Translation

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Sesc Palladium divulga programação de cinema de junho

Ingressos para filmes devem ser retirados com antecedência
Foto: Rodrigo Lopoes de Barros
O Sesc Palladium apresenta, de 12 a 24 de junho, a 2ª Mostra Sesc de Cinema – etapa estadual MG, que tem o objetivo de fomentar e difundir a produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. A Mostra pretende contribuir para o campo audiovisual sendo um espaço de lançamento e promoção de artistas de todo o país. As inscrições foram realizadas de 15 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018. Nesse período, realizadores independentes puderam inscrever seus trabalhos no site oficial da Mostra (www.sesc.com.br/mostradecinema).

Em Minas Gerais 101 trabalhos foram inscritos. Uma curadoria especializada chegou a 34 obras. Destas, seis foram selecionadas (dois longas e quatro curtas) para representar o estado na etapa nacional da Mostra, que selecionará 30 filmes de todas as regiões do país. Elas ganharão o prêmio de licenciamento ficando disponível no acervo do Sesc por dois anos. Além disso, nove filmes serão certificados por categoria (filme, roteiro, atriz, ator, elenco, direção de arte, direção de fotografia, desenho de som e montagem).  

A seleção dos trabalhos é dividida em duas fases: esta, a primeira, vai exibir os filmes selecionados de cada estado e definir aqueles que concorrerão na segunda etapa de seleção, para participar da mostra nacional, que será composta por 30 filmes, sendo dois longas-metragens e quatro curtas-metragens de cada região do país. No Sesc Palladium, serão exibidos os 36 filmes selecionados na etapa estadual Minas Gerais. Com sessões comentadas diariamente por diretoras e diretores dos filmes. 

Dentro da programação da Mostra Sesc de Cinema, será oferecida de 19 a 21 de junho, de 14h às 18h, a oficina Fazer Cinema Hoje, ministrada pelo cineasta Silvio Tendler. Nela, serão discutidas as formas de fazer cinema: tecnologias alternativas, distribuição e discursos alternativos. A ideia é apresentar e discutir a produção dos participantes e a do diretor Silvio Tendler. Serão oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, aqui até o dia 12 de junho. Os selecionados serão divulgados no dia 15 de junho.
O diretor Silvio Tendler ministrará, ainda, a Masterclass Falar de cinema hoje. Trata-se de um debate com o público em que o tema será o processo de produção, distribuição e exibição de filmes e o que existe por trás de um filme. A ideia é abordar a desconstrução dos mecanismos da criação e alternativas à indústria do entretenimento, o que é ser cineasta hoje, discutir sobre cinema e mercado. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes.

Além disso, a programação de cinema do Sesc Palladium apresenta, de 26 de junho a 7 de julho, pela primeira vez em Belo Horizonte, a Mostra de Animação Russa, que trará os principais filmes de animação realizados na Rússia e na ex-União Soviética. Serão apresentados desenhos animados, realizados por vários diretores, exibindo importantes nomes do cinema de animação tais como Fiodor Khitruk, Yuri Norstein e Alexander Petrov. Uma programação paralela inclui sessões comentadas e lançamento de livros, permitindo uma aproximação do público brasileiro com a história de uma das maiores escolas de animação mundial. A curadoria da mostra é de Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova. No dia 30 de junho, às 18h, será lançado o livro Tarakã, de K.Tchukovsky. Confira a programação completa aqui .

O projeto prevê, ainda, a realização de uma oficina de animação com a artista, ilustradora e diretora Svetlana Filippova, de 3 a 5 de julho, no Mezanino do Sesc Palladium. O resultado do encontro será um pequeno curta de animação, feito pelos participantes da oficina. Serão disponibilizadas 10 vagas e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, aqui de 12 a 29 de junho.  

2ª Mostra Sesc de Cinema
Data: 12 a 24/6/2018
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro, Belo Horizonte-MG)
Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Cine Sesc Palladium apresenta Mostra de Animação Russa
Data: 26/6 a 7/7/18
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte-MG)
Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário