Foto: Fe Pinheiro |
Inspirado na própria jornada pessoal e dedicação ao teatro de Jandira, o texto traz reflexões sobre a finitude após o diagnóstico de câncer. O último trabalho da atriz chega aos palcos dirigido por Marcos Caruso, amigo e parceiro da autora por mais de 40 anos. O espetáculo convida o público a um passeio pelas memórias mais marcantes da autora por meio de um texto direto, enxuto e coloquial, evocando os blocos carnavalescos da cidade de Santos, as descobertas da infância, momentos dramáticos e a vida dedicada ao teatro. Nas palavras do próprio diretor Marcos Caruso: “Concebi um espetáculo onde o absolutamente imprescindível e o essencialmente necessário estarão em cena. Essa foi a maneira que encontrei de honrar Jandira e, assim, poder continuar escrevendo com ela, para que, este ano, possamos completar nossos 40 anos de parceria”, sublinha Caruso.
Em “Jandira – Em busca do bonde perdido”, a personagem-título fala dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso, há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida. Em seus momentos mais difíceis, a autora busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros deuses da escrita, sua grande paixão. E a própria Jandira define: “Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela, diante de seu público, ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Auto ficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático”.
Sobre a autora
Jandira Martini é conhecida por suas atuações marcantes no teatro e na televisão brasileiros e também reconhecida como autora teatral de sucesso. Pelo espetáculo “O Eclipse”, dirigido por Jô Soares, Jandira ganhou o prêmio APCA de melhor texto em 2008.
A carreira como atriz começou no teatro, no final dos anos 1960, com “Joana D’Arc entre as chamas”. Nos palcos, a trajetória de Jandira somou mais de 20 peças. Na TV Manchete, foi autora e atriz da novela “Ana Raio e Zé Trovão”. No SBT, atuou em “Éramos Seis” e “Sangue do Meu Sangue”. Na Rede Globo, integrou o elenco das novelas “Sassaricando”, “O Clone”, “Caminho das Índias”, “Salve Jorge”, “Morde e Assopra” e das minisséries “Os Maias” e “A Casa das Sete Mulheres”.
Jandira - Em busca do bonde perdido, com Isabel Teixeira
Data: 3 e 4/8
Minas Tênis Clube
Horário: sábado, às 20h, e domingo, às 17h
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 100 (inteira)
Ingressos populares (limitados): R$ 39 (inteira)
Adquira seu ingresso na bilheteria ou pelo site Sympla
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário