Translation

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Ilustrador do HQ ‘Sandman’, Dave McKean participa de tarde de autógrafos e bate-papo

Ilustrador participa do evento na capital mineira e atende
fãs - Foto: Divulgação
Reconhecido principalmente pelo sucesso da série “Sandman”, o quadrinista Dave McKean chega ao país e desembarca em Belo Horizonte, onde participará do FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos, entre os dias 30 de maio a 3 de junho. A vinda do ilustrador foi um convite do Festival, com apoio da Darkside Books, que leva o britânico para divulgar o livro “Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash” no Rio de Janeiro em seguida.

Durante a passagem de McKean em Belo Horizonte, ele receberá fãs e admiradores para uma sessão de autógrafos no dia 1º de junho, às 13h, e depois, às 18h, fará um bate-papo sobre a sua carreira com mediação do professor Daniel Werneck. No dia seguinte, 2, terá outra sessão de autógrafos, às 13h.

Entre os dias 4 e 8 de junho, o quadrinista participará de ações, sessões de autógrafos, dia de imprensa e eventos no Rio de Janeiro em função do seu recente livro “Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash”, lançado pela editora DarkSide Books.

Conhecido por sua colaboração com Neil Gaiman — em “Sandman”, “Sinal e Ruído”, “Mr. Punch” e “Violent Cases” —, Dave McKean assombra o universo dos quadrinhos desde a sua estreia, em 1991, com o premiado graphic novel “Cages”. Agora, a DarkSide Books apresenta a nova graphic novel do artista, baseada na vida de Paul Nash, pintor inglês surrealista que combateu na Primeira Guerra Mundial. O livro gira em torno de lembranças do artista e de seus amigos combatentes durante a batalha.

Sobre Dave McKean:
Dave McKean é um reconhecido quadrinista e ilustrador, além de cineasta e músico. Em 1986, ele conheceu o autor Neil Gaiman, com quem colaborou em muitos projetos desde então. Seu primeiro livro, “Violent Cases” (1987), foi impresso em muitas edições em todo o mundo. Desde então, ambos produziram “Orquídea Negra” (1988), “Sinal e Ruído” (1990) e “Mr. Punch: A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch” (1994). Dave contribuiu com todas as ilustrações e desenhos da capa para a série de graphic novels “Sandman”, e uma coleção deste trabalho chamada “Dust Covers: The Collected Sandman Covers” foi publicada em 1998.

Entre 1990 e 1996, Dave também escreveu e ilustrou o premiado romance “Cages”, que ganhou o Harvey Award de Melhor Nova Série e Melhor Graphic Novel. Mais tarde, ainda criou ilustrações conceituais para “Harry Potter e a Câmara Secreta” e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. O inglês ainda ilustrou desde livros infantis, como “O Dia Em Que Eu Troquei Meu Pai Por Dois Peixinhos Dourados” e “Os Lobos Dentro das Paredes”, até livros adultos como “A Torre Negra: Mago e Vidro” e “Sombras da Noite”, ambos de Stephen King.

Sobre o Festival Internacional de Quadrinhos:
Em 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário, a capital foi sede de diversos eventos e homenagens. Um deles, em especial, chamou a atenção de todos, com convidados nacionais e internacionais de renome, transformando BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de HQs. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto.

A partir de 1999, rebatizado como Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o evento configurou-se como referência obrigatória para os quadrinistas e hoje pode ser considerado o principal do gênero na América Latina.

O FIQ-BH é um espaço propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam formação de jovens quadrinistas. A edição mais recente do FIQ-BH, realizada em 2015, recebeu mais de 80 mil pessoas do Brasil e de outros países.

Sobre a editora DarkSide® Books:
Primeira editora brasileira especializada no universo do terror e da fantasia, a DarkSide® Books nasceu em um 31 de outubro, Dia das Bruxas, em 2012. Hoje, com cinco anos de vida, já mobiliza mais de 1 milhão de fãs nas redes sociais, a maioria deles leitores que colecionam seus títulos – edições sempre caprichadas e em capa dura. A DarkSide® – apadrinhada pelo mestre Zé do Caixão, de quem reeditou a biografia – se tornou uma referência entre as novas editoras do mercado e mantém uma relação intensa, de admiração e troca, com seus fãs e seguidores, que não deixam de acompanhar, curtir, sugerir títulos e cobrar lançamentos com a "Caveira" (o símbolo que se tornou apelido da editora nas redes sociais). Além da qualidade quase psicopata do design e acabamento gráfico das edições, esta legião de fãs busca, na DarkSide®, as preciosidades de um catálogo diversificado, que aposta em revelações da literatura mundial, premiadas no exterior (como Andrew Pyper, Caitlín R. Kiernan e Keith Donohue), em ícones do universo do terror e da fantasia (como Robert Bloch, Stephen King e Jim Henson) e em obras-primas que continuavam inéditas no país como Fábrica de Vespas, o premiado livro do autor Iain Banks.

FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos – Entre os dias 30 de maio a 3 de junho de 2018
Horário: Entre 30 de maio a 1º de junho, das 9h às 21h e entre 2 a 3 de junho, das 10h às 21h
Endereço: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro)
Entrada gratuita
Correalização: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Cultura de BH I Fundação Municipal de Cultura de BH - e Instituto Periférico
Patrocínios: Oi e Cemig I Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

DarkSide® Books
Assessoria de imprensa: Caroline Borges - caroline.borges@agenciafebre.com.br - (21) 2555-8913
Claudia Belém: claudia.belem@agenciafebre.com.br - (21) 2555-8920

Informações sobre o livro “Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash”
Título: Black Dog: Os Sonhos de Paul Nash
Autor: Dave McKean
Tradutor: Bruno Dorigatti
Editora: DarkSide® Books
Edição: 1a
Idioma: Português
Especificações: 120 páginas, capa dura
Dimensões: 23 x 30 cm
Preço: R$59,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário