segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Joca Reiners Terron participa do Sempre Um Papo

Foto: Renato Parada


O escritor Joca Reiners Terron participa do Sempre Um Papo para o debate sobre o seu livro mais recente, “Onde Pastam Os Minotauros”.  O evento acontece nesta terça-feira (13), às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública, que fica na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. O encontro terá mediação de Afonso Borges. 

O Sempre Um Papo tem o patrocínio da Cemig e Emgea, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet. 

Ambientado em um Mato Grosso a um só tempo imaginário e perturbadoramente próximo da realidade, no qual a poeira “tem a mesma cor do sangue coagulado”, “Onde Pastam Os Minotauros” dá sequência aos romances anteriores de Joca Reiners Terron, nos quais a diagnose selvagem da realidade social se expressa por meio de uma fabulação perturbadora. Mitologia, poesia e tragédias recentes do país surgem numa trama cheia de suspense, narrada quase minuto a minuto no transcorrer de um dia, mas também pontuada por visões do passado recente e longínquo, como fragmentos de sonho compondo um único e grande pesadelo.

Joca Reiners Terron (Cuiabá, 1968) fundou a editora Ciência do Acidente, pela qual publicou seu primeiro livro de poemas, “Eletroencefalodrama” (1998). A editora também lançou seu romance de estreia, “Não Há Nada Lá” (2001, reeditado pela Companhia das Letras em 2011), e seu segundo livro de poemas, “Animal Anônimo” (2002). Terron publicou os livros de contos “Hotel Hell” (Livros do Mal, 2003), “Curva de Rio Sujo” (Planeta, 2003; publicado em Portugal pela ASA editores, 2005), e “Sonho Interrompido por Guilhotina” (Casa da Palavra, 2006), além de “Guia de Ruas sem Saída”, novela gráfica ilustrada por André Ducci (Edith, 2012). Em 2010, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional pelo romance “Do Fundo do Poço se Vê a Lua” (Companhia das Letras, 2010; publicado em Portugal pela Teorema, 2016). Publicou “A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves” (Companhia das Letras, 2013), “Noite Dentro da Noite” (Companhia das Letras, 2017), “A Morte e o Meteoro” (Todavia, 2019) e “O Riso dos Ratos” (Todavia, 2021), entre outros. Seu último romance é “Onde Pastam os Minotauros” (Todavia, 2023), premiado com o APCA em 2023.

Sempre um Papo – 38 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do País, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 37 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 18 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

Joca Reiners Terron no Sempre Um Papo

Dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h30.

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21, Savassi, Belo Horizonte).Entrada gratuita

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário