Translation

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Som Afroprogressivo no Museu de Arte da Pampulha

Está é a última da série de apresentações viabilizadas pelo Edital Concurso Cultura 2014 do Ministério da Cultura para o período de Copa do Mundo em BH
 
Babilak Bah e o Quarteto de Enxadas se preparam para fechar com chave de ouro a série de apresentações do show o “Som Afroprogressivo” durante a Copa. Os músicos se reúnem novamente no dia 12 de julho (sábado), às 16h, no Museu de Arte da Pampulha (Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 – Pampulha). Criador compulsivo e dono do que se pode chamar de "teimosia artística", Bah se autodenomina mais um "propositor" do que um compositor, certo de que o que norteia o seu fazer artístico em mais de 20 anos de carreira é a persistência de construir um trabalho autoral, singular, sublinhado por sua biografia e identidade. 
Artista do ruído, Babilak vem de forma sistemática afirmando-se como um criador de situações sonoras, um propositor por excelência, autodidata, poeta e arte-educador. Em 2000 o artista concebeu e criou o "Enxadário: Orquestra de Enxadas", através de experimentações sonoras que explorava os timbres desse instrumento até então utilizado como ferramenta de trabalho. 
Dando sequencia ao seu projeto estético, Bah retoma a sua criação mais inovadora agora de forma suscinta através do quarteto de enxadas. Conduzidos por seu idealizador, os músicos executarão de maneira inédita e inusitada o Hino Nacional Brasileiro, usando a enxada como instrumento.  
O Quarteto de Enxadas tem em sua formação os músicos: Johnny Herno (percussão, enxadas e efeitos, Leonardo Brasilino (Trombone e direção musical), Thiago de Melo (baixo acústico e enxadas) Markus Cupertino (bateria e enxadas) Almin de Oliveira (Enxadas e congas). Além dos instrumentos tradicionais, serão usadas na performance algumas novidades criadas no projeto "Enxadigma: pesquisa e construção de instrumentos" com destaque para o Marimbau Eletrônico, que, conforme definição do músico, é uma "evolução luxuosa da sua Berimbacia". O Marimbau foi criado por Waldo Lima do Vale, especialmente para Babilak. 
Sobre o artista
Nascido na Paraíba e radicado há mais de 20 anos em Belo Horizonte, Babilak está sempre em busca de se reinventar. Bah já participou nos mais importante eventos de música do Brasil: Pixinguinha/Ministério da Cultura, Rumos Itaú Cultural e foi destaque no Festival Espírito Mundo levando sua sonoridade por cidades da França, Espanha e Inglaterra.
 
Babilak Bah & Quarteto de Enxadas em BH
12 de julho (sábado), às 16h -  Museu de Arte da Pampulha - Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 - Pampulha
Classificação livre
Entrada franca
Informações: (31) 3077 0606

Nenhum comentário:

Postar um comentário