Translation

sábado, 26 de março de 2011

Informações Sobre Avião do Iron Maiden Caem na Internet

Por: Ricardo Bello

Um vídeo postado no Youtube mostra a comunicação do voo 666 com a torre de comando do aeroporto de Guarulhos. O avião identificado com essa sigla é o que transporta a banda de heavy metal Iron Maiden, que está em turnê pelo Brasil. Certamente quem filmou o momento exato do diálogo,(que além da voz do piloto e vocalista da banda, Bruce Dickinson, mostra um radar no painel ) é admirador do grupo, conhece alguém ou trabalha em aeroporto.

Parece coisa de fã, mas isso faz pensar na segurança dos dados, aí é que mora o perigo. Geralmente informações sobre as coordenadas do avião ou diálogo com a torre são divulgados na mídia somente quando ocorre algum acidente, a exemplo da morte dos Mamonas Assassinas ou o voo de uma cia aérea famosa que esbarrou em um avião de pequeno porte, tendo consequências fatais.

Segurança de dados é coisa muito séria e deve ser repensada após este episódio do vídeo do Iron Maiden. Fã que é fã comete loucura para encontrar com seus ídolos, passam horas acampados em lugares. É legal ver o carinho do público com seus ídolos, mas se informações sigilosas sobre o avião da banda caíram na internet, outros dados também podem parar na grande rede, mesmo que quem tenha postado tenha a melhor das boas intenções. Uma pessoa inocente joga as informações na rede, outra nem tão bem intencionada pode ter acesso a elas e causar danos irreversíveis.

É um fato que deve ser pensado, afinal, hoje aconteceu com um famoso...amanhã podem ser espalhados dados de pessoas comuns e gerar consequências graves. E fica a pergunta: onde está a segurança da informação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário