Translation

terça-feira, 26 de junho de 2018

Em edição especial, ‘Minas ao Luar’ apresenta Pato Fu e Graveola

Pato Fu é uma das atrações da programação do Minas ao Luar
Foto: Dudu Polonis
A música de Minas Gerais é um capítulo à parte na história cultural do país. São movimentos, artistas e grupos que marcaram períodos, lutaram por causas importantes e conquistaram diversos públicos, extrapolando limites territoriais e temporais. 

Agora, três iniciativas afins e emblemáticas, verdadeiras vitrines da cultura artística e musical mineira, anunciam um encontro inédito. O tradicional Minas ao Luar, realizado pelo Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, vai realizar uma edição especial para comemorar os 30 anos do programa Agenda e os 20 anos do programa Alto-Falante, ambos produzidos e transmitidos pela Rede Minas. Dois programas amplamente reconecidos e premiados pela valorização artística e cultural do estado e do país. 

A grande festa será realizada em 30 de junho (sábado), a partir das 17h, na praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto). Duas atrações especiais vão representar um recorte importante da poesia e da sonoridade da música mineira: a banda Pato Fu, liderada por Fernanda Takai e que se firmou no cenário independente do rock nacional nos anos 90, e a banda Graveola, considerada uma das mais relevantes da geração formada em Belo Horizonte neste início de século. A entrada é gratuita e a atração tem apoio da Codemge e da Rede Minas. 

OS PROGRAMAS

No ar desde 1987, o Agenda é um dos programas mais antigos da Rede Minas. Primeira revista cultural da TV mineira, o programa, que completa 30 anos, se consolidou como uma das principais janelas para a produção cultural do estado, acompanhando a carreira e as novidades de artistas de grandes nomes da cena mineira, brasileira e internacional.

O programa apresenta reportagens, coberturas, análises e entrevistas que pautam a agenda cultural da capital e outras cidades de Minas. Diariamente, leva para o telespectador informação sobre teatro, cinema, artes plásticas, música, literatura, artes visuais e outras manifestações artísticas. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 19h45.

Criado em 1997 pelo jornalista Terence Machado o Alto-Falante é também uma revista eletrônica dedicada à música pop e suas vertentes. Além de clipes, exibe matérias e notas cobertas, destacando novidades do meio musical ou, em tom mais crítico, apresentando comentários sobre determinados lançamentos do mercado fonográfico. ‘Enciclopédia do Rock’ é um dos quadros mais famosos do programa.

Além da cena nacional, o Alto-Falante ultrapassa fronteiras e confere o que acontece pelo mundo. A equipe do programa já marcou presença nos principais festivais europeus e Estados Unidos, tais como o Roskilde(Dinamarca), FIB(Espanha), Les Eurockeennes(França) e Bonnaroo(EUA), além de ter feito reportagens especiais, na Argentina, Inglaterra e França. Foram vários prêmios conquistados ao longo de duas décadas. O primeiro deles, em 2005, na categoria melhor programa de TV, no Prêmio Claro de Música Independente. Foi cinco vezes, eleito o melhor programa de música na tv, no prêmio Dynamite, concorrendo com atrações do Multishow e da MTV.

PROJETO PAREDE TAMBÉM HOMENAGEARÁ OS PROGRAMAS

Durante a realização desta edição especial do Minas ao Luar uma outra iniciativa do Sesc também homenageará os programas da Rede Minas. Na ocasião o Projeto Parede, voltado para valorização das artes visuais, vai convidar os artistas Gabriel Dias e Kid Azucrina para criação de uma obra inédita, ao vivo.

O trabalho será executado em um painel instalado na entrada do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, onde ficará exposto e fará referência aos programas Agenda e Alto-Falante. Esta edição especial do projeto foi idealizada pelo jornalista João Perdigão.

A proposta dos artistas é explorarem as características de suas obras autorais, como a escrita, abstrações e figurações em uma grande homenagem aos programas da Rede Minas.

MINAS AO LUAR É PALCO DE GRANDES ENCONTROS, EM TODO O ESTADO

Minas ao Luar é uma das ações de maior incentivo à música nacional. Em uma nova fase, com variedade de ritmos e estilos, a iniciativa continua percorrendo todo o território estadual promovendo grandes encontros artísticos e fomentando a música brasileira.

Em uma nova fase, vem recebendo maior diversidade de artistas, ampliando o repertório das tradicionais serestas, abrindo espaço também para outras linguagens e gêneros musicais. 

Desde a primeira edição, foram centenas de apresentações em diversos municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores. Todo esse sucesso já rendeu a produção de três discos – Minas ao Luar: Canções 1Minas ao Luar: Canções 2 Minas ao Luar: Canções 3 – e um livro, com letras e cifras para acompanhamento em violão, o Minas ao Luar: Canções. Além disso, o Sesc lançou, em dezembro de 2014, o primeiro DVD:Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium, que é distribuído, gratuitamente, nas apresentações, como acontece com os três discos e o livro produzidos anteriormente.

Minas ao Luar em homenagem aos 30 anos do programa Agenda e 20 anos do programa Alto-Falante 
Data: 30/6/2018, sábado        
Atrações: Pato Fu e Graveola
Hora: 17h
Local: praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto,Belo Horizonte-MG).
Entrada gratuita

Um comentário:

  1. Descobri o blog ao acaso!Se quiser conhecer o meu http://musicgeneration.zip.net/

    ResponderExcluir