Foto: Pino Gomes |
Essa 23ª edição do Teatro em Movimento tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Para montar “Agora É que São Elas!”, Porchat misturou textos recém-criados e outros que, apesar de escritos em 2004 e 2005, revelam conexão com a década de 2020. Na época, Porchat era estudante da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio, e chegou a encenar alguns deles ao lado do saudoso colega Paulo Gustavo.
Entre as nove histórias, "Superstição" destaca o reencontro de duas amigas, interpretadas no palco por Maria Clara e Júlia, que não se viam há anos. Uma delas acredita cegamente em todas as superstições, enquanto a outra é puro ceticismo. Já Priscila e Maria Clara contracenam em “Selfie”, sobre um fã que aborda uma famosa atriz em um restaurante e, enquanto tenta tirar uma fotografia, começa a listar defeitos na artista que supostamente admira. O esquete mais recente, intitulado “Meu bebê”, apresenta um casal, interpretado por Júlia e Priscila, comparando seu filho de 8 meses com os filhos de outras amigas. Morrendo de medo que o próprio filho não seja o mais inteligente de todos.
São três atrizes de gerações distintas que despontaram para o público em veículos diferentes. A carioca Maria Clara Gueiros é bailarina, estreou no teatro com o espetáculo ‘Na Cola do Sapateado’ (1987), e ganhou popularidade na televisão com o humorístico ‘Zorra Total’, entre 2004 e 2007. Também do Rio, Júlia Rabello estourou na internet como destaque do time do ‘Porta dos Fundos’ e participou das novelas ‘A Regra do Jogo’ (2015) e ‘Rock Story’ (2016). A paulistana Priscila Castello Branco, por sua vez, fez drama no teatro em ‘Cenas de uma Execução’ (2016) e participou nas novelas ‘Deus Salve o Rei’ (2018) e ‘Salve-se Quem Puder’ (2020). O seu território, porém, é o stand-up e faz sucesso há dois anos com o solo ‘Tô Quase Lá’.
Esquetes são peças curtas que contam histórias em torno de uma situação específica com começo, meio e fim. O gênero, que fez sucesso nas décadas de 1980 e 1990, é caracterizado por diálogos rápidos e afiados que exigem versatilidade de seus intérpretes.
“Agora é Que São Elas!” se destaca pelo humor autêntico, com espaço para improvisação, aproximando o público de cada cena. E, como uma das linguagens mais dinâmicas do teatro, cada esquete pode ser interpretado de maneira diferente a cada apresentação, oferecendo à plateia a sensação de estar assistindo a um espetáculo exclusivo a cada vez.
Ficha técnica:
Texto e direção: Fábio Porchat/ Elenco: Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco/ Cenografia: Mina Quental & Atelier na Glória/ Equipe Atelier na Glória: Bernard Heimburger, Alexsander Pereira e Mariana Castro/ Cenotécnico: A. Salles Cenografia – André Salles e Márcio Domingues/ Figurino: Gilda Midani/ Assistente de Figurino: Vanessa Vicente/ Iluminação: Paulo Cesar Medeiros/ Assistente: Valdeci Correia/ Montagem: Equipe Art Light/ Trilha Sonora: Lucio Mauro Filho/ Assistente de Direção: Hernane Cardoso/ Visagismo: Diego Nardes/ Fotos de Estúdio: Pino Gomes/ Assistentes de Fotografia Artística: Johnne de Oliveira e Iago Castro/ Fotos de Cena: Yan Carpenter/ Comunicação: Raquel Murano/ Identidade Visual: Vicka Suarez/ Designer Gráfico: Kelson Spalat/ Marketing/ Internet: Renato Passos/ Assessoria de Imprensa: Louise Cavadinha/ Videomaker: Hernane Cardoso/ Diretor de palco: Márcio Domingues/ Técnica de Luz: Thayssa Carvalho/ Técnico de som: Branco Ferreira/ Camareira: Veluma Pereira/ Produção: Pad Rok Produções Culturais/ Direção de Produção: Clarissa Rockenbach e Fernando Padilha/ Gerente de Projetos e Produção Executiva: Andréia Porto/ Produção Assistente: Hernane Cardoso/ Assistência de Produção: Alice Porchat/Administração: Fernando Padilha/ Idealização: Fábio Porchat/ Realização em Belo Horizonte Festival Teatro em Movimento - Rubim Produções/ Patrocínio: Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura/ Assessoria de imprensa: Luz Comunicação - Jozane Faleiro
“Agora É Que São Elas”
Duração: 70 minutos Classificação etária: 14 anos.
Datas/Horários: 17 e 18 de outubro de 2024, quinta e sexta, às 20h30
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec - Av. Amazonas, 315 - Centro, Belo Horizonte
Ingressos: Plateia 1 - R$140 inteira e R$70,00 meia / Plateia 2 - R$120,00 inteira e R$60,00 meia
Informações:
Redes sociais Teatro Em Movimento:
Instagram: teatroemmovimento
Teatro Em Movimento
O projeto, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 23 anos, em 2024, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 280 repertórios, que somam mais de 800 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 402 mil pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana.
Instituto Cultural Vale
Acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário