Translation

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Academia Mineira de Letras Realiza Sessão Especial


Acadêmico é homenageado com evento na
capital mineira - Foto: Divulgação
No dia 18 de setembro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras realiza a sessão especial “Cem anos de Odair de Oliveira: uma história que deixou saudades” para celebrar o centenário de nascimento do acadêmico. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

Renata Barbosa de Oliveira, filha de Odair de Oliveira, participa contando a história de vida, carreira, família, amigos, principais conquistas e condecorações do jornalista, 2º sucessor da cadeira de número 15 da AML.

Odair de Oliveira nasceu em Patrocício, em 1917. Mudou-se para Belo Horizonte em 1935 e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1945. Ingressou no jornalismo, trabalhou no jornal Estado de Minas nos setores de Revisão, Redação, até se tornar Redator Secretário.

Foi editorialista, escreveu sobre diversos temas, além de reunir grande material para trabalho sobre sua terra natal. A convite do Governo, viajou para Alemanha Ocidental, o que resultou no livro “Alemanha Ocidental: democracia em revolução”, lançado em 1968 pela Editora Itatiaia Limitada.

Foi Presidente da Associação Mineira de Imprensa e Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, de 1975 a 1978. Pertenceu também à Casa do Jornalista de Minas Gerais e à Associação Latino-Americana de Imprensa. Recebeu as seguintes premiações: Medalha de Honra da Inconfidência, Medalha Santos Dumont (prata), Comenda do Mérito Jornalístico “Geraldo Teixeira da Costa” e Trofeu “Cid Rebello Horta”.

Sobre Renata Barbosa:

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Química, ambos os títulos também pela UFMG. Possui pós-doutorado em Síntese Orgânica no Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz).

É professora associada da Faculdade de Farmácia da UFMG. Tem experiência na área de Química Medicinal/Química Farmacêutica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e síntese de substâncias bioativas e desenvolvimento de novos sistemas de liberação de fármacos.

“Cem anos de Odair de Oliveira: uma história que deixou saudades!”, com Renata Barbosa de Oliveira
Data: 18 de setembro
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita.
http://academiamineiradeletras.org.br/

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário