Translation

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

“ESPLENDORES DO VATICANO: UMA JORNADA ATRAVÉS DA FÉ E DA ARTE”


Foto:Divulgação

Todos os anos, milhões de turistas de várias partes do mundo visitam o Vaticano, que possui uma coleção de arte que abrange séculos, incluindo objetos que datam do Egito antigo e da Assíria, passam pelas eras do Renascimento europeu e do Barroco e chegam até os dias atuais.
 
Agora os brasileiros terão uma oportunidade única de encontrar estas raridades na exposição “Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte”, que chega à Oca do Parque do Ibirapuera, com abertura para convidados no dia 20 de setembro e para o público em geral de 21 de setembro a 23 de dezembro de 2012. A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com copatrocínio da Cielo, apoio institucional da Arquidiocese de São Paulo, apoio de TozziniFreire Advogados e realização da TIME FOR FUN.  
 
"Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte", que chega pela primeira vez à América Latina depois de ter 1.5 milhão de visitantes nos Estados Unidos, apresenta 200 obras de arte sacra e objetos históricos significativos, muitos dos quais nunca deixaram o Vaticano. Cada objeto que compõe a exposição conta sua própria história, formando um grande mosaico do legado da Igreja Católica e seu impacto sobre a arte, história e cultura da civilização Ocidental.
 
As coleções estão organizadas para mostrar a contribuição do Vaticano no mundo das artes, com objetos que marcam eventos dos 2 mil anos de história e tradição da cidade-estado. A mostra é projetada para levar os visitantes a uma viagem através dos tempos de expressão artística e iconografia religiosa.
 
O Vaticano tem desempenhado um papel central na criação e preservação da arte Ocidental. Ao longo dos séculos, os papas encomendaram e coletaram obras de renomados artistas, e também foram objetos de muitas pinturas e esculturas. O Vaticano também serviu como um museu de objetos históricos, tais como relicários, mapas, documentos, vestimentas, itens litúrgicos e culturais de todo o mundo - todos apresentados na exposição, que ajuda a conectar os visitantes com importantes momentos e personagens históricos.
 
A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano de Ravenna, que trabalhou no Vaticano durante 15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano. Os objetos serão exibidos em onze galerias e ambientes recriados e organizados em seções temáticas, que facilitam a compreensão do visitante a respeito de sua importância histórica e artística. Coletivamente, ilustram a evolução da Igreja e o início do papado com o primeiro Papa, São Pedro, até o Papa Bento XVI, com ênfase especial na arte e nos objetos históricos que refletem os eventos e períodos significativos relacionados ao Cristianismo.
 
O segundo andar trará elementos especialmente criados para que os visitantes se sintam transportados ao Vaticano. Haverá uma projeção da famosa Capela Sistina no teto da Oca, e uma visita virtual à obra, com detalhes dos afrescos monumentais pintados por Michelangelo, além de vídeos que mostram detalhes da arquitetura e dos locais mais visitados do Vaticano.
 
A partir de 03 de setembro, os ingressos podem ser adquiridos na internet – www.ticketsforfun.com.br -, pelo telefone 4003-5588 (válido para todo o país), nos pontos de vendas espalhados pelo Brasil e, sem taxa de conveniência, na bilheteria oficial do Teatro Abril. A Bilheteria da Oca (Pq. do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, S/Nº, Portão 03) começa a funcionar em 18 de setembro.
   
ESPLENDORES DO VATICANO – GALERIA A GALERIA
Crédito das imagens: © Cittá del Vaticano
 
Prólogo: VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
 
Um vídeo apresenta imagens espetaculares da arte do Vaticano em diferentes períodos da Basílica de São Pedro e cenas reais da Scavi - a necrópole abaixo da Basílica - onde está o túmulo original em que os ossos de São Pedro foram encontrados.
 
Em um ponto posterior da exposição, os visitantes terão a oportunidade de ver fragmentos reais de ossos de São Pedro e São Paulo, apresentados em um relicário especial.
 
Galeria 1: DIÁLOGO CRISTÃO INICIAL ENTRE A FÉ E A ARTE
 
Nesta área, o visitante poderá ver uma representação do túmulo de São Pedro como foi encontrado, em 160 d.C., com um fragmento original da parede vermelha descoberto em 1941, com a inscrição em grego “Petros Eni” (“Pedro está aqui") e fragmentos arquitetônicos em mármore encontrados nas escavações que acharam o túmulo de São Pedro na necrópole, ou Scavi do Vaticano, localizado abaixo das Grutas do Vaticano. O altar da Basílica de São Pedro está localizado acima deste espaço.  
                                      
Destaques:
Petros Eni” (Pedro está Aqui) - molde de gesso do fragmento da “Parede Vermelha” na Scavi do Vaticano;
Fragmentos arquitetônicos em mármore da necrópole do Vaticano;
Cabeça Masculina Encontrada Sob o Piso da Basílica do Vaticano - Século I;
Reprodução da placa votiva de ouro datada do século VI-VII;
Tijolo do túmulo de São Paulo, provavelmente do Século II.
 
Galeria 2: A ASCENSÃO DA ROMA CRISTÃ
 
Esta galeria explora a Idade Média e o período Bizantino, quando Roma cresceu como cidade cristã promovida pelo papado. Um objeto raríssimo que estará neste local é o relicário de ouro e prata com ossos que, durante séculos, acreditou-se pertencerem a São Pedro, São Paulo e vários outros santos.
 
Destaques:
Mosaico do Oratório de João VII;
Antiga Cátedra de São Pedro, original - século IX;
Modelo da Estátua de Arnolfo di Cambio, que representa São Pedro Entronado (os pés da escultura original, localizada na Basílica de São Pedro, ficaram lisos com o   passar dos séculos, depois de serem tocados e beijados por muitos peregrinos);
Relicário com fragmentos de ossos dos santos Pedro, Paulo, Ana, José e outros.
 
Galeria 3: O INÍCIO DO RENASCIMENTO
Até o final de 1400, os romanos estavam fascinados pela Roma Antiga e sob influência do Humanismo e suas idealizações do mundo clássico.
 
Os arquitetos, filósofos e artistas do final do século XV fizeram uso da mesma arte da Roma Antiga para forjar uma trajetória totalmente nova. Voltaram-se para a antiguidade clássica em busca de influência, inspiração e autoridade, utilizando suas descobertas para estabelecer um estilo emocionante e inovador, que criou harmonia entre as imagens cristãs e não cristãs. Este período ficou conhecido como Renascimento e sua arte era uma celebração do pensamento cristão.
 
Destaques:
• Duas grandes esculturas em mármore do século XV, "O Martírio do Apóstolo           Pedro" e "O Martírio do Apóstolo Paulo", que aparecem no Cibório do Papa Sisto   IV;
A Deposição no Sepulcro, obra de Giorgio Vasari, importante arquiteto e pintor, considerado o pai da história da arte, mais conhecido como autor de The Lives of the Artists [As Vidas dos Artistas]. Trata-se de uma enciclopédia de resumos de dados biográficos dos principais pintores, escultores e arquitetos do Renascimento Italiano, incluindo Michelangelo;
Folha direita (lado externo), painel inferior da Porta de Filarete, que são as portas centrais da Basílica de São Pedro;
A Virgem Maria com o Menino Jesus entre São Pedro e São Paulo.
 
Galeria 4: MICHELANGELO
 
Considerado um dos maiores criadores da história da arte Ocidental, o pintor, escultor e poeta Michelangelo é celebrado nesta galeria. Os visitantes terão a oportunidade de ver uma reprodução da obra original “Pietà”, uma das esculturas mais belas e renomadas da humanidade, bem como uma “Pietà” original em baixo-relevo, um dos últimos trabalhos de Michelangelo.
 
Esta seção explora a inflamável relação entre o Papa Júlio II e Michelangelo durante a pintura da Capela Sistina.
 
Ao final da galeria, o visitante poderá experimentar uma imersão na Capela Sistina e verá uma reprodução dos andaimes usados por Michelangelo para alcançar o teto da capela, com pouco mais de 20 metros.
 
Destaques:
Pietà, de Michelangelo Buonarroti, molde de 1975, feito a partir do molde de           1930, feito a partir do original de 1499;
Pietà, Baixo-Relevo, de Michelangelo Buonarroti.
 
Galeria 5: A BASÍLICA DO RENASCIMENTO
 
Em 1506, o Papa Júlio autorizou a construção de uma Nova Basílica de São Pedro no local da Antiga. Michelangelo foi um dos muitos arquitetos que trabalharam no novo edifício. O famoso artista Bernini também contribuiu muito para a Nova Basílica e decorou seu interior em estilo barroco.
 
Destaques:
Compasso de Michelangelo Buonarroti;
Dois Anjos, Oficina de Gian Lorenzo Bernini - Século XVII;
Medalha do Papa Júlio II;
Punho da Espada de Gian Lorenzo Bernini;
Castiçal para a Basílica de São Pedro, Bernini criou este elegante castiçal de            bronze; 
Retrato de um Anjo, ilustração de Giacomo Zoboli.
 
Galeria 6: A ARTE EM SERVIÇO DA FÉ
 
Durante o período de apogeu do Renascimento, a Reforma Protestante nasceu e a Reforma Católica a seguiu. O Concílio de Trento, que se reuniu em três sessões, de 1545 a 1563, estabeleceu diretrizes de que a arte deveria estar a serviço da fé para levar a mensagem do Cristianismo de forma acessível às pessoas comuns. Esta galeria apresenta esta história com objetos desenvolvidos durante este período de mudança.
 
Fará parte deste espaço “Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos”, realizado pelo artista Guercino no século XVII. Pintura altamente expressiva, que mostra o Véu de Verônica, um dos temas favoritos dos artistas barrocos. Segundo a tradição, Santa Verônica usou o “sudário”, um pano pequeno, para limpar o rosto de Jesus no caminho em direção ao Calvário. O pano, sobre o qual a imagem do Cristo está marcada, é uma relíquia legendária.
 
O quadro de Guercino capta a iconografia tradicional do véu sagrado: a cabeça de Jesus com a coroa de espinhos, a face emoldurada por seus cabelos grossos, a barba apontando e a expressão de angústia que também revela o doce amargo de seu sacrifício.
 
Destaques:
Manto de São Carlos Borromeo (1538 – 1584), capa longa e semicircular, presa por um broche e feita de damasco e brocado;
A Sagrada Família com São João Batista;
Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino), de Giovanni Francesco Barbieri, conhecido como Guercino (1591 – 1666);
A Virgem Maria com o Menino Jesus e livro nas mãos, outra pintura de Guercino;
As estátuas de metal dourado de São Pedro, São Paulo, São João e Santo André;
Pintura intitulada Madonna del Sassoferrato, de Giovanni Battista Salvi       (conhecido como Il Sassoferrato).
 
Galeria 7: A ARTE DA LITURGIA
 
Como instrumento essencial em rituais de adoração a Deus, objetos litúrgicos (instrumentos utilizados na celebração da Missa) são muitas vezes ricos e esplêndidos. Artistas aproveitaram a oportunidade para criar objetos que são tão belos e expressivos quanto duráveis ​​e práticos. Objetos ricos em arte decorativa, centrados em figuras históricas, são apresentados nesta área.
 
Destaques:
Trono Pontifício do Papa Pio XI,  feito de madeira, veludo, metal banhado a ouro e fio de ouro - Século XIX;
Casulas elaboradamente decoradas (vestimentas litúrgicas);
Cálice e patena com brasão da Basílica de São Paulo Extramuros e a Cena da        Última Ceia;
Suporte Barroco com a Última Ceia, a Deposição e os Anjos de Bernini;
Mitra de São Pio V (1566 – 1572).
 
Galeria 8: DIÁLOGO COM O MUNDO
 
Os missionários da Igreja tiveram um importante papel na exploração de novas terras europeias, com o objetivo de levar sua fé para novos mundos.
 
Dedicados a isso, os missionários eram parte de uma grande empresa comercial e científica que transformou a Europa, juntamente com grande parte do resto do mundo.
 
Esta “Era de Descobertas” expandiu os horizontes europeus. Durante ela, chegaram à Europa novas plantas, animais e minerais, bem como novos alimentos, novas doenças e novas riquezas. Além disso, obteve-se um novo conhecimento geográfico que desafiou os pressupostos contemporâneos sobre a Terra e seus povos.
 
Durante séculos, a Igreja envolveu o mundo com seus missionários, através de atividades e diálogos religiosos com cristãos e não cristãos. A interação da Igreja Católica com diversas sociedades e religiões do mundo se reflete na arte devocional, mais comumente fornecida como presentes para o Vaticano, recebidos durante muitos anos.
 
Destaques:
Terra Australis Quinta Pars Orbis: primeiro mapa geográfico da Austrália;
Pergaminhos chineses;
Ilustração de um Funeral no Vietnã;
Antiguidades do México;
Livro em Tâmil;
Privilégio Tibetano da Liberdade da Consciência com o proeminente carimbo à tinta vermelha do Grande Dalai Lama, que concede liberdade de crença aos missionários Capuchinhos no Tibete.
Mapas extraídos do primeiro atlas moderno, o Theatrum Orbis Terrarum (Teatro do Mundo), um marco na transição da geografia antiga para o mapeamento científico moderno.
Pinturas de Nossa Senhora coroada, incluindo Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
 
Galeria 9: OS SUCESSORES DE PEDRO - RETRATO PAPAL
 
Durante mais de dois mil anos de existência do papado, os artistas criaram um enorme repertório de retratos papais em uma variedade de formas. Os primeiros pontífices eram retratados em mosaicos, afrescos e em sarcófagos. Posteriormente, os papas viraram tema de pinturas e esculturas, e por fim, de fotografias.
 
Hoje, podem-se encontrar inúmeras imagens do papado em revistas, livros, televisão, Internet, e reproduzidas nos mais variados objetos.
 
Destaques:
Incêndio da Basílica de São Paulo: Na noite de 15 de junho de 1823, o idoso Papa    Pio VII (1800 – 1823) que sofrera anos no exílio após a marcha de Napoleão sobre       Roma, foi acometido de uma grave doença. Na Basílica de São Paulo, um carpinteiro          esqueceu de apagar algumas velas. Em questão de horas, o fogo destruiu o       edifício inteiro. O papa enfermo faleceu logo em seguida, poupado da notícia do          desastre;
Retrato de São Silvestre (314 – 335);
 Retrato de São Pedro, de Raffaele Capo - Século XIX;
Busto do Bem-Aventurado Pio IX, que teve o maior tempo de exercício no papado (1846 – 1878);
Busto da Madona.
 
Galeria 10: ARTE E O PAPADO CONTEMPORÂNEO
 
Por centenas de anos, a Igreja reuniu, patrocinou e conservou afrescos, pinturas, esculturas, instrumentos litúrgicos e outras obras. Uma coleção ampla destes trabalhos é apresentada nesta galeria.
 
Destaques:
Retrato de Bento XVI;
Catedral de Amã;
Brasão de Bento XVI.
Galeria 11: PAPA SANTIFICADO JOÃO PAULO II  
A todos aqueles que apaixonadamente procuram novas epifanias da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística”, trecho da Carta do Papa Santificado João Paulo II aos Artistas (1999). 
O Santificado Papa João Paulo II sempre estendeu a mão aos cristãos de todo mundo. Ao chegar a um país, ajoelhava-se, apoiava-se sobre as mãos e beijava o solo. Esta é a imagem do Santificado Papa João Paulo II, que milhões de pessoas carregam hoje.
 
Esta galeria é dedicada ao Santificado João Paulo II, o segundo Papa com mais tempo de serviço, sendo também o primeiro Papa não italiano desde 1523. Ator e poeta, um homem de prodigiosa energia e curiosidade, ele é considerado por muitos como uma das personalidades políticas e espirituais mais influentes do século passado, um líder que fortemente se opôs a regimes políticos repressivos e defendeu os pobres do mundo.
 
A galeria apresentará um molde em bronze da mão do Santificado Papa João Paulo II, que poderá ser tocada pelos visitantes.
 
Destaques:
Busto, retrato e poesia do Santificado Papa João Paulo II;
Molde da mão do Santificado Papa João Paulo II, que poderá ser tocada pelos visitantes;
Manto do Santificado Papa João Paulo II (1978 – 2005).
 
Sobre o Curador
Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano de Ravenna, que já trabalhou no Vaticano por 15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano. Como curador da exposição, Monsenhor Zagnoli selecionou cuidadosamente objetos das agências participantes do Vaticano e organizou-os para contar os dois mil anos de história apresentados pela exposição e comemorados no livro guia de exposições que ele coescreveu. Monsenhor Zagnoli ensina Comunicação na Universidade Pontifícia de Santa Croce, em Roma. É o autor de "A Palavra Pintada", uma nova série de livros publicada pelo Museu do Vaticano e Il Sole 24 Ore. Os livros exploram as passagens bíblicas que inspiraram os famosos afrescos na Capela Sistina.
 
"O poder dos objetos preciosos da exposição nos colocam em contato direto com a história e o esplendor do Vaticano. Passeando pela exposição, você vai descobrir que estes objetos podem nos ajudar a focar nas muitas coisas que compartilhamos com o próximo, não importa as diferenças que as vezes parecem nos separar. A admiração coletiva da beleza que experimentamos, encoraja-nos e promove um senso de união entre cada um de nós. A história que partilhamos, como refletimos sobre esses objetos e as histórias que eles contam é a história de nossa humanidade comum”, afirma Monsenhor Zagnoli.
Sobre a BRADESCO SEGUROS
A exposição Esplendores do Vaticano faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.
Sobre a TIME FOR FUN
Maior empresa de entretenimento ao vivo da América do Sul, com atuação no Brasil, Argentina, Chile e Peru, a TIME FOR FUN é uma empresa de capital aberto, proprietária das principais casas de espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Buenos Aires. Apontada em 2010 pela Revista Billboard como a terceira maior produtora de shows do mundo, já produziu apresentações de consagrados artistas nacionais e internacionais. A T4F é a responsável pelas turnês brasileiras de U2, Madonna, Roger Waters, Pearl Jam, Ozzy Ozbourne, Bon Jovi e dos espetáculos Cirque du Soleil, Blue Man Group, Disney on Ice e Circo da China. A empresa é controladora da Vicar e promotora da Copa Caixa de Stock Car, Copa Petrobras de Marcas, Copa Chevrolet Montana e Mini Challenge, realizou as temporadas dos principais musicais produzidos no Brasil e as mostras "Corpos Pintados", “Corpo Humano: Real e Fascinante”, “Leonardo da Vinci: A Exibição de um Gênio” e “Titanic – Objetos Reais, Histórias Reais”.
 
“ESPLENDORES DO VATICANO: UMA JORNADA ATRAVÉS DA FÉ E DA ARTE”
Apresentado por: Ministério da Cultura e Bradesco Seguros.
Copatrocínio: Cielo.
Apoio Institucional: Arquidiocese de São Paulo.
Apoio: TozziniFreire Advogados.
Realização: TIME FOR FUN.
Vendas para público em geral: a partir de 03 de setembro.
 
Abertura para convidados: 20 de setembro.
Em cartaz: de 21 de setembro até 23 de dezembro de 2012.
Horários da exposição: segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h (acesso até 19h); sábados, domingos e feriados, das 09h às 19h (acesso até 18h).
Local: OCA – Pq. do Ibirapuera – SP - Av. Pedro Alvares Cabral, S/Nº, Portão 03.
 
Classificação etária sugerida: LIVRE, acompanhados dos pais ou responsáveis legais. A partir de 12 anos, desacompanhados. Crianças de colo até dois anos de idade, não pagam ingresso. Crianças de até 12 anos pagam meia-entrada.
 
Acesso para deficientes pelo 1º andar.
Ar condicionado.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Prévia do Festival Internacional de Corais 2012

Coral Argentino antecipa evento e faz apresentações dias 30 e 31 de agosto, 1º e 2 setembro
 
 
Sob a regência da maestrina Cristina Gallo, o coral Mediterráneo faz três apresentações em Minas Gerais para abertura do Festival Internacional de Corais 2012. Criado em 2009, o coral Mediterráneo é um grupo independente, composto por músicos que moram em Córdoba, Argentina. São especializados em música coral do século XX, mas trabalham também com novos compositores. Em 2010 e 2011, o grupo Mediterráneo trabalhou a obra coral do compositor e maestro mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Em dezembro de 2011 interpretou doze obras do mencionado compositor como Concerto de Tese de Maestrado da Maestrina Cristina Gallo para a Universidade de Cuyo. A tese teve como título "Elementos de umbanda e candomblé na obra coral de Carlos Alberto Pinto Fonseca - Aportes para a sua interpretação".  

Os cantores do Coral Mediterráneo ocupam um espaço ativo no meio musical de Córdoba e Villa María, alguns deles como professores universitários de canto, coro e regência coral, e outros em escolas de ensino de música tanto popular quanto  acadêmica, em canto, piano e percusão. Oito cantores estudam composição na Universidade Nacional de Villa María, e fazem parte também de outros grupos: de rock, folclore, música latinoamericana, bandas e grupos vocais.

A maestrina Cristina Yolanda Gallo, estudo em Córdoba, Argentina, onde obteve o título de Professora Superior de Piano. Estudou Regência Coral com o Maestro Néstor Andrenacci em Buenos Aires entre 1995 e 1998, se aperfeiçoando como aluna ativa em cursos com os Mestros Werner Pfaff (de Alemanha) e Josep Prats (de España). Estudou na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) Polifonia Espanhola, obtendo Beca y Premio Andrés Segovia.

Desde 1997 é professora de Canto e Regência Coral da Universidad Nacional de Villa María. Desde sua conformação, em setembro de 1998, é a diretora do Coro “Nonino” da mesma instituição. Também participa como júri em concursos de regentes de coro e ensina técnica gestual e repertórios argentino, brasileiro popular e acadêmico. Em março de 2009 criou o Coral Mediterráneo, grupo formado por músicos de diversas especialidades que moram em Villa María e Córdoba, que se dedicam principalmente á música coral contemporânea argentina e latino-americana.
 
FIC 2012
O evento acontece no período de 15 a 30 de setembro em Belo Horizonte e cidades próximas, um dos eventos mais esperados pelo público,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 que este ano homenageia o poeta maior, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Os corais e grupo corais que participarão do festival devem apresentar-se com músicas alusivas ao Drummond.

Em sua décima edição, o FIC 2012 confirma a participação de 130 corais nacionais e internacionais. Mais de quatro mil coralistas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, ao lado artistas renomados, se apresentarão em 60 locais e em 10 cidades. A expectativa da organização é que cerca de 100.000 pessoas assistam aos espetáculos. Todas as apresentações são gratuitas.
 
10º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS
O FIC Festival Internacional de Corais tem como, um dos principais objetivos, integrar os diversos segmentos culturais - corais e grupos vocais amadores e profissionais de empresas, instituições de ensino e comunidades – em atividades culturais que objetivam: a troca de informações e o aprimoramento artístico dos participantes. 

Desde 2003, ininterruptamente, são realizadas apresentações de corais e shows de renomados artistas tendo sempre como tema musical Movimentos e Ícones da Música Brasileira, além de estender as atividades por meio da realização de oficinas de canto e técnica vocal, regência e educação musical.

Em 2012, ano em que completa dez anos de atividades, o FIC homenageia Carlos Drummond de Andrade incluindo no repertório das apresentações alguns poemas que foram musicados. São eles: A Sem Razões do Amor (Marcus Viana), Canção Amiga (Milton Nascimento), O Poeta de Sete Faces (Samuel Rosas), E Agora José (Paulo Diniz), Mulher Andando Nua pela Casa (Flávio Henrique), O Deus de Cada Homem (Joyce), O Mundo é Grande (Sueli Costa).
O Festival Internacional de Corais - FIC é um evento produzido pela Maestria Arte & Cultura Ltda, sob a coordenação do Maestro Lindomar Gomes. Mais informações pelo site: www.festivaldecorais.com.br
 
O canto coralO canto coral é uma das mais remotas formas de integração social e marca a história da humanidade como prática constante e engendrada de socialização. É capaz de integrar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, que se reúnem com um fim comum: a realização cultural. Seja como coralista ou ouvinte, a apreciação da modalidade artística sobrevive ao tempo, sendo sempre consagrada pelo interesse e forte atuação das novas gerações. Neste sentido, Minas Gerais recebe pelo décimo ano consecutivo o Festival Internacional de Corais, que busca a valorização dessa arte, proporcionando o acesso e intercâmbio cultural entre pessoas de diversas regiões do país e do mundo.  Outras informações: www.festivaldecorais.com.br
 
Abertura FIC 2012 – “Coral Argentino Mediterráneo”
Datas, horários e locais:
- 30 ago
- 12h - Praça Alberto Deodato (rua Goiás, esq. c/rua Bahia - em frente portaria da PBH - estátua do Drummond) – Belo Horizonte
- 30 ago
- 19h30 -
Escola de Música Livre - Casa do Brás. Itabira
- 31 ago
- 19h30 - Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes – Belo Horizonte
- 1º set
- 10h - Praça da Savassi - quarteirão do Café Três Corações – Belo Horizonte
- 1º set
- 18h - Igreja Nossa Senhora Consolação Correios Colégio Santo Agostinho - Rua Bernardo Guimarães, 2700 – Belo Horizonte
- 2 set
- 10h30 - Escadaria da PBH - projeto “Escadaria da Belotur” – Belo Horizonte
- 2 set
- 20h - Igreja do Pilar - Ouro Preto
Entrada gratuita
Informações:
Maestria Arte & Cultura LTDA
31- 3567-5761- www.festivaldecorais.com.br

sábado, 25 de agosto de 2012

Festival Leva Cultura ao Interior de Minas

Um dos maiores eventos de artes cênicas do interior de MG leva cultura e diversão à pequena cidade de Barroso

Com aproximadamente 20 mil habitantes, a cidade de Barroso, situada no Campo das Vertentes, a 197 km da capital mineira, desde o dia 12 de agosto, é palco para diversas apresentações teatrais. Até o dia 2 de setembro, o Barroso em Cena 2012, que engloba dois festivais – 3º FesteBarroso e 2º Festecriança-, levará cultura e entretenimento para a população.

O Barroso Em Cena 2012, idealizado pela MBYÁ Produções, empresa responsável por importantes projetos culturais, tem os dois festivais realizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Holcim. Este ano, o objetivo do evento é a descentralização dos espetáculos, além de levar cultura e entretenimento a uma população que, na maior parte do ano, não tem acesso ao teatro.

FESTEBARROSO

O 3º FesteBarroso – Festival de Teatro de Barroso vai marcar a reinauguração do espaço cultural “Auditório Professora Iracema Rocha”que foi todo reformado. A MBYÁ Produções fez uma adequação na estrutura do local e o transformou em um teatro com 400 lugares, que ficará para a comunidade e receberá outros projetos que irão contribuir culturalmente para o crescimento da cidade.

Orlando Orube, diretor e idealizador do FESTEBARROSO preparou uma programação de qualidade que irá surpreender a todos. Na abertura, dia 12 de agosto, às 20h, na Praça Santana, uma banda de música anunciará a chegada da Deusa do Teatro – personagem criado exclusivo para a imagem do festival. Ao som de músicas clássicas, a produção irá fazer nevar em Barroso, enquanto a personagem se apresenta.

Os principais critérios da escolha dos 12 espetáculos de teatro adulto que compõem o FESTEBARROSO foram: qualidade artística da produção, gênero artístico, dramaturgia e viabilidade técnica.

Para as apresentações de palco, que serão realizadas no “Auditório Professora Iracema Rocha”, a entrada será mediante troca dos ingressos por um litro de leite longa vida, que posteriormente serão distribuídos pela patrocinadora HOLCIM às instituições filantrópicas da cidade. Já as apresentações de rua serão totalmente gratuitas em pontos estratégicos da cidade.

festebarroso.blogspot.com

FESTECRIANÇA

O 2º Festecriança – Festival de Teatro da Criança será realizado entre os dias 18 e 29 de agosto e levará muita diversão para a criançada. Serão oito espetáculos infantis em 17 apresentações de palco e de rua. Todos os espetáculos convidados foram escolhidos seguindo critérios artísticos e pedagógicos..

Este ano, o tema do FESTECRIANÇA é “SER CRIANÇA!”. Nesta edição, uma surpresa para os pequenos será a presença do mascote do Festival: um ursinho vermelho. Para envolver todas as crianças, Renata Duarte Dutra idealizadora e produtora do festival, realizará antecipadamente, uma enquete nas escolas de Barroso para a escolha do nome do mascote. O resultado será divulgado na abertura do FESTECRIANÇA, dia 18 de agosto, às 16h30, com a chegada do ursinho.

Os ingressos para as apresentações infantis são um desenho ou redação com o tema “SER CRIANÇA! Quem chegar ao local do espetáculo sem a redação ou o desenho poderá produzir na hora. Serão distribuídos papéis padronizados para as crianças e adultos que quiserem assistir os espetáculos. Ao final de cada semana, tudo o que foi produzido estará exposto no teatro para a apreciação de todo o público.

Noventa por cento dos assentos para os espetáculos realizados no Auditório Professora Iracema Rocha serão disponibilizados para a Secretaria Municipal de Educação de Barroso distribuir entre os alunos de todas as redes de ensino. Os 10% restantes ficarão disponíveis para público geral.

festecrianca.blogspot.com

Barroso

Barroso encontra-se na Mesorregião Campo das Vertentes, a menos de 200 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região do circuito Trilha dos Inconfidentes, onde ficam também os municípios de: Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de Minas.

PROGRAMAÇÃO 3º FESTEBARROSO :


 
Dia 25/08 – 21h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- ALACAZAM Um show de mágica e muito humor (BH)

Dia 26/08 - 19h - Praça Gisela Coutinho –B.Praia

- NAQUELE BAIRRO ENCANTADO (BH)

Dia 30/08 - 19h - Rua Guarani, Bairro Rosário – itinerante

- UM INIMIGO DO POVO (BH)

Dia 31/08 - 21h - Aud.Profa. Iracema Rocha

- PÉROLAS DO TEJO (BH) - Com Carlos Nunes

Dia 01/09 - 21h – Aud.Prof. Iracema Rocha

- O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ (RJ)

Dia 02/09 - 20h - Aud. Profa Iracema Rocha.

Programação 2º FESTECRIANÇA

- Abertura do Festival

Dia 18/08 - 16h30 – Praça Sant’Ana

- É BRINCADEIRA! (BH)

Dia 18/08 - 17h – Praça Sant’Ana

Dia 19/08 - 17h – Pátio da Igreja N.Sra. Aparecida, B. Josefina Coelho

- O CASAMENTO DA ARARINHA AZUL (BH)

Dia 20/08 - 9h30 e 15h – Aud. Profa. Iracema Rocha

- O REI CARECA (BH)

Dia 21/08 - 9h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- PRA LÁ DO ARCO IRIS (BH)

Dia 22/08 - 9h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- A HISTÓRIA DE TONY E CLÓVIS (BH)

Dia 25/08 - 17h – Rua Joaquim J. Souza, B. Joaquim Gabriel de Souza

Dia 26/08 - 17h - Praça Gisela Coutinho, B. Praia

- QUEM PERGUNTA, QUER RESPOSTA! (BH)

Dia 27/08 - 9h30 e 15h – Aud. Profa. Iracema Rocha

- A REVOLTA DOS BRINQUEDOS (BH)

Dia 28/08 - 9h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

- VAMOS BRINCAR DE BRINCAR (BH)

Dia 29/08 - 9h30, 13h30 e 15h - Aud. Profa. Iracema Rocha

Outras informações: www.mbya.com.br / 32. 8496 7166

festebarroso@mbya.com.br

festecrianca@mbya.com.br

Stacey Kent vem ao Brasil para Série de Shows

Stacey Kent, uma das vozes do jazz mais destacadas da atualidade, vem ao Brasil para quatro apresentações no mês de novembro: dia 27, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro (RJ); dia 28, no Teatro Abril, em São Paulo (SP); dia 29, no Teatro Positivo, em Curitiba (PR); e, por fim, dia 30, no SESC Palladium, em Belo Horizonte (MG).

A turnê é uma realização da TIME FOR FUN. No Rio de Janeiro, clientes Citi, Credicard e Diners contam com pré-venda exclusiva entre 27 de agosto e 2 de setembro, enquanto o público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 3 de setembro. Em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte não haverá pré-venda e os ingressos começam a ser vendidos para o público em geral a partir de 27 de agosto.

Famosa por suas interpretações arrebatadoras e pelas releituras em francês de clássicos da MPB como “Samba da Benção” (“Samba Saravah”) e “Águas de Março” (“Les Eaux des Mars”), Stacey tem sido aclamada internacionalmente por crítica e público. Já gravou oito álbuns de estúdio e o recém-lançado Dreamer in Concert, que captura sua irresistível performance ao vivo.

Nesta passagem pelo Brasil ela será acompanhada pelo saxofonista Jim Tomlinson - com quem é casada há 21 anos - e pelo Trio Corrente, formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). Instrumentistas consagrados, os três já tocaram ao lado de artistas como a cantora Rosa Passos, o saxofonista cubano Paquito D’Rivera e o guitarrista Mike Stern. Agora, encontram na voz de Stacey uma parceria perfeita para seu jazz original.

Sobre STACEY KENT

A capacidade de contar uma história, capturar uma emoção, um humor, aprimorá-lo e compartilhá-lo como um segredo com seu público é a qualidade que torna Stacey Kent tão especial. Feliz em uma variedade de gêneros, ela lança sua ampla rede em busca de inspiração.

Natural de New Jersey (EUA), Stacey Kent desde a infância era fascinada por comédias musicais, pelos grandes mestres do jazz e por cantores pop, como Neil Young e Cat Stevens.

Quando cursava uma pós-graduação em literatura no New York Sarah Lawrence College, Stacey conheceu seu futuro marido - o produtor e saxofonista Jim Tomlinson. Os dois faziam testes na prestigiada Guildhall School of Music and Drama.

Em 1997 lançou seu primeiro álbum solo, Close Your Eyes, saudado pela crítica como o nascimento de uma nova estrela do jazz. Seu fraseado impecável, a voz clara e sedutora e a sensibilidade singular davam mostras de seu estilo e sofisticação, que depois se consolidaria em inúmeras versões de clássicos do Great American Songbook e do repertório brasileiro, incluindo canções de Duke Ellington, Cole Porter e Antonio Carlos Jobim.

A partir do ano 2000, Stacey já não era mais tida como uma revelação, mas, sim, um dos nomes mais brilhantes do gênero: foi eleita melhor vocalista de jazz no Jazz Awards britânico de 2001; e no BBC Jazz Awards do ano seguinte. Em 2009, foi indicada ao Grammy.

O ápice do sucesso veio com o álbum
Breakfast On the Morning Tram (2007), que vendeu mais de 300 mil cópias no mundo, metade delas na França. O país tornou-se seu reduto especial e recebeu uma turnê cujos ingressos esgotaram-se em todas as apresentações. Sua passagem em território francês incluiu um show memorável no Olympia, de Paris e a condecoração da Ordem Nacional das Artes e das Letras, concedida pelo ministro da Cultura francês, em 2009.

A relação pessoal de Kent com a França é ainda mais profunda. Seu avô residia no país e ela passou um longo tempo estudando por lá. Os primeiros sinais da francofilia herdada já eram visíveis em Breakfast On the Morning Tram, que contou com várias músicas em francês: entre elas “Samba Saravah” (trilha do filme A Man and a Woman) e dois covers de Serge Gainsbourg, “Ces petits riens” e “La saison des pluies”.

Depois, em 2010, veio um álbum totalmente gravado no idioma, intitulado Raconte-moi (Me Diga). Nele, Kent revisita grandes clássicos da herança musical francesa com canções de Barbara, Paul Misraki, Georges Moustaki, Henri Salvador, Michel Jonasz, Keren Ann e Benjamin Biolay, e também mostra o trabalho de talentosos jovens compositores como Claire Denamur , Camille D´Avril (que colaborou com Jim Tomlinson em uma canção), Pierre-Dominique Burgaud e Emilie Satt, cujo La Vénus du Mell  é o single de estreia.

Mais informações:
Site oficial: www.staceykent.com/
Facebook oficial: www.facebook.com/StaceyKent
Site oficial Jim Tomlinson: www.jimtomlinson.net
Site oficial Trio Corrente: www.triocorrente.com
Informações de venda (assim que as vendas forem abertas): www.ticketsforfun.com.br
Twitter Tickets For Fun: @ticketsforfun / Twitter oficial T4F: @t4f
Facebook oficial T4F: www.facebook.com/t4fbrasil

STACEY KENT Com JIM TOMLINSON E TRIO CORRENTERIO DE JANEIRO (RJ)


Realização: TIME FOR FUN

Data:
terça-feira, 27 de novembro de 2012.
Horário: 21h30
Local: Citibank Hall
              
Av. Ayrton Senna, 3.000 - Shopping Via Parque - Barra da Tijuca
Capacidade: 1.803 lugares
Ingressos: de R$ 130 a 350 (ver tabela completa)Duração: Aproximadamente 1h30
Classificação etária:
15 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados).
Acesso para deficientes
Meio de Pagamento Preferencial: Credicard
Central de Vendas Tickets For Fun: 4003-5588
Copatrocínio: Budweiser
Seguradora Oficial: Allianz

INGRESSOS

PREÇOS DE INGRESSOS

NORMAL
½ ENTRADA
CAMAROTES
R$350
R$175
POLTRONAS
R$280
R$140
CADEIRAS
R$260
R$130

·   Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário: no ato da compra e entrada do evento (para compras na bilheteria oficial e pontos de venda físicos) / na entrada do evento (para compras via internet ou telefone).

·   Clientes dos cartões Citi, Credicard e Diners contam com pré-venda e poderão adquirir ingressos entre 27 de agosto e 2 de setembro de 2012.

·   O público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 3 de setembro.

·   Clientes dos cartões Citi, Credicard e Diners que efetuarem compra via internet até 72 horas antes do evento serão isentos de taxa de entrega.

·   Ingressos promocionais destinados aos clientes Citi, Credicard e Diners, que efetuarem compra, serão vendidos com 25% de desconto, todos os dias, na quantidade máxima estipulada de 10% da capacidade da casa por setor.

·   Clientes MasterCard crédito têm benefício exclusivo: MasterCard ShowPass, tecnologia de acesso que carrega o ingresso no próprio cartão para ser utilizado na entrada do show (ou evento). Mais informações acesse www.mastercard.com.br/showpass

·   Vendas limitadas a 8 (oito) ingressos por pessoa
 
BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
              
               Citibank Hall:
diariamente, das 12h às 20h
               Av. Ayrton Senna, 3000 - Shopping Via Parque - Barra da Tijuca.

LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

               Pontos de venda no link:
 
CENTRAL TICKETS FOR FUN
 
               Por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega):
               4003-5588 (válido para todo o país), das 9h às 21h - segunda a sábado.
              
                Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br
               (entrega em domicílio - taxas de conveniência e de entrega)
 
FORMAS DE PAGAMENTO:
              
Dinheiro; Cartões de crédito American Express, Visa, MasterCard, Diners; Cartões de Débito Visa Electron e Rede Shop.

STACEY KENT Com JIM TOMLINSON E TRIO CORRENTESÃO PAULO (SP)

Realização: TIME FOR FUN

Data:
quarta-feira, 28 de novembro de 2012.
Horário: 21h30
Local: Teatro Abril
              
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Capacidade: 1.547 lugares
Ingressos: de R$ 50 a 400 (ver tabela completa)Duração: Aproximadamente 1h30
Classificação etária:
12 anos e 13 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais). 14 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados).
Acesso para deficientes
Central de Vendas Tickets For Fun: 4003-5588

INGRESSOS

PREÇOS DE INGRESSOS

NORMAL
½ ENTRADA
CAMAROTE
R$400
R$200
PLATEIA VIP
R$400
R$200
PLATEIA A
R$320
R$160
PLATEIA B
R$250
R$125
BALCÃO
R$160
R$  80
VISÃO PARCIAL (BALCÃO)
R$100
R$  50
 
·  Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário: no ato da compra e entrada do evento (para compras na bilheteria oficial e pontos de venda físicos) / na entrada do evento (para compras via internet ou telefone).

·   Clientes MasterCard crédito têm benefício exclusivo: MasterCard ShowPass, tecnologia de acesso que carrega o ingresso no próprio cartão para ser utilizado na entrada do show (ou evento). Mais informações acesse www.mastercard.com.br/showpass

·    O público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 27 de agosto.

·    Vendas limitadas a 8 (oito) ingressos por pessoa.


BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
              
               Teatro Abril - diariamente, 12h às 20h (em dias de espetáculo, a bilheteria funciona até o início da apresentação) - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista

LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

               Pontos de venda no link:

CENTRAL TICKETS FOR FUN
              
               Por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega):
              4003-5588 (válido para todo o país), das 9h às 21h - segunda a sábado.
 
               Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br
               (entrega em domicílio - taxas de conveniência e de entrega)
FORMAS DE PAGAMENTO:
 
Dinheiro; Cartões de crédito American Express, Visa, MasterCard, Diners; Cartões de Débito Visa Electron e Rede Shop.

STACEY KENT Com JIM TOMLINSON E TRIO CORRENTECURITIBA (PR)
Realização: TIME FOR FUN

Data:
quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
Horário: 21h30
Local: Teatro Positivo
              
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido - Curitiba/PR
Capacidade: 2.300 lugares
Ingressos: de R$ 90 a 250 (ver tabela completa)Duração: Aproximadamente 1h30
Classificação etária:
12 anos e 13 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais). 14 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados).
Acesso para deficientes

INGRESSOS
Setor
Valor
½ Entrada
PlatEia Inferior
R$250
R$125
PlatEia Superior
R$180
R$ 90


· Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário: no ato da compra e entrada do evento (para compras na bilheteria oficial e pontos de venda físicos) / na entrada do evento (para compras via internet ou telefone).
 
·    O público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 27 de agosto.
      
FORMAS DE PAGAMENTO

Não serão aceitos cheques, somente dinheiro e cartões de crédito e débito.

VENDA

Os ingressos serão vendidos no DISK INGRESSOS, nos seguintes locais:

Quiosque SHOPPING MUELLER
Segunda-feira a sábado: 10h às 22h
Domingo: 14h às 20h

Quiosque SHOPPING ESTAÇÃO
Segunda-feira a sábado: 10h às 22h
Domingo: 14h às 20h

Shopping Palladium Piso L3
Segunda a Sexta das 11h às 23h
Sábado 10h às 22h 
Domingo 14h às 20h

Bilheteria TEATRO POSITIVO - GRANDE AUDITÓRIO 
Segunda-feira a sexta-feira: 9h às 21h
Sábado: 9h às 18h
Dia do espetáculo (segunda a sábado): 9h – 21h
Domingo: A bilheteria abrirá 02 (duas) horas antes do espetáculo
Telefone: (41) 3317-3107

Call Center Disk Ingressos: (41) 3315-0808
Segunda-feira a sábado: 9h às 22h
Domingo: 9h às 18h


STACEY KENT Com JIM TOMLINSON E TRIO CORRENTEBELO HORIZONTE (MG)
Realização: TIME FOR FUN

Data:
sexta-feira, 30 de novembro de 2012.
Horário: 21h30
Local: Teatro Sesc Palladium
              
Av. Augusto de Lima, nº 420 – Centro – Belo Horizonte / MG
Capacidade: 1.321 lugares
Ingressos: de R$ 100 a 300 (ver tabela completa)Duração: Aproximadamente 1h30
Classificação etária:
12 anos e 13 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais). 14 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados).

Acesso para deficientes

INGRESSOS
Setor
Valor
½ Entrada
Plateia I
R$300
R$150
Plateia II
Plateia III
R$250
R$200
R$125
R$100

·                  O público em geral poderá adquirir os ingressos a partir de 27 de agosto.

·                  Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário: no ato da compra e entrada do evento (para compras na bilheteria oficial e pontos de venda físicos) / na entrada do evento (para compras via internet ou telefone).

                              Venda será feita pelos canais oficiais da Ingresso.com. Para mais informações acesse www.ingresso.com.br ou ligue 4003-2330