terça-feira, 22 de outubro de 2024

Valter Hugo Mãe participa do Sempre Um Papo com mediação de Leila Ferreira

Foto: Lucília Monteiro 

O escritor português Valter Hugo Mãe é o convidado do Sempre Um Papo para uma conversa  com a jornalista e escritora Leila Ferreira sobre o livro “Deus na Escuridão”, publicado pela Globo Livros – Selo Biblioteca Azul. O encontro será realizado na segunda-feira (28), às 19h30, no Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho, Belo Horizonte), com entrada gratuita.

Além da participação no evento, Valter Hugo Mãe integra a programação da quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira. Sua primeira participação é em uma mesa de debate junto a Itamar Vieira Junior, Morgana Kretzmann e Tom Farias, que acontece no dia 30 de outubro, quarta-feira, às 21h. No dia 1.º de novembro, sexta-feira, é a vez do autor se reunir com Eugênio Bucci e a cubana Teresa Cárdenas em uma mesa, às 21h30. Ambas as rodas de conversa serão realizadas no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, onde o Flitabira será realizado de 30 de outubro a 3 de novembro, no município mineiro, que fica a cerca de 100KM de Belo Horizonte.

“Deus na Escuridão” é um romance delicado e profundo de Valter Hugo Mãe sobre o amor fraterno e a necessidade de cuidar de alguém. Pode o amor de um irmão ser divino igual ao amor de uma mãe? Como os pássaros, os irmãos Pouquinho e Felicíssimo vivem nas alturas, em casas incrustadas em uma rocha íngreme na pequena comunidade do Buraco da Caldeira, na Ilha da Madeira. É ali, entre a natureza indomável, uma paisagem mítica e a fé imensurável, que eles passam os seus dias em meio à labuta diária, movidos por um amor sublime, que corteja o divino. Desde o nascimento de Pouquinho, Felicíssimo soube que lhe caberia a função de cuidar do irmão caçula, que nasceu com uma condição física incomum e flanava em algum lugar entre o estranho e o santificado. Felicíssimo, porém, aceita desde o primeiro momento esse compromisso não como um dever, mas como um ato supremo de afeição. Com um projeto gráfico especial e prefácios do músico Rodrigo Amarante e do professor de Literatura Carlos Reis, Deus na Escuridão explora a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Um manifesto de lealdade e resiliência assinado com a maestria literária que tornou Valter Hugo Mãe um dos mais laureados autores do nosso tempo.

Valter Hugo Mãe é escritor, editor e artista plástico. Cursou pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Universidade do Porto. Possui livros publicados de poesia, contos e narrativa longa. Em Portugal, atuou como editor de autores brasileiros como Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Caetano Veloso. Atualmente, apresenta um programa de entrevistas na televisão e escreve colunas para os veículos Público e Jornal de Letras. Em seus trabalhos, o autor se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.

O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais S.A, e da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. 

Sempre Um Papo

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Sempre Um Papo recebe Valter Hugo Mãe

Dia 28 de outubro, segunda-feira, 19h30

Local: Auditório da Cemig (Avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, Belo Horizonte)

Entrada gratuita

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário