Translation

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Sesc Palladium anuncia sua programação de literatura para junho

Em junho, diversas atividades vão agitar a programação de literatura do Sesc Palladium. Vai ter lançamento de livro, debate e oficina. Na quarta-feira (13 de junho), o foyer Augusto de Lima (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte - MG) recebe o lançamento do livro Diálogos com Emily Dickinson, de João das Neves, dentro do projeto Caro Leitor. O evento é gratuito e acontece às 19h.

Na oportunidade, João das Neves irá compartilhar seu processo criativo, apresentando alguns dos poemas publicados e encontrando o público para uma conversa livre e inspirada. Os livros, com tiragem limitada, serão vendidos a R$ 50 (cinquenta reais).
  
EIXO LÍNGUA PORTUGUESA

A programação do Sesc Palladium no primeiro semestre de 2018 foi construída a partir de uma homenagem à Língua Portuguesa em suas diversas relações com a cultura. O eixo Língua Portuguesa acontece até o dia 8 de julho. As atividades abaixo são integrantes dessa programação especial:

No dia 26 de junho, Patrícia Brito, Sabrina Sedlmayer e César Guimarães participam da roda de conversa Por uma narrativa que alimenta a memória. A conversa abordará a memória gustativa sob um duplo foco: como dispositivo da narrativa literária (em suas diferentes manifestações) e tecida pelos relatos das mestras e mestres dos saberes culinários. Pretende-se ainda tratar das memórias dos lugares (Minas Gerais e Alentejo) e da relação entre a comida e o homem contemporâneo. O encontro será, às 19h30, no foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium e é gratuito.

Ainda tratando da relação entre arte e gastronomia, acontece a oficina Comer pela memória, ministrada por Patrícia Brito e Neka Menna Barreto. A proposta é que a oficina aconteça em dois momentos: um dia de conversa, apresentação de técnicas e trocas de experiências; e um dia de preparo coletivo. A atividade parte da memória gustativa apresentada por Patrícia e Neka pelo viés da experimentação e da seleção memorial dos alimentos inspirados nas narrativas e no que se come. A oficina é direcionada aos interessados nas relações entre arte e gastronomia e será realizada no dia 29 de junho (primeiro momento), das 19h às 20h30, continuando no dia 30 (segundo momento), das 15h às 18h, sempre no Mezanino do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro). Os interessados devem se inscrever gratuitamente aqui, até 20 de junho. Os selecionados serão conhecidos no dia 26, no sescmg.com.br. São 30 vagas disponíveis.

Veja também:



SOBRE JOÃO DAS NEVES

Dramaturgo, diretor, ator e escritor, contemplado com prêmios diversos como o Molière (vários), Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga, mantém-se em atividade teatral de forma permanente e inovadora, desde os tempos dos Centros Populares de Cultura (CPC) e do Teatro Opinião, do qual foi um dos fundadores ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes fundamentais do teatro brasileiro. Sua primeira peça a arrebatar o teatro latino americano foi O Último Carro. Nas décadas seguintes, João das Neves faria uma série de bem-sucedidas experiências teatrais envolvendo temáticas e situações diferentes, como o trabalho com atores não profissionais, a criação do grupo Poronga, no Acre, e várias encenações em espaços não convencionais, com adaptações de obras literárias de autores como Guimarães Rosa e de João Silvério Trevisan.
  
SOBRE PATRÍCIA BRITO

Patrícia é mineira de Belo Horizonte, formada em Letras e especialista em Política Cultural e Patrimonial. Investiga a memória gustativa de diferentes grupos referenciando suas próprias raízes, da avó Marcelina e do avô Belmiro. Em seu ofício, Patrícia faz um levantamento de recordações para mapear grupos primitivos e tradições, reconstituindo receitas e práticas. É sócia diretora do Marcelina Belmiro Armazém.
  
SOBRE SABRINA SEDLMAYER

Sabrina Sedlmayer é professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG) e membro do Núcleo Walter Benjamin (NWB) desde 2007. Realizou pós-doutorado em Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autora de Ao lado esquerdo do pai (1997) e Pessoa e Borges: quanto a mim, eu (2004) e coorganizadora de O comum e a experiência da linguagem (Editora UFMG, 2007), Limiares e passagens em Walter Benjamin (Editora UFMG, 2010), e 100 receitas sem leite e derivados (Editora Gutenberg, 2012).
  
SOBRE CÉSAR GUIMARÃES

Graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), possui doutorado em Estudos Literários (Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e pós-doutorado pela Universidade Paris 8 (2002). É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e colaborador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema moderno (ficção e documentário) e experiência estética. Editor da revista Devires: Cinema e Humanidades. Coordenador do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência. Foi coordenador-geral do Festival de Inverno da UFMG de 2012 a 2014, com o Projeto de Extensão O Bem Comum. Coordenador do Projeto de Extensão Formação Transversal em Saberes Tradicionais.
  
Lançamento do livro Diálogos com Emily Dickinson, de João das Neves
Data: 12 de junho de 2018
Horário: 19h
Local: foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada gratuita. Espaço sujeito a lotação
Classificação: livre

Mesa Por uma narrativa que alimenta a memória
Data: 26 de junho de 2018
Horário: 19h30
Local: Mezanino do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada gratuita. Espaço sujeito a lotação
Classificação: livre

Oficina Comer pela memória
Data e horário: 29 de junho, das 19h às 20h30; e 30 de junho de 2018, das 15h às 18h
Local: Mezanino do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Inscrição: gratuita aqui, até 20 de junho. Selecionados serão conhecidos no dia 26, no sescmg.com.br
Público-alvo: interessados nas relações entre arte e gastronomia
Quantidade de vagas: 30

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário