Translation

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Rapunzel Agita o Final de Semana em Contagem




Apresentação acontece em Contagem no sábado
Foto: Valter Coutinho
ESPETÁCULO TRAZ A HISTÓRIA TRADICIONAL EM UM
DIÁLOGO COM A CENA CONTEMPORÂNEA

“Eu tive uma patroa alemã uma vez que chamava isso aqui com outro nome. Lá na língua enrolada que ela falava rabanete era Rapunt-zel”, conta a empregada doméstica Celestina, que transforma sua área de serviço em cenário para contar a história de Rapunzel. O espetáculo acontece em Contagem, no sábado, 02 de setembro, a partir das 16h30, na Praça da Jabuticaba com entrada gratuita e faz parte da programação do Circuito Cultural.

Um casal de alemães: Hildegarda e Nicolau. Ela, grávida, tem um desejo fortíssimo de comer rabanetes. Ele, com medo, pula o muro da vizinha para roubar alguns. A velha impõe uma condição: deixará ela comer todos os rabanetes, desde que a criança seja dela quando nascer. Assim começa a história da menina de longas tranças que é mantida numa torre pela bruxa até a chegada do príncipe.

Como um elemento norteador de suas montagens para crianças e jovens, a Trupe de Truões pesquisa os contos tradicionais, buscando o diálogo com aspectos da cena contemporânea. A construção de Rapunzel se deu por meio de improvisações, tendo-se como indutores jogos, brincadeiras e músicas do universo popular.

A figura da narradora rompe a distância entre atores e plateia e empresta ao espetáculo um tom de contação de histórias. Sua participação define ainda a construção visual do espetáculo que utiliza como adereços objetos de cozinha e área de serviço que vão sendo ressignificados em outros personagens e novos objetos.

A peça terá uma apresentação especial para escolas, às 14h, no mesmo local. A Trupe de Truões realiza uma circulação pelo interior de Minas com a peça Rapunzel, que passa também por Contagem, Itaúna e João Monlevade. O espetáculo faz parte do Circuito Cultural e tem patrocínio da ArcelorMittal.

Espetáculo Rapunzel
Data: 02 de setembro
Horário: 16h30
Local: Praça da Jabuticaba Av. Pref. Gil Diniz, Centro, Contagem - MG
Entrada Franca
Classificação Livre

FICHA TÉCNICA
TEXTO: Leonardo Simões
DIREÇÃO: Leonardo Simões e Paulo Merisio
CENÁRIO E FIGURINO: Ney Madeira
ELENCO: Amanda Barbosa, Laís Batista e Ronan Vaz
MÚSICO: Lucas Mali
COMPOSIÇÃO MUSICAL: Dante Carnevale e Eliane Dias
GÊNERO: Comédia
REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO: Trupe de Truões

SOBRE A TRUPE DE TRUÕES
Grupo de Teatro sediado em Uberlândia/MG. Desde 2002 desenvolve projetos de montagem aliados à pesquisa e aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade. Nos espetáculos adultos investiga o gênero melodramático e suas potencialidades no teatro contemporâneo. No teatro para crianças e jovens investiga as possibilidades de narração em cena, a ressignificação do corpo do ator, além de teatro de sombras e objetos. Mantém diversas peças no repertório, coleciona prêmios na área teatral e já viaja o Brasil frequentemente com os espetáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário