Translation

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Museu de Congonhas comemora Dia Internacional dos Museus com Gincana e outras atividades virtuais


Nesta semana, em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, o Museu de Congonhas inicia as atividades da sua primeira Gincana Virtual. A iniciativa, online, necessária nesses tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus, é uma das atividades que estão na programação da instituição que participa, mais uma vez, da Semana de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM). 

Esta é a 18º edição do evento, que este ano, propaga o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Seguindo esta proposta, a Gincana Virtual do Museu de Congonhas, é uma forma que a instituição encontrou de reunir pessoas de qualquer lugar do país e de idades diversas, para testarem seus conhecimentos sobre arte, patrimônio e história numa sadia competição, que desde as inscrições já esta movimentando as redes sociais do Museu. A Gincana começa nesta semana e se estende até o início de junho.

Mas a programação desta semana não para por aí. Nesta terça-feira (19) às 20h, estreia no Canal Congonhas, um episódio especial da série “Promessa e Milagre”, sobre o Jubileu, festa religiosa que acontece na Cidade dos Profetas todos os anos. O capítulo, que encerra a produção, apresenta um relato emocionante da Romaria de Carmópolis de Minas, que reúne centenas de fieis que vem a pé para Congonhas em agradecimento ao Bom Jesus.

Na quarta-feira (20), a instituição leva ao ar, um vídeo que explica a construção, detalhes artísticos e a história da Capela da Santa Ceia, edificação que faz parte do Santuário que é Patrimônio Cultural Mundial. O vídeo faz parte da série que realiza Mediações Virtuais sobre todo o conteúdo em exposição no Museu de Congonhas. 

Na quinta-feira (21) a Gincana começa a todo vapor, será lançada a primeira prova. Neste mesmo dia, na sessão #TBTdoMuseu, serão relembradas as atividades e eventos realizados nos anos anteriores durante a Semana dos Museus, com fotos vídeos e depoimentos dos participantes. 

Já na sexta-feira (22) é dia de #Sextou. A instituição vai fazer publicações com indicações de entretenimento cultural para quem é apaixonado por história, arte e patrimônio.

Para a criançada se divertir no final de semana, estreia a oficina “Dama dos Profetas”, ensinando a fazer uma nova versão deste jogo tão tradicional. E ainda terá a publicação de um novo #QuizdoMuseu, aguçando a curiosidade dos internautas.

Toda a programação pode ser acessada nas páginas do Facebook (@museudecongonhas), Instagram (@museusdecongonhas) e site da instituição (www.museudecongonhas.com.br).

As inscrições começaram nesta sexta-feira (15), e podem ser feitas por meio de um formulário disponível no site do Museu de Congonhas (www.museudecongonhas.com.br). Qualquer pessoa pode participar, individualmente ou formando uma equipe. 

Museu de Congonhas na Web:

Canal Congonhas: https://www.youtube.com/canalcongonhas 

Facebook: www.facebook.com/museudecongonhas 

Instagram: @museusdecongonhas

Site: www.museudecongonhas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário