quarta-feira, 5 de julho de 2017

Exposição Fotoperformances de Domingos Mazzilli Agita o Museu Inimá de Paula


Personagens podem ser vistos a partir do dia
6 de Julho - Foto: Felipe Ferreira
O Museu Inimá de Paula recebe, a partir do dia 6 de julho, a exposição  Fotoperformances, de Domingos Mazzilli. O artista visual retrata, por meio das fotografias de Felipe Ferreira e da maquiagem do catalão Raul Cabanell, 32 personagens, dentre as quais a curadora de arte  da  própria exposição, Susan O. Campo, num exercício de metalinguagem. As imagens têm impressão fine-art e cada personagem tem sua biografia inventada por Mazzilli. A mostra fica disponível para visitação gratuita até 24 de setembro.

Entre as peças estão figuras do meio das artes plásticas, como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Yayoi Kusama, da moda, como Coco Chanel, do cinema, como a replicante Zhora, de Blade Runner, Hanna Schygulla, no filme Lili Marlene e adrag Divine, musa de John Waters. Há também diversas mulheres inventadas pelo próprio artista, tanto na fisionomia quanto em suas biografias, onde ele pretende confrontar o público com a seguinte questão: se eu não fosse eu, quem eu seria?

O trabalho propõe reflexões sobre identidade de gênero, dentre outras coisas, assim como a liberdade de poder ser outrxs (sem gênero) nestes tempos tão conservadores. A proposta dialoga com Baudelaire no seu texto “Elogio da Maquiagem”, assim como com os heterônimos de Fernando Pessoa, além de flertar com as mil faces e o universo pop de Madonna e Lady Gaga.

Sobre o artista:

Domingos Mazzilli graduou-se em medicina, com especialização em psiquiatria e medicina do trabalho. Fez pós–graduação em história da arte, na PUC Minas, e cursou artes visuais, pela Escola de Belas Artes, (UFMG) e artes plásticas na Escola Guignard (UEMG) sem, no entanto, concluir o curso. Como artista plástico, iniciou a criação de sua obra a partir de 2007, aos 43 anos, e trabalha com objetos, assemblages (técnica de colagem), bordados em lingeries, objetos de cozinha e carnes, criação de vídeos, instalações e fotoperformances. O feminino, a intimidade, o corpo e a dor são alguns dos temas que perpassam seu trabalho. Mazzilli tem 17 exposições individuais dentre elas no Palácio das Artes e no Sesc Pompeia em SP. www.mazzilli.art.br

EXPOSIÇÃO FOTOPERFORMANCES – por Domingos Mazzilli
Data: 06 de julho a 24 de setembro
Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro - Belo Horizonte - MG).
Horários: terça, quarta, sexta e sábado: 10h às 18h30
              quinta: 12h às 20h30
              domingo: 10h às 16h30
Mais Informações: (31) 3213-4320

Nenhum comentário:

Postar um comentário