terça-feira, 28 de agosto de 2012

Prévia do Festival Internacional de Corais 2012

Coral Argentino antecipa evento e faz apresentações dias 30 e 31 de agosto, 1º e 2 setembro
 
 
Sob a regência da maestrina Cristina Gallo, o coral Mediterráneo faz três apresentações em Minas Gerais para abertura do Festival Internacional de Corais 2012. Criado em 2009, o coral Mediterráneo é um grupo independente, composto por músicos que moram em Córdoba, Argentina. São especializados em música coral do século XX, mas trabalham também com novos compositores. Em 2010 e 2011, o grupo Mediterráneo trabalhou a obra coral do compositor e maestro mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Em dezembro de 2011 interpretou doze obras do mencionado compositor como Concerto de Tese de Maestrado da Maestrina Cristina Gallo para a Universidade de Cuyo. A tese teve como título "Elementos de umbanda e candomblé na obra coral de Carlos Alberto Pinto Fonseca - Aportes para a sua interpretação".  

Os cantores do Coral Mediterráneo ocupam um espaço ativo no meio musical de Córdoba e Villa María, alguns deles como professores universitários de canto, coro e regência coral, e outros em escolas de ensino de música tanto popular quanto  acadêmica, em canto, piano e percusão. Oito cantores estudam composição na Universidade Nacional de Villa María, e fazem parte também de outros grupos: de rock, folclore, música latinoamericana, bandas e grupos vocais.

A maestrina Cristina Yolanda Gallo, estudo em Córdoba, Argentina, onde obteve o título de Professora Superior de Piano. Estudou Regência Coral com o Maestro Néstor Andrenacci em Buenos Aires entre 1995 e 1998, se aperfeiçoando como aluna ativa em cursos com os Mestros Werner Pfaff (de Alemanha) e Josep Prats (de España). Estudou na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) Polifonia Espanhola, obtendo Beca y Premio Andrés Segovia.

Desde 1997 é professora de Canto e Regência Coral da Universidad Nacional de Villa María. Desde sua conformação, em setembro de 1998, é a diretora do Coro “Nonino” da mesma instituição. Também participa como júri em concursos de regentes de coro e ensina técnica gestual e repertórios argentino, brasileiro popular e acadêmico. Em março de 2009 criou o Coral Mediterráneo, grupo formado por músicos de diversas especialidades que moram em Villa María e Córdoba, que se dedicam principalmente á música coral contemporânea argentina e latino-americana.
 
FIC 2012
O evento acontece no período de 15 a 30 de setembro em Belo Horizonte e cidades próximas, um dos eventos mais esperados pelo público,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 que este ano homenageia o poeta maior, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Os corais e grupo corais que participarão do festival devem apresentar-se com músicas alusivas ao Drummond.

Em sua décima edição, o FIC 2012 confirma a participação de 130 corais nacionais e internacionais. Mais de quatro mil coralistas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, ao lado artistas renomados, se apresentarão em 60 locais e em 10 cidades. A expectativa da organização é que cerca de 100.000 pessoas assistam aos espetáculos. Todas as apresentações são gratuitas.
 
10º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS
O FIC Festival Internacional de Corais tem como, um dos principais objetivos, integrar os diversos segmentos culturais - corais e grupos vocais amadores e profissionais de empresas, instituições de ensino e comunidades – em atividades culturais que objetivam: a troca de informações e o aprimoramento artístico dos participantes. 

Desde 2003, ininterruptamente, são realizadas apresentações de corais e shows de renomados artistas tendo sempre como tema musical Movimentos e Ícones da Música Brasileira, além de estender as atividades por meio da realização de oficinas de canto e técnica vocal, regência e educação musical.

Em 2012, ano em que completa dez anos de atividades, o FIC homenageia Carlos Drummond de Andrade incluindo no repertório das apresentações alguns poemas que foram musicados. São eles: A Sem Razões do Amor (Marcus Viana), Canção Amiga (Milton Nascimento), O Poeta de Sete Faces (Samuel Rosas), E Agora José (Paulo Diniz), Mulher Andando Nua pela Casa (Flávio Henrique), O Deus de Cada Homem (Joyce), O Mundo é Grande (Sueli Costa).
O Festival Internacional de Corais - FIC é um evento produzido pela Maestria Arte & Cultura Ltda, sob a coordenação do Maestro Lindomar Gomes. Mais informações pelo site: www.festivaldecorais.com.br
 
O canto coralO canto coral é uma das mais remotas formas de integração social e marca a história da humanidade como prática constante e engendrada de socialização. É capaz de integrar pessoas de diferentes segmentos da sociedade, que se reúnem com um fim comum: a realização cultural. Seja como coralista ou ouvinte, a apreciação da modalidade artística sobrevive ao tempo, sendo sempre consagrada pelo interesse e forte atuação das novas gerações. Neste sentido, Minas Gerais recebe pelo décimo ano consecutivo o Festival Internacional de Corais, que busca a valorização dessa arte, proporcionando o acesso e intercâmbio cultural entre pessoas de diversas regiões do país e do mundo.  Outras informações: www.festivaldecorais.com.br
 
Abertura FIC 2012 – “Coral Argentino Mediterráneo”
Datas, horários e locais:
- 30 ago
- 12h - Praça Alberto Deodato (rua Goiás, esq. c/rua Bahia - em frente portaria da PBH - estátua do Drummond) – Belo Horizonte
- 30 ago
- 19h30 -
Escola de Música Livre - Casa do Brás. Itabira
- 31 ago
- 19h30 - Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes – Belo Horizonte
- 1º set
- 10h - Praça da Savassi - quarteirão do Café Três Corações – Belo Horizonte
- 1º set
- 18h - Igreja Nossa Senhora Consolação Correios Colégio Santo Agostinho - Rua Bernardo Guimarães, 2700 – Belo Horizonte
- 2 set
- 10h30 - Escadaria da PBH - projeto “Escadaria da Belotur” – Belo Horizonte
- 2 set
- 20h - Igreja do Pilar - Ouro Preto
Entrada gratuita
Informações:
Maestria Arte & Cultura LTDA
31- 3567-5761- www.festivaldecorais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário