Translation

terça-feira, 10 de abril de 2012

Grande Leilão Beneficente no Teatro Alterosa

No dia 23 de abril (segunda-feira), partir das 20 horas, o Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriand, 499 – Floresta- Belo Horizonte) recebe um grande leilão de arte, cuja renda será revertida para a Fundação Projeto Sorria de Ouro Preto. Serão leiloadas cerca de 140 obras (entre pinturas e esculturas), todas de respeitados artistas plásticos brasileiros que doaram seus trabalhos.
Além da relevante colaboração com as atividades da entidade filantrópica Projeto Sorria, esta será uma ótima oportunidade para o público que quiser investir em artes, pois as obras serão leiloadas a preços bem acessíveis.


Sob o comando do leiloeiro oficial Amilcar Vianna Martins, estarão participando obras de Amílcar de Castro, Carlos Bracher, Fernando Lucchesi, Jorge Fonseca, Jorge dos Anjos, Fernando Pitta, Cacá Drummond, Helio Petrus, Vandico, Fani Bracher, Chico Ferreira, Gilberto Abreu, Jarbas Juarez, Ana Dias, Fernando Veloso, Maria Helena Andrés, Ivan Marquetti e Selma Weissmann.

Fundação Projeto Sorria

Existe desde 1978 em Ouro Preto e já atendeu mais de 30 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Atualmente é composta por 11 unidades espalhadas pela região central de Minas Gerais, com um quadro de 45 profissionais que proporcionam apoio e assistência odontológica gratuita a oito mil pessoas.

A história da Fundação Sorria é o retrato de uma realidade que privilegia a população carente da cidade de Ouro Preto e arredores. Cerca de oito mil crianças e jovens de zero a 18 anos recebem da Fundação tratamento odontológico gratuito e de qualidade.

Essa realidade foi sonho, há anos, para o cirurgião dentista Aluísio Fortes Drummond que, com seu ideal, criou o Projeto Sorria. A proposta é formar consciência sanitária nas famílias das crianças assistidas e resgatar nelas o exercício da cidadania.

Atua com condutas preventivas de saúde bucal para atingir índices epidemiológicos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para isso, a atuação junto às famílias das crianças beneficiadas é fundamental no sentido de despertar a importância do controle das enfermidades bucais. Além disso, mais do que prestar assistência odontológica, a Fundação Sorria acompanha o desenvolvimento da criança, por meio de revisões periódicas. Em 17 anos de atuação, mais de 30 mil crianças já se trataram e resgataram o direito de ter dentes saudáveis e um sorriso que não os envergonhe.

Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que no Brasil as instituições filantrópicas cobrem apenas 0,47% da demanda de assistência odontológica. Atualmente, a Fundação Sorria presta assistência odontológica completa e gratuita a oito mil pessoas carentes, de 0 a 18 anos, o que corresponde a 18% da população infantil de Ouro Preto. Este trabalho reduziu em 55% o índice de cárie nessa população.

Reconhecida como uma das mais atuantes e importantes entidades do terceiro setor, a Fundação Sorria recebeu nestes anos diversos prêmios, como: Prêmio Nacional em Saúde da Fundação ABRINQ, Pelos direitos da Criança –SP; Prêmio Cidadania Ação Comunitária e Assistência Social – Placa de Ouro – da Procuradoria Geral de Justiça, Ministério Público de Minas Gerais; e Prêmio Racine, Responsabilidade Social como Fator de Transformação da Alcan Alumínio do Brasil – SP.

Abaixo, o depoimento do Prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo:


“Aluísio Drummond é o artista do sorriso! Faz com que milhares de crianças possam sorrir, e merece que lhe sorriam a solidariedade e a parceria de dezenas de artistas sensibilizados diante dessa conquista maravilhosa. A doação de obras de arte permite que outra parcela significativa da comunidade possa integrar-se à grande tarefa da Fundação Sorria. É a vez, agora, de todos os que, adquirindo uma das criações ofertadas, vêm viabilizar as iniciativas diversas do projeto, na manutenção ou ampliação dos seus relevantes serviços. Cidade das artes, Ouro Preto agradece o carinho dos artistas que se engajaram na rede de apoio à Fundação Sorria. Cada uma dessas obras vai garantir a assistência a cerca de 7 mil crianças hoje atendidas. A criançada de Ouro Preto abre para todos largo e claro sorriso de gratidão. Como Prefeito e também amigo da Fundação Sorria e companheiro cordial dos que atuam no campo das artes, expresso o melhor reconhecimento aos nossos colaboradores.”

Outras informações:
www.fundacaosorria.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário