Translation

terça-feira, 19 de junho de 2018

Sesc realiza mais uma edição do Circuito Turístico-Literário

Artista marca presença no evento no
Sesc - Foto: Tiago Malhas
Dia 23 de junho (sábado), o Sesc Palladium convida para a segunda edição do Circuito Turístico-Literário, a partir das 10h. O passeio começa na réplica da escultura de Carlos Drummond de Andrade, instalada no foyer Rio de Janeiro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte - MG) e percorre o trecho Centro/Savassi visitando as Esculturas Literárias do escultor mineiro Leo Santana. As vagas são limitadas, e as inscrições gratuitas vão até quinta-feira (21 de junho), aqui.

Serão visitadas as esculturas Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava (rua Goiás, 46, Centro); Encontro Marcado (Praça da Liberdade, 21, Funcionários); Murilo Rubião (Praça da Liberdade, 21, Funcionários), Roberto Drumond (rua Antônio de Albuquerque, 595, Savassi) e Henriqueta Lisboa (rua Pernambuco, 1332, Funcionários). A iniciativa terá mais uma edição, em 7 de julho, também a partir das 10h. O trajeto será realizado em micro-ônibus.

A iniciativa visa mostrar uma perspectiva literária e histórica – da obra e da vida cultural dos escritores representados pelas esculturas visitadas – com o roteiro a ser apresentado pelo escritor e jornalista José Eduardo Gonçalves. Já Leo Santana, artista criador das esculturas, conta um pouco sobre seu processo de criação das obras ao longo do percurso.

O Circuito Turístico-Literário integra a programação do Eixo Língua Portuguesa, do Sesc Palladium, que oferece um percurso expográfico com referências entrecruzadas acerca da geografia da cidade e a literatura produzida por seus autores, como podemos ver na exposiçãoCartografia Imaginária: a cidade e suas escritas, com curadoria de Maurício Meirelles e Marconi Drummond; no Projeto Desvios Ocupação Drummond – poesia no caminho, com instalação de escultura de Carlos Drummond de Andrade, criada pelo artista plástico Leo Santana; e no Projeto Parede com Kid Azucrina, curadoria de João Perdigão e vídeo Fred Tonucci no foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro).

Outras informações sobre o Eixo Língua Portuguesa você encontra aqui.                  

SOBRE LEO SANTANA

Até chegar ao seu momento atual como artista, o mineiro de Teófilo Otoni Leo Santana experimentou, amassou, esculpiu e amaciou lápis, pincéis, tinta, cimento, argila, bronze e mármore. Sua formação acadêmica – Publicidade e Desenho Industrial – deixou como marca um rigor no apuro das linhas e uma visão tridimensional dos espaços. Já o talento de artista é natural, especial, congênito, reconhecido.

Desafiado a perenizar personagens e memórias brasileiras, conseguiu imprimir nas figuras que criou uma proximidade rara entre as pessoas e estátuas, podem ser tocadas sem receios. A maioria dessas obras, mais do que monumentos públicos, são hoje patrimônios culturais mineiros e brasileiros.

Sua obra mais famosa, Drummond no Calçadão – escultura em bronze, instalada na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro – é uma homenagem do povo carioca ao centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade. Ela já é o segundo monumento público mais visitado na cidade, perdendo apenas para o Cristo Redentor. 

SOBRE JOSÉ EDUARDO GONÇALVES

Jornalista, editor e escritor, nasceu em São João del Rei (MG). Graduado em Comunicação pela PUC Minas, atuou em comunicação corporativa e foi editor-geral da revista de cultura Palavra. Presidiu a Rádio Inconfidência e a Rede Minas de Televisão, emissoras ligadas à Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Na TV, apresentou por quatro anos o programa Redemídia, espaço de debate sobre comunicação e tecnologias midiáticas. Tem dois livros publicados – Cartas do Paraíso (contos, Mazza, 1998) e Vertigem (romance, Record, 2003). Publicou contos na Bravo! e no Suplemento Literário de Minas Gerais. Desenvolve projetos editoriais, como a coleção BH. A Cidade de Cada Um, com 25 títulos já publicados. É curador do projeto literário Ofício da Palavra e do FELIT-Festival de Literatura de São João Del Rei.  

Segunda edição do Circuito Turístico-Literário
Data: 23/6 (sábado)
Horário: a partir das 10h
Ponto de partida: foyer Rio de Janeiro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte - MG)
Inscrições: até o dia 21 de junho (quinta-feira), aqui.

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário