Mural Templuz, localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Belo Horizonte, expõe a obra “Tem gente que é iluminada”, produzida pela ilustradora Lígia Fascioni. “A foto que serve de background para o desenho do painel é um dos inúmeros grafites que estampam a cidade de Berlim, onde moro desde 2011. Adorei as formas geométricas e a combinação de cores”, revela.
A inspiração para a produção do desenho, que retrata uma mulher sorrindo com cabelos parecendo raios de sol, veio de uma moça que Lígia viu em uma revista e, segundo ela, tinha um sorriso tão lindo que era impossível ficar impassível ao vê-la. “Penso que há pessoas realmente iluminadas, as quais conseguem mudar toda a atmosfera de um ambiente apenas nos presenteando com um sorriso. Para mim, elas representam poder e amor ao mesmo tempo.”
Gestão do Design
​A ilustradora sempre gostou de desenhar, mas acabou cursando engenharia e concentrando-se na área técnica. Depois de anos desempenhando essa atividade, fez doutorado em Gestão do Design e voltou ao mundo das artes e do desenho. Atualmente, moradora da capital alemã em Berlim, Lígia usa recursos digitais para produzir suas obras. “Uso as cascas das sucessivas camadas de grafite, que caem do trecho sobrevivente do muro de Berlim, como pano de fundo para minhas ilustrações. Fotografo essas camadas destacadas e as recorto digitalmente. Assim, todo horror desse símbolo de intolerância e desumanidade vira beleza, delicadeza e cor. É minha maneira de dizer que é possível mudar”, explica.
Acesso à arte
Localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte (MG), por onde passam mais de 100 mil carros por dia, o Mural Templuz tem por objetivo democratizar o acesso à arte e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida e cinzenta da capital mineira. Desde sua criação, em 2011, mais de 100 artistas nacionais e internacionais tiveram seus trabalhos expostos. Alguns deles podem ser conferidos em uma coletânea comemorativa disponível para download gratuito. A obra de Lígia ficará exposta no Mural Templuz até o dia 27 de novembro.

Sobre o Mural Templuz
O paredão de seis metros de altura onde as obras são instaladas pertence à Templuz, do Grupo Loja Elétrica. Para serem adequadas ao espaço, as obras originais são redimensionadas por meio de plotagem e instaladas por uma equipe de rapel. O serviço é realizado pela Hiper Graphic Digital.

Mural Templuz:
Obra: “Tem gente que é iluminada” - Ligia Fascioni
Data: até 21/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário