Foto: Divulgação |
Narrado em primeira pessoa, o livro convida o leitor para uma jornada poética e misteriosa. A protagonista, Miúda, é um enigma que se revela ao longo da narrativa, desafiando o leitor a descobrir sua identidade. A cada página, Miúda nos leva a um passeio por diferentes cenários naturais, interagindo com plantas, animais e elementos da natureza. As ilustrações delicadas e fluidas de Bruno Assis Fonseca, feitas com aquarela, ajudam a construir um universo visual que complementa a atmosfera onírica e envolvente da obra.
Em depoimento, o autor Maurício Guilherme Silva Jr. explica que Miúda é “uma aventura multidisciplinar, em que a misteriosa protagonista rememora atos e fatos marcantes de sua trajetória”. Ele enfatiza que os leitores só descobrirão a verdadeira identidade da personagem na última página, mantendo-se o mistério até o final. Para Silva Jr., o livro se desenrola como “um enigma em meio ao complexo caleidoscópio da vida e do conhecimento”. Segundo o autor, a narrativa, embora destinada ao público infantil, é capaz de cativar leitores de todas as idades, principalmente aqueles sensíveis aos dilemas e maravilhas da natureza e das relações humanas.
A trama não se restringe apenas à poesia e ao mistério. Silva Jr. incorpora à história reflexões sobre temas científicos e ambientais. Através das aventuras de Miúda, a obra explora as relações entre terra, água, fogo e ar, abordando aspectos como temperatura, movimento e até questões relacionadas à agricultura e à psicologia. Miúda, a personagem central, é descrita como livre, curiosa e sempre em movimento, interagindo com o mundo à sua volta de maneira singular. Segundo a sinopse, “Ela cabe na mão e abriga o mar”, convidando os leitores a mergulharem em uma aventura que vai da terra ao céu, do fogo ao ar, enquanto se desdobram revelações sobre a vida e o tempo.
Sobre o autor e o ilustrador
Maurício Guilherme Silva Jr. é jornalista, doutor em Estudos Literários pela UFMG e professor universitário. Definindo-se como um “colecionador de infinitos”, Silva Jr. busca, através da escrita, desvendar os pequenos e grandes mistérios do mundo, missão que também o motiva a compartilhar seu conhecimento no ensino superior. Também é jornalista, pesquisador, barqueiro, nadador, cozinheiro, escrevinhador e pianista!
Já o ilustrador Bruno Assis Fonseca, nascido em Portugal, trouxe ao Brasil sua experiência com design e sua paixão por tintas e pincéis. Suas ilustrações em aquarela são marcadas por uma fluidez que complementa a leveza e a profundidade de Miúda, criando um cenário visual que reforça a experiência de imersão poética proposta pela obra.
O selo Estraladabão
Lançado em 2018 pela Editora UFMG, o selo Estraladabão é dedicado à publicação de obras de divulgação científica voltadas para o público infantojuvenil. Com o objetivo de promover o conhecimento científico de forma acessível e lúdica, o selo busca despertar a curiosidade das crianças para o mundo ao seu redor.
O evento de lançamento de Miúda será uma oportunidade única para conhecer de perto os criadores da obra e mergulhar em uma aventura literária que promete encantar e inspirar.
Lançamento do livro Miúda
Data: 21 de setembro
Horário: 11h às 14h
Local: Livraria Jenipapo - Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi, Belo Horizonte.
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário