quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Teatro Sesi Holcim recebe Exposição Fotográfica de Marcílio GazzinelliE


Foto: Marcilio Gazzinelli

As lentes do fotógrafo mineiro Marcílio Gazzinelli eternizaram uma tragédia grega contemporânea, sobre duas meninas moradoras de rua e viciadas em crack. ‘Te quero como queres, me queres como podes’ extrapola o palco e provoca o público a perceber, através de fotografias, como essas personagens se relacionam com o espaço urbano.

Sob olhar atento e compromissado de Gazzinelli, as imagens se misturam entre processo de montagem e resultado nos palcos. O imaginário do artista revela toda a dureza do tema e a ternura da poesia com que é contada a história do espetáculo.

A exposição conta com 26 fotografias, coloridas e em preto e branco, de 29,7 por 42 centímetros. A mostra poderá ser vista de 19 a 27 de novembro, no Foyer do Teatro SESI HOLCIM (Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia), as terças e quartas, de 15 às 20 horas; e as sextas e sábados, de 16 às 21 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3241 7332. A entrada é franca.

O evento é uma parceria entre o fotógrafo Marcílio Gazzinelli e a MBYÁ Produções, que também assina a curadoria desta exposição. O patrocínio é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Marcílio Gazzinelli

Marcílio Gazzinelli entrou em contato com a técnica da fotografia através de cursos realizados no SENAC de Belo Horizonte. Profissionalizou-se em 1979, especializando-se em fotografias aéreas e industriais para o mercado publicitário.

Paralelamente, produziu um dos mais alentados arquivos autorais de imagens de viagem: fotografou todos os países da América Central, incluindo um documentário sobre a pós-revolução nicaraguense em 1980, que resultou em exposição apresentada, no mesmo ano, no Mission Cultural Center de San Francisco, EUA. Desceu remando o Rio São Francisco de Pirapora a Bom Jesus da Lapa, percorreu o vale do Jequitinhonha de motocicleta, captou o clima cosmopolita de Nova York e as paisagens do Havaí, sempre registrando em filme suas impressões de viagem.

Coordenou a edição fotográfica de "Belo Horizonte, um fértil solo humano", livro que marcou o centenário de Belo Horizonte. Suas últimas exposições foram:

- 2008 - “Viver Minas” - Exposição montada em Turim/Itália, entre 15 de novembro e 18 de dezembro, pelo Governo de Minas Gerais;

- 2009/2010 - “SER, OLHAR E CELEBRAR” Dialogo visual Brasil Catalunha - Palau Robert, Casa Criativa e Consulado Brasileiro - Barcelona;

- 2010 - “Natur” - AM Galeria - Belo Horizonte.

Ficha Técnica

Concepção original / Curadoria - MBYÁ Produções

Textos - Renata Duarte Dutra e Orlando Orube

Fotografias - Marcílio Gazzinelli

Projeto gráfico da exposição - Márcio Miranda

Colaboração - Ticha (SESIMINAS – FIEMG)

Patrocínio - Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Te quero como queres, me queres como podes

Exposição fotográfica de Marcílio Gazzinelli

Data: 19 a 27 de novembro

Local: Foyer do Teatro SESI HOLCIM - Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia.

Visitação: Terças e quartas, de 15 às 20 horas. Sextas e sábados, de 16 às 21 horas.

Entrada franca.

Informações: 3241-7332

Nenhum comentário:

Postar um comentário