Translation

terça-feira, 7 de maio de 2019

Sesc Palladium celebra a Língua Portuguesa e traz grandes atrações


#OCUPASACY é uma das atrações do mês
Foto: Divulgação
 Em maio, o Sesc Palladium preparou para o público uma programação especial para celebrar a importância cultural e histórica da língua portuguesa em toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma vez que em 5 de maio os países lusófonos comemoram o Dia da Língua Portuguesa. E essa programação conversa diretamente com o eixo curatorial Culturas Populares, que norteia as atrações do centro cultural neste semestre, trazendo à discussão a dimensão antropológica da cultura com todo o sentimento de pertença e identificação que permeia esse assunto.

Dentre os destaques estão Conversa Afro Barroca – Canto dos Recuados Aclamação para Olorum, com Mateus Aleluia; Elza Soares com o show Deus é mulher; e a nova exposição da Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium#OCUPASACY, de curadoria de Rudá K. Andrade (neto de Oswald de Andrade e Pagu), que chega à capital mineira evidenciando uma pesquisa que reúne 77 tipos diferentes de saci de todo o Brasil.
                                                                                 
MAIS INFORMAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA LÍNGUA PORTUGUESA:
1° a 16 de maio: Mostra de filmes – Ciclo Reconexões
O Ciclo Reconexões traz para o Cine Sesc Palladium filmes que tratam das vidas de brasileiros e brasileiras que sofrem intervenções inesperadas e, a partir de olhares combinados com as culturas de outros países, se deparam com as incertezas e as reconexões necessárias para a sobrevivência e a integridade diante do desconhecido. Os filmes Corações SujosBudapesteJean Charles Meu país compõem um panorama diverso de brasileiros que experimentam estas reconexões dentro ou fora do Brasil. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões. Espaço sujeito a lotação.

Programação:
Dias 1, 5, 10 e 15 de maio
Filme: Corações sujos (Vicente Amorim, Brasil, 2011)
Horário: às 20h (exceto no dia 5, com exibição às 18h)
Classificação: 14 anos
Duração: 107 minutos
Sinopse: O Imperador Hirohito acaba de assinar a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Em uma colônia japonesa no Brasil, um grupo de nacionalistas se recusa a acreditar que seu país finalmente perdeu uma batalha.

Dias 2, 7, 11 e 16 de maio
Filme: Budapeste (Walter Carvalho, Brasil, 2009)
Horário: às 20h
Classificação: 16 anos
Duração: 113 minutos
Sinopse: O filme conta a história do carioca José Costa, um escritor fantasma que, na volta de um congresso, visita Budapeste e se encanta pela cidade, e passa a alternar sua vida de casado no Brasil com a Hungria, onde vive novas experiências.

Dias 3, 8 e 12 de maio
Filme: Jean Charles (Henrique Goldman, Brasil, 2009)
Horário: 20h (exceto dia 12, com exibição às 18h)
Classificação: 14 anos
Duração: 93 minutos
Sinopse: Jean Charles é um eletricista mineiro que vive em Londres, onde possui uma extensa rede de amigos e conhecidos. Ele consegue levar sua prima Vivian para morar com ele, introduzindo-a no mercado de trabalho ilegal. Ainda que totalmente alheio aos atentados que ocorriam na região, Jean é confundido com um terrorista no metrô e acaba sendo morto pela polícia, o que muda para sempre a vida das pessoas que o cercavam. 

Dias 4, 9 e 14 de maio
Filme: Meu País (André Ristum, Brasil, 2011)
Horário: às 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: Após a morte repentina de seu pai, Marcos retorna da Itália para o Brasil. Já no país, ele reencontra seu irmão, Tiago, e descobre que possui uma meia-irmã portadora de deficiência intelectual. Ao mesmo tempo em que enfrentam o luto, Marcos e Tiago precisam lidar com suas diferenças e se acostumar com a convivência com a irmã.

7 de maio: Conversa Afro Barroca – Canto dos Recuados, com Mateus Aleluia
Conversa Afro Barroca – O Canto dos Recuados é um trabalho do baiano Mateus Aleluia, compositor, cantor e instrumentista, remanescente do grupo vocal Os Tincoãs. O artista utiliza seu violão e recursos audiovisuais em uma conversa sobre a cultura afro-barroca e sua expansão humana para o Brasil, com enfoque na temática da cultura africana, sua miscigenação com a cultura barroca trazida pelos europeus e com a cultura autóctone indígena, buscando sensibilizar o público para uma abordagem consciente sobre a história de um povo oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil. A apresentação será no Teatro de Bolso, às 20h e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes. Espaço sujeito a lotação.

8 de maio: Mateus Aleluia em Aclamação para Olorum
Aclamação para Olorum é um show intimista do cantor e compositor Mateus Aleluia, em que ele convida a plateia a uma comunhão entre a arte musical e a espiritualidade. Dividido em três movimentos: Mundo natural, Mundo material e Mundo espiritual, Aclamação para Olorum atravessa as mais diferentes culturas e tradições para chegar ao Brasil, ponto de encontro dos mais diversos povos que aqui construíram uma das culturas mais ricas e complexas do mundo. Em conexão com a melodia, a harmonia e o ritmo da vida, Mateus Aleluia conduz o show acompanhado de Bruno Oliveira no contrabaixo acústico e Ricardo Campos no violoncelo. A apresentação será no Grande Teatro, às 20h e a entrada custa R$ 30 (inteira)*.

9 de maio: Caro Leitor lança livro Sobrevivendo no Inferno, do Grupo Racionais MC’s. Debate com Edi Rock (Racionais) e Eliane Dias (Boogie Naipe)
Debate com Edi Rock, do Racionais, e Eliane Dias, do Boogie Naipe, sobre o livro Sobrevivendo no Inferno. A obra analisa a importância do disco Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais MC's, lançado 1997 e que entrou para a lista de obras obrigatórias para o vestibular da Unicamp (2020). O encontro acontecerá no Grande Teatro, às 20h e a entrada é gratuita. Para participar, é necessário retirar os ingressos na bilheteria do centro cultural no dia 9 de maio, a partir de 12h, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por ingresso, para Programa Mesa Brasil Sesc. Limite de 2 ingressos por pessoa. Espaço sujeito a lotação.

11 de maio: Elza Soares - Deus é Mulher
O show de Elza Soares, Deus é Mulher, homônimo ao disco, exalta a energia feminina como a provedora do atual cenário sociocultural mundial com uma mensagem ainda mais explícita que no trabalho anterior. O novo espetáculo é contundente ao denunciar e propor alternativas para mazelas sociais, o reconhecimento do lugar de fala como alternativa para minorias vulneráveis socialmente.

A materialização do afrofuturismo na ficção preta, cantada e contada por Elza Soares, surpreendente ao apresentar uma artista que supera a performance dos seus últimos trabalhos. Em cenário, figurinos e desenho de luz impactantes, continuamente ao lado da vanguarda de músicos.

O show acontecerá no Grande Teatro, às 21h30, os ingressos custam a partir de R$ 90 (inteira)* e já estão à venda na bilheteria do centro cultural ou pelo site ingressorapido.com.br .

15 de maio: Performaletra apresenta Calí Boreaz em Outono Azul a Sul
“Uma onda que nos arrasta desde a primeira linha até lugares impossíveis de prever”, é como a escritora portuguesa Ana Teresa Pereira, vencedora do Prêmio Oceanos 2017, se refere ao outono azul a sul, de Calí Boreaz, também portuguesa, com passagem pela Romênia e hoje radicada no Brasil.

Esta performance solo é um roteiro poético do exílio: travessia multi-atlântica alternando com suspensões a meio desse Atlântico, como um lugar de espanto a (con)fundir-se com o corpo urgente da cidade. A poeta faz um relato intimista da clandestinidade — do ser deslocado, logo mais atento, do artista traindo o burocrata, do amante que não consegue habitar o amor.

A apresentação será no Teatro de Bolso, às 20h e a entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes do evento. Espaço sujeito a lotação.

De 28 de maio a 8 de setembro:
Exposição #OCUPASACY, com curadoria de Rudá K. Andrade
Abrindo suas portas para o grande reflorestamento de sacys no imaginário mineiro, a exposição #OCUPASACY apresenta fatos e curiosidades sobre os peraltas mais queridos do Brasil. Para tanto, uma equipe de sacys e sacyólogos montaram na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium um centro de estudos avançados da sacyologia moderna. Venha contar histórias, relembrar memórias, conhecer as plantas e bichos parceiros dos sacys, estudar a cultura sacyzística e, sobretudo, brincar com os peraltas que estão aprontando por aqui. A exposição com curadoria de Rudá K. Andrade (neto de Oswald de Andrade e Pagu) reúne 77 tipos diferentes de saci de todo o Brasil. Visitação de a partir do dia 28 de maio, de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada gratuita.

Projeto Parede apresenta Redemunho - #OCUPASACY, com Marcelo Bicalho
O painel Redemunho, ilustrado pelo artista mineiro Marcelo Bicalho, representa no Foyer da Augusto de Lima o momento em que os sacys da Conjuração da Pipoca ganham a liberdade saindo de suas garrafas para ocuparem a cidade de Belo Horizonte. O mural compõe a exposição #OCUPASACY BH, que apresenta fatos e curiosidades sobre os peraltas mais queridos do Brasil.

De 28 a 31 de maio: Mostra Mês da Língua Portuguesa
O Cine Sesc Palladium exibirá na Mostra Mês da Língua Portuguesa dois filmes que evidenciam a língua portuguesa na música. As exibições serão sempre às 20h e a entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos 30 minutos antes. Saiba mais:

28 e 30 de maio
Filme: Palavra (En) cantada (Helena Solberg, 2009, Brasil)
Classificação: livre
Sinopse: O documentário faz uma viagem pela história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

29 e 31 de maio
Filme: As canções (Eduardo Coutinho, 2011, Brasil)
Classificação: livre
Sinopse: Num set de filmagem, um cenário inteiramente negro e uma cadeira. É neste contexto que Eduardo Coutinho conversa com pessoas convocadas a partir de pesquisa nas ruas do Rio de Janeiro. Tendo como ponto de partida uma canção interpretada pelo próprio depoente, o filme revela comoventes histórias de vida.

VEJA TAMBÉM:
10 de maio: Orquestra OPUS convida Flávio Venturini – INGRESSOS ESGOTADOS

O Sesc Palladium retomou o trabalho com eixos curatoriais semestrais em fevereiro de 2019, para nortear a programação do centro cultural. Até o mês de julho, as Culturas Populares estarão em discussão sob o viés da dimensão antropológica da cultura com todo o sentimento de pertença e identificação em várias linguagens artísticas. E de agosto a dezembro, o tema será Hermanos, uma reflexão acerca da influência dos países de língua espanhola sobre o Brasil e a nossa relação com os países vizinhos.

SERVIÇOS

Mostra de filmes - Ciclo Reconexões
Data: de 1º a 16 de maio de 2019 (exceto às segundas-feiras)
Local: Cine Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Horários: diversos, conforme programação acima
Filmes: conforme programação acima
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão

Cameratta Lusittana e Babadan em: Marília de Dirceu 
Data: 03/05/2019
Horário: 20h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro,Belo Horizonte/MG)
Entrada: R$ 10 (inteira)*
Classificação: livre
Duração: 60 minutos

Conversa Afro Barroca – Canto dos Recuados, com Mateus Aleluia
Data: 07/05/2019
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte/MG)
Entrada: gratuita. Espaço sujeito a lotação.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos

Mateus Aleluia em Aclamação para Olorum
Data: 08/05/2019
Horário: 20h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro,Belo Horizonte/MG)
Entrada: R$ 30 (inteira)*
Classificação: livre
Duração: 60 minutos

Caro Leitor lança livro Sobrevivendo no Inferno, do Grupo Racionais MC’s. Debate com Edi Rock (Racionais) e Eliane Dias (Boogie Naipe)
Data: 09/05/2019
Horário: 20h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Entrada: gratuita, mediante doação de 1kg alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc.
Troca de ingressos: 09/05, a partir das 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos

Elza Soares - Deus é Mulher
Data: 11/05/2019
Horário: 21h30
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro,Belo Horizonte/MG)
Entrada: Plateia I: R$ 150 (inteira)* | Plateia II: R$ 130 (inteira) | Plateia III: R$ 90 (inteira)*
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos

Performaletra apresenta Calí Boreaz em Outono Azul a Sul
Data: 15/05/2019
Horário: 20h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte/MG)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes. Espaço sujeito a lotação.
Classificação: 12 anos
Duração: 30 minutos

Exposição #OCUPASACY, com curadoria de Rudá K. Andrade
Data: de 28/05 a 08/09/2019
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro,Belo Horizonte/MG)
Classificação: livre
Entrada gratuita

Projeto Parede apresenta Redemunho - #OCUPASACY, com Marcelo Bicalho
Data: de 28/05 a 08/09/2019
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Exibição gratuita

Mostra Mês da Língua Portuguesa
Data: de 28 a 31/05/2019
Local: Cine Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro,Belo Horizonte/MG)
Horário: 20h
Filmes: conforme programação acima
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão

*Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes com o cartão do cliente Sesc válido têm 60% de desconto no valor da inteira.

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário