Translation

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Coral Lírico se Apresenta no Museu Inimá de Paula

O Museu Inimá de Paula recebe, no dia 21 de julho, às 19h, o novo concerto do Coral Lírico de Minas Gerais. Sob regência do maestro Lincoln Andrade e com acompanhamento de piano de Hélcio Vaz do Val, o programa traz algumas obras inéditas, outras que marcaram o repertório do primeiro semestre e uma homenagem ao músico Fernando Brant. A entrada é gratuita.

O meddley que abre o concerto mostra ao público os coros mais significativos de Carmen, de George Bizet, recém apresentada em Belo Horizonte com grande sucesso. A ópera continua no programa com os coros Suivons l’amant e Elle a quite ces lieux, do drama Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti.

Em seguida, o CLMG apresenta três canções à capella, interpretadas recentemente em um concerto realizado para o encontro de cúpula do Mercosul: a melodiosa En los Surcos del Amor, de Carlos Gustavino, a milonga campeira Jacinto Chiclana, de Jorge Luis Borges e o tango Verano Porteño, de Astor Piazzola.

O musical West Side Story, do compositor americano Leonard Bernstein, explora a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de rua de diferentes etnias. A seleção executada pelo Coral neste concerto, com acompanhamento de piano, inclui: Tonight, I Feel PrettyOne HandOne HeartMaria e America.

Uma homenagem a Fernando Brant e ao Clube da Esquina encerra o concerto. O Coral interpreta um meddley com arranjo de Lincoln Andrade e Frederico Natalino, com as canções Ponta de AreiaEstrela, EstrelaBailes da Vida e Para Paula e Bebeto.

Programa
Seleção de Coros de Carmen, de George Bizet

Coro das Cigarreiras
Coro dos Contrabandistas
Les Voici – Marcha dos Toreiros

Seleção de Coros da ópera Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti
Suivons l’amant
Elle a quite ces lieux

Três Canções Latino AmericanasEn los Surcos del Amor, de Carlos Gustavino
Jacinto Chiclana, de Jorge Luis Borges e Astor Piazzola
Verano Porteño, de Astor Piazzola

Seleção Coral de West Side Story, de Leonard Bernstein
Tonight
I Feel Pretty
One Hand, One Heart
Maria
America

Meddley Milton Nascimento, arranjo de Lincoln Andrade e Frederico Natalino
Ponta de Areia
Estrela, Estrela
Bailes da Vida
Para Paula e Bebeto

Coral Lírico de Minas Gerais
Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais.

Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Angela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda e Márcio Miranda Pontes. Seu atual regente titular é o maestro Lincoln Andrade.

O Grupo se apresenta em cidades do interior de Minas e em capitais brasileiras com o intuito de contribuir para a democratização do acesso de diversos públicos ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. O Coral já atuou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Dentro da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem Concertos no Parque, Lírico na Cidade, Concertos Didáticos e participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade, além de vivenciar o contato com os artistas.

Lincoln Andrade

Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado pela University of Wyoming, EUA, onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e do Coral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É o produtor musical, apresentador e entrevistador dos programas “Conversa de Músico” e “Conversa de Músico Concertos”, produzidos e veiculados pela TV Senado. Atualmente é professor de regência e o coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. É constantemente convidado para dar palestras sobre regência e o canto coral em festivais no Brasil.

Lírico no Museu

Data: 21 de Julho(terça-feira)

Horário: 19h

Duração: 60 minutos

Local: Museu Inimá de Paula

Classificação: Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400

Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário