terça-feira, 20 de junho de 2017

Fernando Gabeira Lança Livro no Sempre Um Papo em BH

Jornalista e escritor conversa com a plateia e
autografa livros  - Foto: Luis Tripoli
O Sempre Um Papo recebe o jornalista e escritor Fernando Gabeira para o debate o lançamento do livro “Democracia Tropical – Caderno de um aprendiz” (Sextante), no qual o autor faz uma reflexão sobre o que aconteceu com a (jovem) democracia brasileira nos últimos 30 anos. 

A obra nasceu das anotações de Gabeira sobre o caminho percorrido pela democracia brasileira desde o movimento Diretas Já até os dias de hoje. De certa forma, dá continuidade às suas obras anteriores, que se debruçaram sobre a ditadura militar, a luta armada, o exílio e a sua volta ao Brasil. O evento será no dia 26 de junho, segunda-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

Escrito muitas vezes nas estradas em que percorreu ao longo de 2016 para a produção de seu programa de televisão, o jornalista narra, do ponto de vista de um personagem desta história, o que viu e viveu ao longo de sua trajetória. “O objetivo é mostrar como os atores do movimento, sobretudo os políticos, foram se distanciando entre si e como o processo democrático se degradou. Isso não ocorreu porque os políticos têm uma tendência intrínseca à corrupção, mas sim porque, ao fugir da responsabilidade pessoal, o sistema os empurrou para o abismo”, conta Gabeira.

Através de uma narrativa rica em imagens memoráveis, entremeada por artigos que escreveu sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff no último ano, um dos mais difíceis do país, ele aborda detalhes da experiência democrática que se iniciou no Brasil após a anistia de 1979. Sem se ater a um único tema, num constante exercício de ir e vir no tempo e enxergar o que um fato mais esconde do que revela, Gabeira revisita antigas utopias e vasculha na memória os sinais da situação atual.

“Numa época de informação instantânea, com notícias de impacto se sucedendo, um livro desse gênero é sempre uma temeridade. Ele precisa terminar e as coisas continuam acontecendo. Quero dizer: o processo de transição está apenas no começo e promete solavancos e sobressaltos. Graças ao impeachment, os aliados da esquerda, cuja experiência fracassou, têm de tocar o barco na tempestade. O núcleo dessa tormenta é o desastre econômico que demanda um programa de austeridade num país com 12 milhões de desempregados. Tocar o barco significa também enfrentar os fortes ventos de Curitiba, da Operação Lava Jato. O comandante terá de jogar corpos ao mar e não se sabe ainda hoje se, em algum momento, terá ele mesmo de se jogar na água”, explica o ex-deputado e autor do clássico O que é isso, companheiro?.

Fernando Gabeira começou sua carreira jornalística como repórter do Jornal do Brasil. Em 1970, preso em São Paulo pela ditadura militar, foi para o exílio e passou por vários países, entre eles o Chile, a Suécia e a Itália. Em 1979, ano em que retornou ao Brasil, voltou a atuar como jornalista e escritor, lançando o clássico O que é isso, companheiro?, atualmente publicado pela Estação Brasil. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 1986. Em 1994, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 1998 e 2002. Gabeira dedicou-se a uma intensa produção literária, construindo as primeiras análises críticas da luta armada e impulsionando discussões sobre temas como as liberdades individuais e a ecologia. Livros como O crepúsculo do macho, Entradas e bandeiras, Hóspede da utopia, Nós que amávamos tanto a revoluçãoe Vida alternativa apontaram novos horizontes no campo das mentalidades e colocaram na berlinda uma série de velhos conceitos da vida brasileira. Atualmente, escreve para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo e tem um programa com seu nome na GloboNews.

Sobre o livro:

Democracia tropical – Caderno de um aprendiz, Fernando Gabeira
Preço: R$34,90 / R$ 21,00 (e-book)  / Páginas: 160 / Formato: 16 x 23 cm

Sempre Um Papo com Gabeira 
Dia 26 de Junho, segunda-feira, às 19h30, com entrada gratuita

Local: Auditorio da Cemig - Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho - BH/MG

Informações: www.sempreumpapo.com.br / 31 32611501 

Nenhum comentário:

Postar um comentário