Translation

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Som Clube traz nomes de peso da música à BH

A musa Alessandra Maestrini apresenta
 seus sucessos em BH
O barco de velas brancas no meio da cidade leva o nome: SOM CLUBE
São formas aéreas movidas pelos sons inventados e a harmonia do encontro da Arte.
À noite, vem as cores com desenhos e tudo fica mais abstrato.
Lugar poético para viagem intangível da boa Música.
Gustavo Penna
 
Por três sextas-feiras, a partir das 18h30, a Praça da Savassi recebe um dos mais brilhantes projetos musicais da cidade, o Som Clube, que apresentará: Alessandra Maestrini (25 de abril), Thiago Pethit (2 de maio) e Marcelo Jeneci (9 de maio)
 
O projeto Som Clube foi elaborado no ano de 2000 tendo como conceito a apresentação da modernidade musical na cena brasileira e os avanços tecnológicos na área de produção musical. Em 2000/2001, nos meses maio, abril e junho, 24 eventos aconteceram na Savassi e mostraram que podem-se fazer produções musicais de alta qualidade  com as novas tecnologias do mercado.
 
Para a curadora e idealizadora do Som Clube, Maria Alice Martins, em 2014 o projeto utilizará muito mais tecnologias que foram desenvolvidas durante estes 13 anos. Para ela, “o local foi escolhido de acordo com a proposta do projeto - uma das esquinas da Savassi - de maior movimento do nosso público-alvo: formadores de opinião, músicos, jornalistas, escritores, artistas plásticos, arquitetos, donos de livrarias, estudantes e todos os que passam pela Savassi no pique do rush, às seis e meia da tarde. Os dias - mais instigantes ainda: sextas‐feiras. Um grande desafio!”
 
O projeto Som Clube 2014 tem patrocínio da Claro através da Lei Estadual de Incentivo a Cultural e faz parte do programa cultural Claro Experiências.
 
Para desenhar o palco foi convidado, como em 2000, o mais renomado arquiteto de Minas Gerais, Gustavo Penna, que também é o mais envolvido no cenário musical da cidade, tendo feito cenários para O Corpo, e instalações para a Bienal de São Paulo.
 
Maria Alice Martins continua: “trocamos a ideia de um palco tradicional por uma instalação de artes plásticas, poética, ao mesmo tempo profundamente ligada as inimagináveis opções que a tecnologia nos oferece. Um palco que será montado e desmontado em 30 minutos. O executor do projeto do palco é um artista também: Seu Joaquim, que executa todos os cenários do Grupo Corpo e as instalações ousadíssimas de Gustavo Penna. Tudo na maior leveza e simplicidade”.
 
“Outro grande desafio foi convidar músicos contemporâneos que prendessem a atenção do público através da ótima qualidade do seu trabalho. Como todos os produtores que realizam projetos, e não apenas shows esporádicos, temos um cast fixo formado por músicos de ponta, que escolhemos para os projetos de acordo com a personalidade de cada um”.
 
Para este projeto piloto de 2014, com três apresentações apenas, serão apresentados shows sofisticados, mas populares devido a grande repercussão e qualidade do trabalho de cada uma das atrações.
 
Os shows são todos gratuitos, com cadeiras confortáveis para a plateia, bares ao redor para matar a sede e banheiros químicos.
 
Programação Som Clube 2014
 
Dia 25 abril - sexta-feira – às 18h30
Alessandra Maestrini – cantora e atriz desenvolve um trabalho na área do jazz e acaba de lançar seu primeiro CD, Drama N’Jazz. Em todas as apresentações de Alessandra, seja no Festival de Jazz de Ouro Preto, seja no Festival de Jazz no Porto no Rio, Alessandra deixou o público apaixonado com sua extrema habilidade como cantora e sua presença cênica inigualável. Ninguém sai de um show da Alessandra ileso. Seu pianista João Carlos Coutinho, é um dos melhores da música brasileira.
 
Dia 02 maio - sexta-feira – às 18h30
Thiago Pethit – cantor performático e ator, que com um visual hipster explora um repertório que vai das músicas dos filmes de David Lynch a Kurt Weill passando por Elvis Presley. Sofisticado ao extremo, leva a grande vantagem de ser extremamente simpático e bem educado com a plateia que interage o tempo todo com o cantor e sua sensacional banda.
 
Dia 09 maio - sexta-feira – às 18h30
Marcelo Jeneci – consagrado compositor e cantor, faz parte também da cena alternativa, não se encaixando ao mainstrean.  Ao mesmo tempo em que faz um enorme sucesso na cena paralela. Suas músicas são muito conhecidas e não há quem não saiba assobiar alguma delas. Sua excelente banda conta com seu produtor, o renomado Alexandre Kassin (1974) que além de produtor musical é cantor, compositor e multi-instrumentista. Jeneci irá lançar para os mineiros seu mais novo trabalho, o álbum  “De Graça.
 
Som Clube 2014
Dias: 25 de abril – 02 de maio -  09 de maio- (sextas-feiras)
Horário: a partir das 18h30
Entrada franca
Idealização e Curadoria: Maria Alice Martins
Produção: Rud Carvalho
Outras informações: (31) 8415 8343 (Maria Clara Amorim – Produtora Executiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário