Translation

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Férias na Casa Fiat de Cultura: atividades gratuitas para toda a família

Evento acontece em Belo Horizonte no mês de julho
Foto: Sérgio Ventura
Ateliê aberto de origami, exposição e visita ao painel de Candido Portinari fazem parte da programação, que é gratuita e para todas as idades

Transformar o simples papel em diferentes objetos e seres a partir da dobradura. O origami, prática secular japonesa, vai além de uma atividade lúdica: com ele é possível melhorar e expandir o raciocínio lógico e a coordenação motora em crianças e adultos. Sabendo disso, a Casa Fiat de Cultura preparou uma atividade para toda a família durante as férias. 

No Ateliê Aberto de Origami, o Programa Educativo vai ensinar a técnica do origami e a partir dela os participantes vão produzir animais e elementos da natureza, como pássaros, borboletas, ratos, leões, raposas, sapos e morcegos.

O Ateliê de Origami será realizado entre os dias 17 e 28 de julho, sempre de quarta a domingo, em três horários: às 10h30, 14h e 16h. Crianças e adultos de todas as atividades podem participar. São 15 vagas por horário e não é necessário fazer inscrição prévia. A participação é gratuita.

“O ateliê aberto é um espaço para acolher toda a família e, por isso, se torna uma ótima programação para as férias. Além de seu caráter lúdico, o origami também estimula a concentração e incentiva a imaginação. E neste ano, criando elementos da natureza, estamos trabalhando também o mote da importância da preservação ambiental”, destaca Clarita Gonzaga, coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura.

Exposição na Piccola Galleria e Painel de Portinari

Além das atividades do Ateliê Aberto, até o dia 21 de julho, a exposição “Tudo é eco no universo”, do artista Augusto Fonseca, fica em cartaz na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A mostra faz uma releitura do mito de Narciso e reúne 11 obras entre aquarelas, desenho e objeto, que incitam o visitante a fazer uma reflexão introspectiva por meio de imagens que refletem um Narciso adoecido, como um espelho da nossa sociedade atual.

O quadro Civilização Mineira, de Candido Portinariem exposição permanente no hall da Casa Fiat de Cultura, também poderá ser visitado durante as férias. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel do artista em Minas Gerais e retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897.

A Casa Fiat de Cultura fica aberta de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Toda a programação é gratuita.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras. Atualmente, 50 mostras de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 13 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 400 mil participaram de suas atividades educativas.

Ateliê Aberto de Origami
De 17 a 28 de julho, sempre de quarta a domingo
10h30, 14h e 16h
Gratuito | 15 vagas por horário| Sem inscrição prévia

Exposição “Tudo é eco no universo”, com obras de Augusto Fonseca na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Até a 21 de julho
Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h 

Informações

(31) 3289-8900
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat

Nenhum comentário:

Postar um comentário