Translation

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Museu Inimá de Paula Proporciona Visitas Guiadas Para Estudantes


Crianças se divertem e aprendem visitando o museu
Foto: Divulgação
A Arte não é só para "gente grande". Ela auxilia na formação da personalidade e repertório de crianças e adolescentes, oferecendo ferramentas para compreender a pluralidade da sociedade e expressar-se. Ciente dos benefícios desse contato, o Museu Inimá de Paula oferece visitas guiadas e oficinas gratuitas, de terça-feira a sexta-feira, para turmas de estudantes interessados em conhecer mais sobre o acervo e exposições itinerantes, através do projeto Arte Educação.

Antes do passeio, o museu disponibiliza para o professor um material didático educativo em arte para que a preparação das aulas e projetos aplicados aconteçam da melhor forma. No dia da visita, os grupos de até 50 pessoas são recebidos por um arte-educador que os orientará durante todo o percurso com duração aproximada de uma hora. Ele será o mediador responsável por conduzi-los pelo espaço expositivo, apresentando as obras, os temas devidamente propostos e as possibilidades artísticas presentes. O museu oferece também aos visitantes oficinas com profissionais especializados. Para as crianças, a história do artista Inimá de Paula é contada por duas atrizes de teatro, o que acaba gerando maior atenção dos pequenos.

Para atender as demandas das diversas escolas da região, a instituição oferece turnos diferenciados. Os horários de 09h e 10h são disponibilizados às terças, quartas e sextas. Na parte da tarde, estão disponíveis os turnos da 14h e 15h30, de terça a sexta. A única opção noturna é na quinta-feira às 19h.

A idade mínima é quatro anos. As instituições de ensino devem enviar dois acompanhantes, além de apresentar a declaração de visita devidamente preenchida.

O Projeto Arte Educação é mantido através da Lei Rouanet, com o patrocínio do Banco Itaú.


O PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO  COMPLETA  QUATRO ANOS DE ATUAÇÃO.

Desde 2010, o Museu Inimá de Paula recebe, em visitas orientadas, alunos e professores de escolas públicas e privadas no intuito de democratizar o acesso a arte. O projeto disponibiliza todo o apoio didático em material educativo impresso, kit de arte (composto por régua, lápis, borracha, caixa de lápis de cor, apontador, bloco de anotações), transporte e acompanhamento por arte-educadores durante toda atividade orientada. Todas essas ações são realizadas com patrocínio do Banco Itaú, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Por intermédio das atividades educativas realizadas no Museu Inimá de Paula, o público utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual – o que influencia seu processo de aprendizagem e auto-conhecimento.

O Projeto Arte Educação trata-se de um processo de educação para a vida. A formação cultural permite ao sujeito conhecer a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e idéias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar conceitos pré determinados e agir socialmente para transformar o ambiente em que vive.

O ensino de artes proposto pelo Museu Inimá de Paula através do projeto educativo, rompe com barreiras de exclusão, com uma prática educativa embasada na capacidade de experenciar de cada um. As crianças e jovens recebidos nessa instituição se reconhecem como participantes e construtores de seus próprios caminhos por meio da sensibilização pela arte, contribuindo efetivamente para a constituição de sujeitos autônomos, conscientes e assim, livres.

Museu Inimá de Paula
www.museuinimadepaula.org.br
(31) 3213-4320

Nenhum comentário:

Postar um comentário