Translation

quinta-feira, 5 de março de 2020

Parceria entre Cemig e Sesi vai presentear BH com espaço dedicado à história da energia

Presentear e valorizar a capital dos mineiros é o objetivo da parceria firmada entre a Cemig e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Em 2020, Belo Horizonte receberá o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética. Situado no Museu de Artes e Ofícios (Sesi MAO), os moradores e visitantes de Belo Horizonte terão a oportunidade de conhecer de perto a evolução da energia elétrica, desde os primórdios do desenvolvimento industrial, até as novas e sustentáveis fontes de energia renovável, que são a marca do futuro. Em comemoração ao Dia Mundial da Eficiência Energética, a inauguração do espaço será realizada na quinta-feira, 5/3, às 19h, e as visitações serão realizadas a partir do dia 16.

O novo espaço é uma iniciativa do Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia e da redução e eliminação do desperdício do recurso.

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o Sesi MAO é o espaço mais adequado para abrigar o projeto. “No Museu, é possível saber como era a energia desde o início da industrialização. Lá é possível mostrar ao público como esse bem é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade. É um presente da indústria mineira para a capital, para os mineiros e todos aqueles que passarem por Belo Horizonte”, comenta o líder industrial.

O projeto prevê que milhares de estudantes percorram essa trilha de conhecimento. Para formar uma nova geração de consumidores e incentivar a participação das escolas públicas, o convênio celebrado entre as entidades inclui o atendimento e transporte de alunos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) até o Sesi MAO.

Segundo o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, a empresa reconhece a importância dos espaços de arte e cultura para a educação e entende que o Museu tem o papel de permitir reflexões sobre temáticas atuais, principalmente quando se trata do consumo sustentável. “O Museu de Artes e Ofícios traz o histórico das profissões, da evolução, da técnica e tudo isso depende de energia. Com seu acesso democrático, no coração de Belo Horizonte, a Cemig acredita que o Espaço de Eficiência Energética cumprirá um importante papel na educação de estudantes e visitantes”, afirma Passanezi.

Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética

A sala temática de eficiência energética, no Sesi MAO, teve investimento de R$ 5 milhões e se propõe a narrar o histórico da energia e das fontes que serão usadas no futuro -- as chamadas energias limpas -- de modo interativo e lúdico. Além da sala temática principal, o convênio prevê a realização de quatro exposições temporárias de artistas que utilizam matrizes energéticas em seu trabalho, palestras, oficinas e seminários relacionados à eficiência energética e sustentabilidade.

Museu de Artes e Ofícios

Conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como: mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, curtumes e energia -- este último, setor destacado no novo espaço.

Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética
Local: Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO) -- Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte
Visitação a partir de 16 de março.
Informações para imprensa (31) 3263-7753/ 4444/ 4555 (Fiemg) ou (31) 3506-2025 (Cemig)
Agendamento de visitas: (31) 3248-8621

Nenhum comentário:

Postar um comentário